Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]
O blog oficial do GameOver. Participa!
Sem margem para dúvidas que o anúncio do OnLive marcou a presente edição da GDC 09. Será o futuro? Será um flop? Será apenas um protótipo daquilo que chegará lá mais para frente?
Como deverão saber, trata-se de um serviço onde os jogos correm num servidor colocado numa “nuvem”, com um vídeo das nossas acções a surgir no ecrã do monitor/televisão. Ou seja, não é bem em tempo real. De qualquer maneira, a promessa de latências mínimas foi feita.
Assim sendo, o mais normal dos PC ou Mac poderá correr o mais exigente dos jogos, não sendo necessárias grandes preocupações com actualizações de hardware. Em teoria, apenas será necessária uma ligação de 5mb/s para se usufruir das obras em toda a glória dos 720p. No caso da ligação ser feita à televisão, será obrigatório comprar-se uma pequena caixa para o efeito.
Para já, o OnLive conta com o apoio da Atari, Eidos, Codemasters, EA, Epic, Take-Two, THQ, Ubisoft e Warner Bros. Naturalmente que as produtoras deverão achar muita graça, pois a distribuição digital resulta numa enorme redução de custos.
Obviamente que em teoria é tudo muito bonito, restando saber o que acontecerá no momento em que milhares de utilizadores estiverem ligados em simultâneo... e nem falo ao mesmo jogo.
De qualquer maneira, o conceito agrada-me. Muito. E penso que será mesmo, mesmo o futuro. Não sou tão dramático quanto Pachter, que já veio dizer que estamos perante a última geração de consolas. Agora... não sei se não será a penúltima... pelo menos, da forma tradicional como as conhecemos.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.