Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

GameOver: Blog oficial

O blog oficial do GameOver. Participa!



Terça-feira, 13.03.07

A encruzilhada Wii

Não há a mínima dúvida que os primeiros meses da Wii dificilmente poderiam ter corrido melhor para a nova consola Nintendo, com as vendas a serem altíssimas em tudo quanto é continente. Mas com o efeito novidade a desvanecer-se, chegou a hora de perguntar: E agora?

 

Aos poucos, o charme de Wii Sports começa a desaparecer das noites entre amigos, Twilight Princess foi dominado e concluído, Smooth Moves já não tem segredos e Excite Truck não demorará a ser totalmente conquistado. Restam-me os jogos vindos de produtoras externas, jogos esses que - com algumas excepções - deixam muito, mas mesmo muito, a desejar.

 

Confesso que sinto alguma angústia ao perceber que grande parte das mais prometedoras obras Wii – todas elas desenvolvidas internamente na Nintendo – estão longe no horizonte, exceptuando o grandeSuper Paper Mario.

 

Mario Galaxy provavelmente no Natal... Metroid Prime por datar... e o mesmo acontecendo a Super Smash. E até lá, como irá a Nintendo conquistar novos adeptos para a sua máquina, impedindo que o hype gerado à sua volta comece a desaparecer?

 

Claro que Pokémon Battle, e respectiva chegada do multiplayer online, poderá fornecer um bom fôlego para o Verão que se aproxima... mas será o bastante?

 

Apesar de em teoria não faltarem potencialidades a vários títulos externos com lançamento agendado para as próximas semanas/meses, a realidade é que baseado na experiência destes últimos quatro meses é impossível não temer o pior.

 

Isto porque as equipas de desenvolvimento têm trilhado o caminho mais fácil, adaptando jogos criados para comandos tradicionais, limitando-se a inserir vários pormenores que tiram partido das características do Wiimote. O resultado final não tem sido o melhor, com a jogabilidade a sofrer rombos. Isto para não dizer que tudo fica “pouco natural”. É o caso de Ultimate Alliance, só para dar um pequeno dos muitos exemplos possíveis.

 

Será que a Nintendo tem razões para estar preocupada? A verdade é que no Japão as vendas de PSP acabam de ultrapassar as da Wii, que apesar de se encontrar no terceiro lugar da tabela viu a PS3, a sua concorrente mais directa, a dobrar as vendas. Isto porquê? Porque chegou ao Japão um jogo vindo da Koei que assenta que nem uma luva no mercado nipónico: Gundam Musou – com 170.000 exemplares vendidos numa semana.

 

Cabe à Nintendo, e aos muitos utilizadores da consola, tentar passar a mensagem que a “preguiça” não traz grandes frutos. Muito pelo contrário, pois uma letal sucessão de maus jogos poderá afectar perigosamente a imagem da Wii. Há que desenvolver de raiz! Há que dar uso à criatividade! Há que não pensar apenas e só no sensor de movimentos!

 

Convém não esquecer que a “guerra next-gen” ainda vai no início e os títulos vindos de software-house externas têm importância vital para o sucesso das máquinas, pois são eles que as alimentam entre os lançamentos de obras desenvolvidas internamente.

 

E o povo é sábio... e o povo costuma dizer que “o primeiro milho é para os pardais”.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

por luxxx às 15:19


327 comentários

De João Costa a 13.03.2007 às 18:29

Eu comprei uma Wii no seu lançamento e tenho 3 jogos e o Wiimote.

Wii Sports, Zelda e o Smooth Moves.

Na altura que a comprei pensei que era a consola que eu mais queria, passado 1 mes fiquei farto e vi que não era isso que eu queria. Este fim de semana passado estive em casa de um primo meu a jogar o Gears of War na Xbox Live e jogai, jogai até as tantas da madrugada, fiquei viciado no jogo e no LIVE.

Se alguém tiver interessado em trocar a minha Wii mais 3 jogos por uma Xbox 360 com ou sem Gears of War eu troco e ainda dou 100€

De Andreh a 13.03.2007 às 19:56

és um caso raro! Zelda, Wii Sports e Smooth Moves e nao gostaste?

por quanto vendes o teu wario?

De Joao a 05.05.2007 às 21:44

eu aceito ..contact me ronweltypt@sapo.pt

Comentar post



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


calendário

Março 2007

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2013
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2012
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2011
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2010
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2009
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2008
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2007
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2006
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D

Links

Mais Jogos no SAPO