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Sexta-feira, 16.01.15

A importância da era digital

Quando Gabe Newell, o grande patrão da Valve, apresentou ao mundo o Steam, a sua visão para o futuro da distribuição dos videojogos via digital, muitas vozes surgiram para o rotular como louco. Sobretudo os consumidores. Ainda que houvesse condicionantes que entravassem a experiência nessa altura face ao que existe na atualidade, tais como as limitações de banda e a pouca apetência dos utilizadores em colocarem o seu cartão de crédito na internet, Newell sabia que esse paradigma iria mudar. E mudou.

E isso demonstra que, cada vez mais, as pessoas são movidas pelo impulso, o acesso imediato aos produtos e videojogos, que apenas a distribuição digital consegue colmatar.

A propósito do tema, uma sondagem atual sobre o estado da indústria dos videojogos, realizado a cerca de 2 mil produtoras norte-americanas que participaram no Game Developers Conference 2014, revelou que apenas 13 porcento das companhias afirmaram que o principal bolo das suas receitas provêm de vendas no retalho. Ou seja, 77% das produtoras dependem das suas vendas digitais na faturação, nem que sejam por complemento. Em contrapartida, o estudo revela que os lucros de 29% das companhias dependem das vendas diretas ao consumidor e 21% apontam as micro-transações como principal meio de receitas.

O mais irónico dessa mesma sondagem é as plataformas que originaram o lucro das companhias. PC e as plataformas mobile destacaram-se claramente, com 56% das empresas a confirmarem que o seu próximo lançamento será no computador e 50% nos smartphones e tablets. Comparativamente às consolas, 26% afirmam estarem a trabalhar em projetos na PS4 e 22% na Xbox One, embora grande parte dos projetos sejam multiplataformas.

Por fim, ainda como catalisador do consumo digital, as transmissões em streaming dos jogos e a força dos eSports, motivaram as editoras a trabalhar em torno destes fenómenos. 79% dos inqueridos consideram que a aposta nos eSports é um negócio sustentável a longo prazo.   

O mundo digital é uma realidade corrente, embora muitas empresas, produtores, consumidores e pessoas em geral ainda não tenham compreendido o fenómeno. Quando Gabe Newell disse que o futuro era digital, isso foi há mais de 10 anos. O futuro é hoje!

Bom fim-de-semana
Rui Parreira

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por Game Over às 12:58




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