Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

GameOver: Blog oficial

O blog oficial do GameOver. Participa!



Quinta-feira, 01.03.07

Phil Harrison e a retrocompatibilidade

Phil Harrison veio a público falar sobre a retrocompatibilidade das PlayStation3 europeias. E as notícias nem são más de todo...

 

Segundo palavras do senhor Presidente ao blog ThreeSpeech, “A situação altera-se diariamente, mas esperamos que a 23 de Março a lista de títulos retrocompatíveis seja composta por mais de 1000 jogos PS2.”

 

Ok... é certo e sabido que a 128 bits tem perto de três mil títulos disponíveis no mercado, ou seja, a emulação inicial deverá, quanto muito, aproximar-se dos 50%. Mas se a escolha for bem feita, os melhores entre os melhores poderão estar presentes na listinha de estreia.

 

Apesar de continuar a achar inacreditável o facto da Sony testar o novo modelo da PS3 no lançamento da máquina em território europeu, as notícias podiam ser piores. Do mal, o menos.

 

Embora sem grandes esperanças, espero que a SCEE revele a tal lista tempo e horas, e não em cima do acontecimento. É uma questão de respeito e bom senso, coisas que ultimamente parecem andar desaparecidas...

Autoria e outros dados (tags, etc)

por luxxx às 12:45


109 comentários

De Ricardo a 01.03.2007 às 14:34

Concordo. Parece que a Sony anda a brincar com os europeus... Mesmo assim, o Phil é o mais ajuizado da Sony inteira e é o menos arrogante.

Luxxx, na tua opinião, quando achas que vai ser o primeiro desconto no preço da PS3? E de quanto será? É que se baixar o preço em menos de um ano eu sou capaz de esperar... A PS2 ainda tem jogos excelentes e podia poupar dinheiro para mais jogos PS3.

Abraço
Rikardo
do blog criticando.blogs.sapo.pt
Passa lá se puderes.

De squall a 01.03.2007 às 18:40

n me parece que a sony vá baixar o preço da ps3 assim tão cedo...pode sim implementar no nosso mercado a versao de 20gb...o que leva a pensar que a ps3 realmente baixou de preço!
cheira-me que vai ser essa a estratégia da sony

De luxxx a 04.03.2007 às 19:25

Rikardo... desculpa o atraso na resposta mas estive fora de Lisboa.

Sinceramente, penso que tudo poderá acontecer no que toca à PS3. Se nos fiarmos no que aconteceu com a PSP, descida de preço é mesmo para esquecer nos tempos mais próximos...

Mas como a prestação norte-americana e nipónica da nova consola está a deixar muito a desejar, a descida de preço poderá ser sempre um trunfo na manga.

Claro que há que ter em conta o facto da Sony perder muito dinheiro por cada PS3 vendida... mesmo a 600€ por máquina.

Na minha opinião, é tudo absolutamente imprevisível...

De The Darkside Shenmue Ruller a 01.03.2007 às 15:15

Pois, são cerca de três mil jogos mas só alguns é que valem a pena. Por mim até podiam ser só 100, desde que fossem os 100 melhores! E nem assim os conseguiria jogar a todos!

Desde que a SONY não inclua retrocompatibilidade ao Happy Feet em detrimento dos Metal Gear, Resident Evil 4, Final Fantasy XII, Okami, Silent Hill's, God of War, etc, sim, menos mal...

thedarkshenruller.spaces.live.com

De squall a 01.03.2007 às 18:42

penso que titulos cm ff, kh, mgs, pes, nfs.....e todos os franchises da 128bits da sony irão ser compativeis já em março!
mens mal da parte da sony, ag só falta a divulgação oficial
é que eu quero jgar o meu okami na ps3!
abraços

De Shiryu a 01.03.2007 às 15:57

"We think PS3 is not a product to be compared with Wii, it is a completely different product. This is a digital hub, that is a games console," says SCE Australia boss Michael Ephraim.

"To maximise Xbox 360, you need Media Centre, you need a PC. And now if you want to play high-definition movies (and we can argue which format is going to win) you have to spend another AUD $249 [EUR 150]. Xbox is significantly dearer than PS3 for what it can do straight out of the box."

Wow, e eu a pensar que era uma consola de jogos, onde é que eu tinha a cabeça estes anos todos?


Continuo a não conseguir "shake off" este "bad feeling" acerca deste assunto da emulação de PS2 na PS3... o tempo o dirá. 23 dias, já faltou mais.

De Megalodon a 01.03.2007 às 16:49

Ainda ficam umas quantas dúvidas por esclarecer. Não se sabe que jogos são, não se sabe da qualidade de emulação dos mesmos, e não é certo que todos os jogos disponíveis para Ps2 venham a ser emulados para Ps3. De qualquer forma, e a ser verdade, é uma boa notícia. 1000 jogos no dia de lançamento é melhor do que o que se poderia esperar. Agora é desejar que eles continuem a trabalhar no sentido de trazer cada vez mais jogos Ps2 para a Ps3. Uma coisa parece certa, a Sony está mais aplicada neste processo do que a Microsoft. Mas como o Shiryu diz “o tempo o dirá”, ainda ficam umas coisas por esclarecer.
“Wow, e eu a pensar que era uma consola de jogos, onde é que eu tinha a cabeça estes anos todos?” não percebi muito bem este comentário.

De Shiryu a 01.03.2007 às 17:17

Engraçado , Megalodon, eu percebo sempre os teus...

Ter de me explicar é monótono, mas pronto:

""We think PS3 is not a product to be compared with Wii, it is a completely different product. This is a digital hub, that is a games console,""

Esta frase implica que a PS3 não é uma consola de jogos, coisa que a Sony anda a querer vender a PS3 sem essa imagem, pq "consolas de jogos" é para miúdos, e q a PS3 é sim, um "digital hub", com enfase claro, por ser um leitor de Blueray por 600 euros (obviamente para a além de uma consola de jogos!).

Não concordo com esta filosofia. Não quero pagar superfluamente por coisas que acabo por não usar, como por exemplo, a PS2 como leitor de DVD.

Capiche? Dai o meu comentário, eu sou feliz por ter apenas uma consola de jogos, especificamente feita para esse propósito por 250 €uros. Porque é que não és feliz por mim, por ser uma pessoa tão fácil de satisfazer, Megalodon?

De squall a 01.03.2007 às 18:45

mas certamente tb poderias ser feliz com a ps3!ou não?

De Megalodon a 01.03.2007 às 19:13

É que eu fiquei tão baralhado que por momentos pensei que a Ps3 só servia para grelhar umas febras. Não vejo qual é a surpresa na distinção que o homem faz entre os produtos. O teu preciosismo baralhou-me, só isso. “Porque é que não és feliz por mim, por ser uma pessoa tão fácil de satisfazer, Megalodon?” mas eu sou feliz por ti. Aprecio o teu entusiasmo com os jogos e pelos jogos. Mas isso só me confunde ainda mais: gostar tanto de jogos e não gostar da Ps3?!?! De resto, nem toda a gente se satisfaz com tão pouco. Fiquem bem!!

De squall a 01.03.2007 às 19:49

é assim, eu julgo que o shiryu nunca disse n gostar da ps3 mas sim da sony!
contudo tens razão porque quem gosta de jgos n pode simplesmente por a presença da ps3 de lado...

De Shiryu a 01.03.2007 às 21:19

Sim, estou na expectativa, que a Sony me prove enganado, que apareça realmente um "MUST HAVE" que me faça olhar para a PS3 com olhos de luxuria... até à data, nickles batatoides.

É subjectivo, o que cada pessoa procura numa consola de jogos. Eu sigo uma filosofia em que é a jogabilidade e o enredo é que devem ser o principal enfase de um jogo, não gráficos fotorealistas.


*PS: Aidna em relaçã`aos extras de um aparelho, pq eu sou demasiao velha guarda, por exemplo, o meu telemóvel, serve para anteder e fazer chamadas, não lê mp3, não tira fotos, etc etc etc... logo, é para mim normal e fácil ser imune a uma consola com mil extras que não me dizem nestum...mmmmh Nestum, que fomeca!

De Red_XIII a 01.03.2007 às 21:52

"Sim, estou na expectativa, que a Sony me prove enganado, que apareça realmente um "MUST HAVE" que me faça olhar para a PS3 com olhos de luxuria... até à data, nickles batatoides."

Se estás a falar em lançamentos tens razão. Vão sair jogos bons em Março, principalmente o Motorstorm, mas de certeza que não vou dar 600€ só por esse jogo (nem os 250€ da Wii dava!). Já o futuro é demasiado risonho, com títulos como MGS4, FFXIII, Devil May Cry 4 a serem à partida um must (e para não falar nas novas franchises: Heavenly Sword, Lair, Naughty Dog Project). Agora, é óbvio que vão começar a sair para o fim do ano ou para o princípio do próximo. Já a Wii vinha com um must no lançamento: o Zelda!

"Eu sigo uma filosofia em que é a jogabilidade e o enredo é que devem ser o principal enfase de um jogo, não gráficos fotorealistas."
"é para mim normal e fácil ser imune a uma consola com mil extras que não me dizem nestum"

E fazes muito bem, shiryu! Senão eu não jogava FFVII até ao fim todas as férias (isto já faz parte de um ritual com alguns anos).

O leitor de Blu-Ray vale muito a pena, se considerares o preço (o leitor mais barato do mercado custa à volta de 1200€) e se também considerares que este ano a TVCabo vai arrancar com a alta definição (vai ser um must comprar uma HDTV). Eu ainda não tenho uma HDTV - nem vou ter até começarem a ser transmitidos a maior parte dos programas em HD - e por isso, pelo menos este ano, o Blu-Ray não me vai dizer nada. Mas já não vou precisar de comprar no futuro!

E, shiryu, com a qualidade dos jogos futuros que a PS3 vai receber, acho que não vais conseguir resistir em comprá-la para o ano ;)

De Shiryu a 01.03.2007 às 22:34

É isso o outro problema... eu não tenho nenhum filme em Blu-Ray... e vendo o que está de momento nas prateleiras, não planeio a vir a ter. Logo... para que quero um leitor de Blu-Ray barato?

É essa qualidade que eu estou à espera. Perdi a minha fé, não acredito, vejo mil filmes de jogos em desenvolvimento, depois vejo o que de facto é lançado nas prateleiras lá fora e ... nada, não me diz absolutamente nada... acreditem sou a 1a pessoa a ficar chocada com isso, é a 1a vez que uma máquina nova aparece no mercado que é "o derradeiro salto tecnologico" e ... nada, não faz faisca... o que se fazer, quando as 8 pistas do Motorstorm me parecem pouco em relação às resmas do Excite Truck!?

Nada a fazer, se até os modos online a mim já não me dizem nada... diria que sou uma causa perdida para a Sony. Ai se a Square/Capcom/Namco/Konami não ajudam a PS3 a vir limpar a cena, o futuro pode afinal não ser assim tão brilhante...

De squall a 01.03.2007 às 22:48

é cm o red diz shiryu!
creio que no futuro inda te vais ver obrigado a comprar uma ps3!

tens que concordar k irão sair grandes jgos pa ps3!
e cm o enredo te interessa pk n dás uma vista de olhos no novo mgs e ff13!

ok, ok...são só 2 jgos mas mais virão...

oto pormenor importante citado pelo red foi o de k o jgo fez se acompanhar por uma bomba da nintendo, o zelda!
a ps3 n trouxe nhum mgs,ff,dmc,gt, ou seja imagens de marca da playstation!

abraços

De texugo a 01.03.2007 às 18:06

hmmm curioso. entao vejamos.
esta previsto cerca de 1000 jogos retrocompativeis para o lançamento. emular jogos por software presumo que nao seja facil logo para emular 1000 jogos ja devem ter começado a trabalhar a algum tempo, no entanto so na semana passada é que anunciaram e curiosamente anunciaram uma semana depois de abrirem as encomendas da consola.
digam-lha la se nao é so **** os consumidores?

De Red_XIII a 01.03.2007 às 21:55

É óbvio que eles já tiveram esta decisão feita há muito tempo (na E3 2005 eles já planeavam realizar a retrocompatibilidade por software, por isso já devem estar a trabalhar nisso há um ano) e, para mais, a produção das PS3s europeias já devem ter arrancado há algumas semanas (já sem o Emotion Engine).

De texugo a 02.03.2007 às 11:40

exatamente por isso eu achar que a sony nao se intereçar pelo consomidores e 1 semana depois das reservas fazerem alteraçoes ao seu produto. isto é claramente uma jogada para vender mais consolas de uma forma deslial na qual eu nao apoio minimamente.

De texugo a 01.03.2007 às 18:06

hmmm curioso. entao vejamos.
esta previsto cerca de 1000 jogos retrocompativeis para o lançamento. emular jogos por software presumo que nao seja facil logo para emular 1000 jogos ja devem ter começado a trabalhar a algum tempo, no entanto so na semana passada é que anunciaram e curiosamente anunciaram uma semana depois de abrirem as encomendas da consola.
digam-lha la se nao é so ***** os consumidores?

De texugo a 01.03.2007 às 18:07

sorry for the double post

De Rafael a 01.03.2007 às 18:26

Qual é a diferença de ser emulado via hardware ou software... Quem nunca usou um emulador no pc... é a mesma coisa... e essa lista provavelmente irá aumentar com o tempo... Afinal estamos falando da Sony, não qualquer empresa iniciante no mercado de consolas...
Agora a redução de custo??? ninguem viu

De squall a 01.03.2007 às 18:49

a diferença baseia se na falta de respeito da sony relativamente aos consumidores europeus, por só ter revelado a decisão de n implementar o emotion engine, qd mtas reservas já estavam feitas e por até agora n ter divulgado ainda a lista de jgos ps2 disponiveis pa correr na ps3 aqundo da sua saida!
é que...a diferença nem é bem a retrocompatibilidade por soft ou hardware, é sim o timing e as manobras esquisitas da sony!

De manel a 01.03.2007 às 20:21

ainda vou achar piada quando a sony disser que o download do software para emulação terá de ser pago no acto do download

De squall a 01.03.2007 às 20:24

esperemos que tal n aconteça...seria oto erro nesta série que se tem prolongado

e num há nada pa rir dado que são os jogadores em geral que saem prejudicados

De squall a 01.03.2007 às 20:22

e digo te mais rafael...a sony n é uma empresa principiante mas tem agido cm tal!

algumas das suas decisões tem sido bastante prejudiciais pa ps3...

mas vamos lá ver cm isto termina

abraços

De [(#)]Ganbly a 01.03.2007 às 21:05

"e digo te mais rafael...a sony n é uma empresa principiante mas tem agido cm tal!"

Estás enganado, a Sony está a agir perfeitamente de acordo com a sua posição no mercado, vê lá bem, ela testou o mercado com 2 consolas (PS1 e PS2) a qual saiu vencedora por longas boas margens de diferença das concorrentes... logo ela está 100% confiante que a 3ª terá o mesmo resultado... assim ela está a agir de acordo com uma empresa vadia, preguiçosa e despreocupada... ela sabe que tem muito Sony Fan e que Playstation ja está enraizada no mercado, apenas pela nome da marca, até a minha avó quando fala de jogos ela fala numa playstation... ela estabeleceu um tabu dos video jogos, e todos aqueles inocentes e os mais desatentos destas areas seguem aquilo que está mais na moda ou o que é mais falado numa sociedade, buscam as palavras mais usadas... o povo é imune à mudança. ...todos nós o somos... eu gosto mas é do verão... lol

De Shiryu a 01.03.2007 às 22:10

"Qual é a diferença de ser emulado via hardware ou software... Quem nunca usou um emulador no pc... é a mesma coisa... "

Ui, temos aqui panos para mangas! Os emuladores para de PC e outros sistemas operativos de consolas antigas são programados por entusiastas e foram desenvolvidos durante anos, sendo melhorados ainda hoje em dia. A dificuldade era na obtenção dos dados especificos dos chips para depois fazer o mais complicado, a retro-engenharia dos mesmos, de forma a construir um porgrama que emule uma arquitectura da consola ou do computador especifico.

E a aquitectura é que tem vindo a ser cada vez mais complexa, se houve emuladores de NES rapidamente, até hoje, a emulação perfeita do sistema é algo dificil. Já a Super Nintendo foi um processo bem mais moroso, pois a arquitectura da SNES é bem complexa, mesmo com o poder actual dos PCs de hoje, código com bugs devido à falta de informação é o suficiente para cada vez mais, a emulação perfeita seja algo quase utópico.

Assim sendo, esta é a maior vantagem da emulação por hardware. O "Emotion chip" é de uma arquitectura complexa (já viram emuladores da PS2 no PC a correr alguma coisa de jeito? Pois...). Logo, mesmo sendo oficial e a Sony tenha todos os dados para criar emulação por software bem conseguida através apenas do uso do CPU da PS3, Porque raio lançam esta "bomba" a apenas 1 mês da máquina sair na Europa? Porque é que não dizem dados concretos? Porque é que a emulação por Software não foi lançada na America e no Japão logo de raíz?

A Wii tem emulação por software de máquinas de arquitectura menos complexa (sendo a mais complexa a da N64), e admito, a emulação esta muito boa, mas perfeita é utopia (claro que é preciso ser mesmo quase mesquinho para notar, ou ter de facto as maquinas originais e correr os jogos lado a lado). No entanto, a emulação da GameCube (esta sim, perfeita, até porva do contrário) é pelo que sei, feita em parte pelo hardware da Wii, visto tratar-se de uma arquitectura bastante semelhante. Isto sim, é retrocompatibilidade que se possa afirmar e publicitar sem qualquer problema

Já a Xbox360, lembro-me dopessoal se quieixar da emulação da Xbox por software, porque de inicio, podiam jogar à Barbie, mas não Prince of Persia The Two Thrones... e é isto que eu temo da PS3.

Resumindo, que realmente é déificil falar deste assunto sem começar a enfiar para aqui uns 10 anos da historia dos emuladores de consolas e enfiar termos técnicos do ínicio ao fim, quanto mais complexa a aquitectura, mais complexa a emulação por software. Este problema torna-se ainda mais complexo, quando ha jogos que usam extensivamente truques de Hardware a vaior sniveis (graficos ou sonoros) que exigem uma emulação perfeita do Emotion para funcionarem...

Vamos lá ver essa lista de 1000 jogos... espero que tenhas compreeendido melhor os possíveis problemas desta mudança em cima da hora da Sony, Rafael.

De Rafael a 01.03.2007 às 23:18

Concordo com vc Shiryu, como concordo em várias coisas que vc escreve nesse blog... vc sabe se expressar bem, tem jeito pra coisa...
Agora se era possível fazer a emulação de consolas no pc, tais emuladores que eram desenvolvidos por terceiros que não tinham acesso ao projeto da consola, vc acha que a sony não conseguirá emular uma consola que ela mesma criou. É sabido também que a emulação via software exige muito do hardware, mas a PS3 tem hardware de sobra para tal..
bom é derespeito com os consumidores da europa, concordo totalmente, mas sinceramente, pra mim se eu fosse comprar uma ps3, tanto faz o tipo de emulação desde a mesma seja feita... o que eu acredito que com o tempo vai acontecer...
A tristeza é essa tal redução de custo, já que o preço da ps3 não foi reduzido de forma alguma

é isso...

De Rafael a 01.03.2007 às 23:22

agora nunca compraria a ps3... VIVA A WII... sempre fui fã da nintendo desde o seu nintendinho 8bits e um mário que pegava cenouras na terra pra matar os inimigos huahua como eu adorava aquele jogo...

De Shiryu a 01.03.2007 às 23:35

Hehe, Super Mario 2, o jogo que não era para ser um Mario e acabou por ser, dai ser tão surreal em relação aos Mários tradicionais. Era o Doki doki Panic, mas a Nintendo colocou por lá o Mario, Luigi e companhia e assim nasceu o Super Mario 2.

E que tal esta ediçao pirata de 1997 do Donkey Kong Country da SNES para a NES?

http://youtube.com/watch?v=e0IkNugZ3jI

Caramba... isto tem mérito!

De Rafael a 01.03.2007 às 23:54

Hahuahua... a nintendo teve seus momentos... eu lembro da minha felicidade quando comprei meu super nintendo com SuperStarSoccer... que jogo era aquele... teve uma febre tão grande desse jogo no brasil que os pirateiros de plantão começaram a criar versões personalizadas desse jogo, entitutaladas "ronaldinho soccer", "romário soccer", "campeonato brasileiro soccer" uhaua entre outros... com narração em portugues e tudo... virou uma febre...
Eu lembro tb, da época em que eu ainda jogava outro mário que voava com a pena... achava akilo mto maneiro... e vi pela primeira vez mario 64, akilo me deixou babaqueado... akela introdução da câmera rodando pelo castelo era d+... mto show...
momentos nintendo...

De Shiryu a 02.03.2007 às 00:10

É isso que a "geração playstation" não percebe, porque não viveu. É um verdadeiro conflito de gerações na sua totalidade da palavra.

Tive de decidir quando comprei a SNES qual seria o meu primeiro jogo enter os 3 que havia no lançamento: F-Zero, Super Soccer ou o Super Tennis, só tinha $ para um... foi o F-Zero, mudou a minha vida.

De Diablos WipeOut a 02.03.2007 às 00:17

Só para ficarem alguns exemplos, estou-me a lembrar do mode 7 da Super Nintendo, cujos primeiros emuladores não suportavam e por exemplo da velocidade variável da Rom, que podia ser ainda alterada pelo próprio cartucho, o que faz com jogos como Star Ocean ainda não sejam, ou sejam mal emulados na grande maioria dos emuladores.
E depois é ver computadores com 2 ou 3 GHz no seu cpu a corarem perante a emulação de máquinas que não têm um décimo da sua velocidade, claro está por causa da necessidade de simularem o hardware da dita cuja.
Emulação por software é bem diferente da emulação por hardware

De Shiryu a 02.03.2007 às 00:53

Ui, mesmo antes do mode 7, antes que conseguissem colcoar os layers e as transparências a funcionar... foi uma demanda sagrada!

De Ganbly a 01.03.2007 às 21:27

Tenho saudades dos velhos tempos de criança, os que eram da Sega e Nintendo. Dá-me saudades dessas consolas, ... Tanto a Sega como a Nintendo para mim eram as empresas mais criativas a nivel da area de consolas,... quando criavam, criavam sempre algo original, sempre centrado no seu papel como consola... hoje em dia quem continua a seguir isso é a Nintendo e que graças a Deus a Wii deu sucesso... porque não quero ter filhotes daqui a uns bons anos a jogar uma PS6 do tamanho de um frigorifico que faz de tudo e mais alguma coisa que dá para esquecer que aquilo é uma consola, que dá para esquecer por completo aquilo a que eu dava definição de consola a uns anos a trás. Muito bom é a Microsoft estar a aprender muito com a Nintendo e a aplicar isso tudo muito bem no mercado, ela só tem a ganhar...

De Helder a 01.03.2007 às 21:49

Concordo plenamente contigo! A SEGA e a nintendo... aquilo é que eram tempos! Onde o que realmente importava eram os bons jogos e não os CPU e GPU's, nem a Alta-Definição, nem transformar as consolas em "media hubs" ( segundo a Sony a ps3 é um media hub e não uma consola!!!)!!
Enfim, no dia em que a Dreamcast foi descontinuada a industria dos videojogos sofreu um grande golpe!Ó Sega volta por favor! É que assim competindo com a Nintendo, ambas terão as melhores consolas de sempre! Concorrência desta era benéfica!

De Shiryu a 01.03.2007 às 22:13

Idem, idem aspas, aspas!

De squall a 01.03.2007 às 22:58

eram bons tempos eram...
mas tens k te racionalizar que naqueles tempos os videojogos n abrangiam tantas pessoas cm actualmente, e qualquer coisa nova k saisse seria um novo marco...
c'o passar dos anos é cada vez mais dificil inovar, pk muitas das coisas já foram realizadas anteriormente...
e qd falo em inovar falo em jgos, n me refiro à maneira de jgar(wiimote)...até pk preferia um dual shock2 a um comando da wii. portanto, relativamente a jgos a wii nem tem inovado tanto quanto isso...
e digo isto dado que n ligo mt a maneira cm se jga na wii!
e pq dizs k a ps3 n se enquadra cm uma consola?eu diria que se trata de uma super consola

fiquem bem

De Prometheus a 01.03.2007 às 23:15

Foram a Nintendo e a SEGA que criaram ao longo dos anos a ideia de jogos que temos nas nossas cabeças. Eu quando penso em "jogos" as primeiras coisas que eu visualizo são Mario, Sonic, Zelda e semelhantes. Sobretudo a parte da diversão que estes garantiam.

A grandeza de um jogo reconhece-se quando ainda o jogamos dez ou quinze anos depois de o termos comprado e de o termos percorrido de uma ponta à outra e nesse aspecto é muito difícil de alcançar o zénite que a Nintendo e a SEGA alcançaram entre o final da década de 1980 e o início da década de 1990. A Sony bem tenta mas não chega lá, é que criatividade e capacidade artística, ou se têm ou não se têm e há uma GRANDE diferença entre senhores como Miyamoto, Yuji Naka, Eiji Aonuma e Yu Suzuki quando comparados com outros que fazem jogos de consumo rápido.

Enfim, mais um pouco de off-topic, hoje que ando com as músicas do primeiro Sonic na cabeça ;)

De squall a 01.03.2007 às 23:52

prometheus, a diferença é que tu fazs parte de uma geração anterior a mha!a 1ª consola k tive foi uma saturn, em 2ª mao, e nela pude desfrutar, n do sonic...mas sim de shining force!!!
e aí começou a mha aventura, dp na psx jguei ff7,8,9 mgs1, vagrant story, gt e mts outros...

"Eu quando penso em "jogos" as primeiras coisas que eu visualizo são Mario, Sonic, Zelda e semelhantes."

eu qd penso em jgos penso em ff,mgs, gt

dp c'a chegada da ps2 vieram para além dos atras referidos kh,gow,ico,dmc,shadow of colossos, resi evi4...

portanto n me posso associar a essa vossa paixão pela nintendo nem lhe posso retirar valor

"A Sony bem tenta mas não chega lá, é que criatividade e capacidade artística, ou se têm ou não se têm e há uma GRANDE diferença entre senhores como Miyamoto, Yuji Naka, Eiji Aonuma e Yu Suzuki quando comparados com outros que fazem jogos de consumo rápido"

para ti ff7,8,9,10,12,kh1 e 2,mgs1, 2 ,3, dmc, ico, gt, gow sao jgos de consumo rápido???

n me parece

De Shiryu a 02.03.2007 às 00:00

Por falar em jogos de consumo rápido, a Xbox360 está cheia deles, inlcuindo o Gears of War. Joga-se um bocadinho online e tá a andar... e na PS3 parece ser o mesmo, o viruta fighter 4, passados os 5 minutos iniciais de deslumbre grafico, simplesmente... nao oferece nada de novo.

And its sad...

De squall a 02.03.2007 às 00:18

mas num me vais dizer k na wii isso tb n sucede shiryu, pois n?
até pk, julgo teres sido tu k disseste, que as produtoras n se dedicam tanto qto deviam em determinados jgos e que se limitam a produzir um jgo só para vender?julgo que tb te referiste a wii nesse aspecto
julgo que a wii tem grandes jgos cm zelda produzido pela propria nintendo assim cm a ps3 tem ff mgs e otos...
n julgo ser só um problema da ps3 cm certas pessoas julgam mas sim um problema actual k envolve tdas as consolas mais por culpa dos consumidores, e dp certos jgos cm ico, por exemplo passam ao lado das grands massas...
neste caso posso apontar por exemplo o dedo a ps2 k tem cerca de 3000 jgos dos quais apenas 1000 são mmo gands jgos...

deveriam ser produzidso mais jogos cm ff, zelda, mario, halo....jgos k por si só justifiquem a compra de uma consola...jgos que nos agarrem e n lixo!
e digo isto pk qd olho para uma prateleira de jgos em 10 apenas 2 ou 3 merecem os euros dispensados...

enfim...mta coisa está mal

De squall a 02.03.2007 às 00:28

enganei me!
era bom k fossem 1000 jogos, nesse caso nem compraria a ps3!
kia dizer 100, e talvez nem tanto...

De Shiryu a 02.03.2007 às 00:54

Mas a Wii é diferente sim, porque por muito lixo que saia, a Wii tem algo que a PS3 não tem: o brilhantismo mais do que provado do sr Myiamoto e um exército de "killer apps" que fazem vender máquinas como se fossem cobertas de chocolate!

Por isso, dai a minah segurnaça coma Nintendo. Eles fazem os jogos que eu quero e gosto de jogar.

De Prometheus a 02.03.2007 às 00:15

A maioria dos jogos que citaste são 3rd parties. A saga Final Fantasy começou na Nintendo - os dois primeiros eram para o NES, os quatro seguintes no SNES. E quanto a Metal Gear, a mesma coisa. Os seus "descendentes" foram parar à PlayStation porque a Sony teve a inteligência de assegurar continuações de jogos grandiosos de gerações anteriores, mas se não tivessem aparecido na PS1 tinham aparecido noutra qualquer. O Final Fantasy VII foi para a PS1 porque a N64 usava cartuchos, e não CDs.

Com algumas excepções, as PlayStations não são máquinas onde os títulos first-party (ou seja, da Sony) se tornem grandiosos. Foi isso que tornou a Nintendo e a SEGA nas melhores software-houses, editoras e fabricantes do Mundo. Como fabricavam as consolas, tinham (e a Nintendo ainda tem) os seus estúdios a trabalhar intensamente nelas e permite-lhes tirar o máximo partido. Como consequência, a Nintendo e a SEGA desenvolveram uma imagem própria e legiões de fans graças à sua coerência e à qualidade artística dos seus jogos, juntamente com alguns excelentes títulos third-party.

A SCE não é capaz de fazer pela PS3 o mesmo que Super Mario World fez pelo SNES ou que Sonic fez pela Mega Drive. Daí a dependência em relação à Konami, Capcom, EA, etc. Simplesmente não são capazes, a sua vocação é mais comercial do que artística e a menos que contratem os génios da Nintendo e da SEGA , a PS3 vai continuar dependente das 3rd parties.

Desculpem-me se isto é demasiado longo mas tinha de vir pôr os pontos nos ii, uma coisa é ter um sucesso enorme e levar toda a gente a comprar a sua máquina, outra é ser uma inspiração e criar um legado para a indústria e para os jogadores.

De squall a 02.03.2007 às 00:25

concordo ctg, e peço dsp se n me fiz entender...sei perfeitamente o valor dos senhores da nintendo e da sega e tens razao!
mas cm eu sou fa de mgs,ff e dos exclusivos da sony tho k optar pela ps3, mas ATENÇÃO logo k possa hei de ter uma wii!
eu joguei ocarina e é lindo e n tho nada contra a nintendo, contudo o stock de jgos da ps3 leva me a encaminhar para ela!
n por funcionalidades mas pelos jgos que as tais 3rd parties produzem, e que sim, a sony fica a dever lhes tdo o seu sucesso!
pk se n fossem elas a sony n seria o k era!

De Diablos WipeOut a 02.03.2007 às 00:29

Bem lembrado, é que há muitos que não se lembram desses pequenos pormenores da história dos videojogos.
E focaste um ponto essencial, se as 3rd parties falham à Sony, isso ficaria-lhes muito caro!!!!

De The Darkside Shenmue Ruller a 02.03.2007 às 14:39

"Daí a dependência em relação à Konami, Capcom, EA, etc. Simplesmente não são capazes, a sua vocação é mais comercial do que artística e a menos que contratem os génios da Nintendo e da SEGA , a PS3 vai continuar dependente das 3rd parties."

Então o God of War não tem vocação artística? E por acaso é feito por 3rd Parties? E não faz vender consolas por si só? Bem me pareceu...

De squall a 02.03.2007 às 16:56

ah...esse belo jogo o god of war!
mas num queiras comparar c'os zeldas marios e otos da nintendo...
até ph n me lembro de oto jgo tão grandioso produzido pela sony...

bem mas enquanto essas 3rd parties continuarem c bons jgos por mim td bem

De Prometheus a 02.03.2007 às 21:44

Zzzzzzzz.......

Se faz vender consolas por si só não sei, nunca comprei uma PS2 por isso não me posso pronunciar, mas que está coberto pelo meu post quando eu referi "dependência em relação às 3rd parties" isso está - tu é que o interpretaste da maneira que te convém.

O que é uma verdade inegável é que ninguém em seu perfeito juízo disse, diz ou alguma vez dirá que as máquinas da Sony têm 1st parties tão bons como a Nintendo e a SEGA.

Agora se pudéssemos avançar por favor...

De zé a 02.03.2007 às 01:57

Cabe-te a ti, older gamer, tirares do baú as tuas velhas consolas e mostrares aos teus filhos o que eram tempos, lol, eu que faço hoje, 2 de março, 22 anos fico contente por poder dizer que ainda sou da media velha guarda de jogadores, já não sou da velha guarda, spectrum, commodore, amiga etc... nem fui jogador do tempo da era 8 bits, tirando o gameboy do meu primo, mas posso dizer que sou da media velha guarda da era 16 bits, tive mega drive mas tb conhecia a super nintendo, e depois nessa altura em que comecei a me interessar a sério pelos videojogos tb tive conhecimento da era 8 bits!

e só nos que jogámos nessas maquinas compreendemos a magia que essas consolas e jogos tinham, era algo que estas novas maquinas não têm, grandes jogões sem duvida, grandes pérolas videojogaveis que existem actualmente, mas aquela magia especial da era 2D é algo que estas gerações mais recentes não têm, é um toque especial que não sei explicar, e possivelmente os programadores tb não.

mas eu compreendo os miúdos da era playstation que olham sem interesse para a era 2D, para eles foi onde começaram, tb lhes marcou a eles estas consolas, tal como a mim a mega drive, as definições e ideias que eles têm dos jogos são as das regras dos jogos 3D, nós que começamos quase no inicio teremos sempre a mente mais aberta aos jogos antigos, veremos sempre o que saltou bem da era 2D para a 3D, eu por exemplo até hoje não vou à bola com jogos de plataforma em 3D.
mas o que quero dizer é que nós somos do tempo em que não havia regras, pois estava tudo no inicio, o que permitia aos programadores inventarem o que bem lhes apetece-se, o que permitiu que aparecessem grandes jogos, dai a muitos dizerem que a era 16 bits foi a melhor, e por causa dessa ausência de regras é que nós estamos mais abertos a novidades "estrambolicas" e vemos aquela magia especial nessa era.
agora os iniciantes a partir da era 32/64 bit começaram numa era que além de os produtores se começarem a preocupar mais com o dinheiro, tb as regras já estavam definidas para cada género e quais os géneros que vendiam mais, impingiram-lhes tb as ideias de que os gráficos quanto mais belos melhor para o jogo(ai terei de dar o braço a torcer e admitir que gosto de ver uns bons gráficos, não vejo o final fantasy X ou o god of war sem aquelas cenários lindíssimos por exemplo, lol) e por isso eles olharem para os jogos antigos com aquela desconfiança, e olharem de lado para a inovação da wii e da DS, tb não ligarem muito a jogos inovadores ou diferentes como Okami, Viewtful joe, Shadow of colossus, etc... só para citar alguns diferentes do habitual, mas eu percebo que eles sejam assim, eu tb tenho uma certa "desconfiança" em relação as consolas e jogos pré 8 bits(commodore, amiga, etc...) talvez por tb ter começado na era 16 bits, lol.

mas não vamos crucifica-los por isso, daqui a uns anos tb eles vão olhar com saudades para a era 32 bits e não compreender os putos da altura que olharem sem vontade para os jogos dessa época, já nem falando da era 2D, não percebendo a piada de usar um comando quando eles já se ligam mentalmente aos jogos tipo matrix.

acabei por escrever muito, só espero ter feito algum sentido, lol.

De manel a 02.03.2007 às 18:22

eu tb sou da era 16bits
mas jogo com agrado alguns jogos 8 bits
ai ai ... o "back to school"...

e sim, estas gerações falta lhes algo de mágico no mundo dos jogos, falta lhes aqule toque do 2d

De Red_XIII a 01.03.2007 às 21:59

(um bocado off-topic)

Se calhar, vocês já conhecem este vídeo (é algo antigo), que mostra o que a London Studios está a tentar alcançar com o Eyetoy na PS3:

http://www.youtube.com/watch?v=L17O43X39cg

Embora o vídeo deva ser quase 100% uma montagem, não deixa de ser "assustador" o que a London Studios está a tentar trazer para a PS3. Bate o sensor de movimentos a milhas!

De Ganbly a 01.03.2007 às 22:24

Nao concordo ctg, pois o que está no video continua a ser uma imagem não real, uma coisa que não vês em ti e que o que vês está apenas no monitor, perdendo por certas vezes a noção daquele truque feito a partir da webcam em que nos leva ao jogo, em que ele grava um ponteiro no local que calibraste a posição e depois é usado no ecra de acordo com a camera... é engraçado mas acho que a nintendo foi mais longe com o wiimote, porque é uma coisa real e ao mesmo tempo ficticia = a imagem no ecra de tv. Com as Webcam corres sempre o risco de não teres a camera num bom local e não funcionar la muito bem, ou entao perda de ponteiro se estiveres num local escuro ou com muitos objectos à volta.... é diferente... tenho o eye toy, é divertido por pequenos momentos mas o wiimote tem mais piada e é mais preciso. Tens um factor a mais com o wiimote...o do tacto...estás a tocar em qualquer coisa e ao mesmo a ter efeito no ecra de acordo com os movimentos... logo, webcam por mais divertido que possa ser, nunca vai chegar a esse ponto. Agora o que a nintendo pode fazer é lançar uma webcam para a Wii e então ser possivel mixar tudo isso (wiimote + webcam).

De Red_XIII a 02.03.2007 às 14:33

"Nao concordo ctg, pois o que está no video continua a ser uma imagem não real, uma coisa que não vês em ti e que o que vês está apenas no monitor, perdendo por certas vezes a noção daquele truque feito a partir da webcam em que nos leva ao jogo,"

Acredita, de certeza que nunca jogaste Eyetoy a sério (jogar numa Worten ou Fnac não conta) e a 2 (ou 4) pessoas. Eu arranjei a minha irmã, o namorado dela e uma prima minha e foi o riso total. Esqueces-te completamente que só estás a fazer gestos no "vazio", pois ver a tua imagem reflectida funciona muito bem. Eu até pensava que estes jogos eram tretas, que não ia gostar, mas a verdade é que o nível de envolvimento é surpreendente.

De Shiryu a 01.03.2007 às 22:25

Estava admirado de ainda ninguém ter falado disto.

De notar que isto não é nada que deva mérito à PS3. Qualquer máquina ou PC faz isto com reconhecimento de imagem, bastanto apenas uma camera e software desenhado para o propósito.

Sabiam que a tecnologia de reconhecimento de imagem usada pela Sony no Eye Toy, foi simplesmente "agarrada" de um paper escrito e publicado por um ex-funcionário da de uma empresa de software que opera a nível nacional? E claro, que essa pessoa não recebeu nada por isso, a Sony simplesmente fez dela essa tecnologia. Algo que poucos sabem...

Mas vos posso garantir, tenho eu assistido em parte ao desenvolvimento de software deste tipo, da sua complexidade para compensação do lag visual e o reconhecimento da imagem, vos asseguro: Fazer isto é dificil!

Mas apoio este desenvolvimento, seja em que plataforma for, para um dia o qu e vimos no "Minority Report" seja banalidades do dia a dia.

De squall a 02.03.2007 às 00:30

bem pessoal, tá na hora de ir jgar okami e mais 2 horitas de ff12!
fg... akilo n acaba?
150 horas?
ufa

fikem bem

abraços

Comentar post


Pág. 1/2



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


calendário

Março 2007

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2013
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2012
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2011
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2010
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2009
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2008
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2007
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2006
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D

Links

Mais Jogos no SAPO