Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

GameOver: Blog oficial

O blog oficial do GameOver. Participa!



Segunda-feira, 19.05.08

Matthew Smith entrevistado

 

Criou Manic Miner. Criou Jet Set Willy. Não chegou a criar Miner Willy Meets the Taxman. Chama-se Matthew Smith e é uma lenda entre as lendas. Um ícone da era de ouro do ZX Spectrum.

 

Grande parte de uma geração de europeus foi apresentada às delícias das plataformas graças a Manic Miner (1983) e Jet Set Willy (1984), dupla de jogos criados por Smith para a máquina de Sir Clive Sinclair.

 

Desenvolvidos no quarto do rapaz, estiveram para a época como GTA IV, Halo 3, Metal Gear Solid 4 ou Smash Brawl estão para os dias que correm. Fizeram vender máquinas, sendo poucos os utilizadores do microcomputador que não tinham o jogo gravado numa incontornável cassete áudio. São obras-primas do género, acreditem, responsáveis por darem o mote para o que viria a ser o universo das plataformas.

 

Mas a ingenuidade era muita. Matthew ganhou dinheiro. Matthew gastou mais dinheiro do que tinha. Matthew prometeu um terceiro capítulo da saga. Matthew não cumpriu o prometido. Matthew desapareceu por completo, transformando-se num mito.

 

Mais de vinte anos depois, foi encontrado e entrevistado. Passou por comunas na Holanda. Nota-se. Alucinado. Com um olhar ligeiramente tresloucado. Divertido. Sem arrependimento dos erros cometidos. Sem grande consciência da importância que teve.

 

Para os velhotes que visitam o blog e para os mais novinhos interessados numa época sem HD, onde a indústria era quase artesanal, a criatividade fervilhava e as barreiras eram superadas várias vezes durante cada dia da semana... aqui fica a entrevista ao mito... à lenda... a alguém que deixou marcas na minha vida... a alguém que deixou marcas na vida muitos... a Smith...

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

por luxxx às 14:06


8 comentários

De Gambly a 19.05.2008 às 15:37

Eu nasci com esses jogos... Adorava perdidamente o manic miner...isso é que era um jogão! Penso que tinha entre 3 a 4 aninhos... Bons tempos.

De luxxx a 19.05.2008 às 17:31

Foram tempos muito especiais, Gambly.

De lalilulelo a 19.05.2008 às 16:59

entrevista interessante. infelizmente a minha paixao pelos videojogos ja nasceu tarde so com a ps2, apesar de ja ser um pco velho devia ter eu uns 17 anos. mas é bom poder saber mais umas csnhas do passado.

offtopic: luxxx, tendo em conta o regime de exclusividade do bioshock para com a microsft, achas msmo k é possivel ir parar à ps3? eu gostava msmo mto, ate pk d todos os exlusivos xbox360 é o unico k m interessava.

abraço

De luxxx a 19.05.2008 às 17:31

lalilulelo... sinceramente, acho de sim.

Da mesma forma como Vice City, San Andreas e Metal Gear Solid 2 foram também parar à Xbox.

De Shiryu a 19.05.2008 às 20:17

Medo!

Aquilo poderia ter sido eu! Ainda bem que decidi ir apanhar ar em vez de ficar fechado em casa a programar nas alturas malucas do 48k ou, melhor ainda, durante os anos do Amiga 500 (só quem lá esteve sabe a quantidade de tempo que por lá andei a fazer música...).

Pelo menos agora ja vou ter uma cara para por no Willy, por vezes tentava imaginar como seriam as pessoas que faziam aquelas maravilhas com tantas limitações. Uma coisa é certa, com o seu ar tresloucado do autor, dificilmente vou conseguir olhar para o Manic miner ou Jet Set Willy da mesma maneira...

...viver na Holanda tem destas coisas...

De luxxx a 19.05.2008 às 20:41

É um caso. Se tivesse gerido bem a sua vida, poderia ter sido enorme.

Mas diga-se de passagem que as pessoas que não gerem bem a vida tem bem mais graça do que aquelas que planeiam todos os passos até à exaustão...

De Nelson a 19.05.2008 às 23:33

Oi! O homem tá todo frito! A Holanda fez-lhe mal!
Apesar de não ter apanhado essa época, parece ter sido interessante!

De Daniel Costa a 19.05.2008 às 23:41

Imaturo ou não, apoio a ideia de sublinhar o trabalho de visionários. O sr Matthew teve uma gestão de carreira ou um agente paupérrimo, mas é uma entrevista interessante.
Enfim, talvez numa outra vida tenha aprendido a lição. Ou não.

Cumprimentos,
http://nowloading.blogs.sapo.pt/

Comentar post




Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


calendário

Maio 2008

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2013
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2012
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2011
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2010
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2009
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2008
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2007
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2006
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D

Links

Mais Jogos no SAPO




GameOver Ir para o site GameOver