Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

GameOver: Blog oficial

O blog oficial do GameOver. Participa!



Sexta-feira, 09.05.14

Campanhas Kickstarter para totós

Não tenho por hábito vaguear por sites de crowdfunding à procura de projetos que me cativem e instiguem a investir uns dólares (moeda praticamente universal neste tipo de campanhas). Não o faço, talvez porque me incomoda a noção de estar a pagar por algo que poderá não vir a concretizar-se, ou mesmo por ter a noção de que o produto final raramente corresponde ao idealizado pelo autor, quanto mais por terceiros que criam as próprias expetativas.

A única vez que me senti impelido a participar numa campanha foi por acaso, quase por acidente, quando fazia pesquisa sobre Beau Blyth (Samurai Gunn) e me deparei com Hyper Light Drifter. Li a sinopse e o plano do projeto, vi a arte e o trailer, e quis fazer parte. Mas tinha terminado no dia anterior. À frustração imediata seguiu-se o espanto quando reparei que o objetivo de 27 mil dólares tinha sido ultrapassado, tendo a equipa da Machine Heart amealhado mais de 645 mil. Foi a única vez que quis contribuir, foi a única vez que fiquei sentido por não o ter feito.

Por outro lado, temos o caso de Hush, um projeto português que estipulou 50 mil dólares como o seu objetivo e arrecadou 1.443. O projeto parecia interessante, com conceitos de jogo e artístico originais. O problema? Um vídeo em que a equipa fala do jogo sem qualquer entusiasmo e nenhum vídeo representativo da jogabilidade. O propósito de qualquer campanha é convencer um público vasto a acreditar numa ideia, mas quando falamos de jogos, há que dar provas de talento através de uma demonstração funcional, por mais simbólica que seja.


Espero que o Game Studio 78 consiga, de uma forma ou de outra, produzir Hush e concretizar o projeto. Porém, por enquanto a sua campanha serve como exemplo duro de que é preciso mais do que boa-fé e conceitos para convencer as pessoas a alargarem os cordões das suas bolsas. Há que ter noção de que, mais do que pedir às pessoas para acreditarem num sonho alheio, estas campanhas pedem o seu dinheiro, e dinheiro é sempre um assunto complicado.

Duarte Pedreño

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Game Over às 14:32




Pesquisar

Pesquisar no Blog  


Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2013
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2012
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2011
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2010
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2009
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2008
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2007
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2006
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D

Links

Mais Jogos no SAPO




GameOver Ir para o site GameOver