Bom, os rumores disto ja andavam por ai há 3 meses. Se de facto se confirma, não me supreende, estamso a falar da Capcom, que fez exctamente o mesmo ha uns anitos atrás com os exclusivos GameCube (Viewtifull Joe, Resident Evil 4, Killer7) levando-os como portes inferiores para a PS2 (que clao, venderam muito bem).
Embora tenho chateado bastante o staff interno (muitos até sairam da empresa, incluindo o director do Resident Evil 4, para fundarem estudios idependentes), a verdade apresentada ao publico foi da mais simples matematica "Os jogos custam dinheiro, temos de os rentabilizar e existem quase 10 PS2 para cada GameCube no mundo vendidas".
Por isso, se pensam no estado utópico que derepente a PS3 sair na Europa e virar fenómeno mundial, esqueçam (pelo menos como o luxxx referiu, a medio a longo prazo, provavelemnte). O ano de atraso para a Xbox360 é uma aliciante demasiado grande para os 3rd parties e diga-se, o fabuloso "Lost Planet" não deve ter dado prejuizo à Capcom, não é?
Quanto ao MGS4, pelo que li e tem sido dado a entender, se o MGS4 sair para a Xbox360, não sei se o sr Kojima comete "hara-kiri". Pelo menos, não estou a ver a Konami a abertamente desafiar os desejos do seu nr1 de pilar de brilhantismo... e penso que o jogo não deve caber num DVD de 8 gigas como os da Xbox360, embora tecnicamente, penso que os filmes que temos visto, sejam possíveis de fazer na Xbox360 (talvez com um ou outro pequeno corte). Por isso, em realção ao MGS4, podem ficar descansados, porque se ele aparecer na Xbox360, seria simplesmente o fim prematura desta guerrita, a Sony sabe disso, a Micro$oft sabe disso e a Konami também sabe disso.
Esta semana é dificil para mim. Não por sair a PS3, claro, fico felicissimo por vs todos que esperaram e desesperaram finalmente possam dormir descansados com a PS3 ao lado das vossas TVs. Esta semana é díficil porque pela primeira vez desde sempre, eu quero uma Xbox360. Os motivos, no entnato, são muito pessoais e passo a elaboralos:
- A semana passada saiu o Turltes Arcade game no Xbox Live Arcade, que ate possiblita jogar a 4 online.
- Amanhã.. amanhã *sniff*. Amanhã vai ser colocado no Xbox Live Arcade o meu jogo favorito de PSX, e até à data, o meu jogo favorito da saga Castlevania: O Symphony in the Night!
Se vocês tem uma Xbox 360, este jogo é tão obrigatório como o Gears of War. Para além de uma aventura de exploração (tipo Metroid) com toneladas de segredos e uma das mais brilhantes bandas sonoras alguma vez feitas na história dos videojogos. Compre! Joguem! Adorava mostrar-vos um filme com alguma parte do jogo, mas não tenho a PSX montada para o poder gravar. O único senão é que e a versao com as vozes dobradas em inglês que eu abomino... mas não se pode ter tudo.
- E agora o motivo mais surpreendente, a Micro$oft finalmente deu-nos algo gratuito fenomenalmente poderoso há uns meses atrás: o XNA!
Caso não saibam, eu não gosto apenas de jogar jogos, sempre os quiz fazer. Infelizmente, durante a minah vida universitária, fui sendo censurado em vez de incentivado neste aspecto, e acabei por apenas ajudar dois amigos meus a fazer os deles (com as partes sonoras e gráficas). E quando os fizemos, tivemos de andar ali a dar ao litro com soluções opensource (FMOD, Ogre, SDL, eu sei lá...) para conseguirmos fazer alguma coisa, era difícil, porque nem sempre isto estava bem documentado, era muito "trial and error". O XNA pelo contrário não só nos permite ter acesso directo e total ao DirectX, como está muito bem documentado, dispondo aidna da MSDN como bonus. Não tenham medo da programção, porque se souberem C++, podem usalo, mas a verdadeira masi valia é o C#, que é uma linguagem poderosa que se assemelha muito ao pseudo-código, logo, se conseguem programar logicamente na vossa cabeça, facilmente traduzem isso para C#! Embora seja preciso pagar uma mensalidade para podermso depois disponibilizar os jogos no XboxLive Market, para PC não existem quaisquer restrições, é tudo gratuito!
Pela primeira vez desde que me lembre na minha vida, fazer jogos não é utópico, é uma realidade alcançavel com alguma dedicação, mas comparado com a vida "pre-XNA", acreditem o grau de dificuldade baixou imenso, permitindo assim finalmente, a criatividade sobresair!
Dream on!
