Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

GameOver: Blog oficial

O blog oficial do GameOver. Participa!



Segunda-feira, 09.04.07

PortugaStation

Na passada sexta-feira, os vídeojogos tiveram novamente direito a uma peça de reportagem em pleno Jornal Nacional. Desta vez, o tema escolhido passou pela diversão para toda a família.

 

O jornalista entrevistou crianças, adolescentes, jovens adultos e pais. Todos eles apaixonados por jogos. Tudo em horário nobre.... e em plena Semana Santa. Ou seja, um boa forma de se exorcizar o mito de que as forças demoníacas habitam dentro das consolas, tendo como objectivo tomar de assalto a alma dos mais novinhos.

 

Durante a referida peça, as imagens escolhidas mostraram quase exclusivamente máquinas e jogos Sony. PSP... PS3... PS2... mais PS3... um pouco de PS2... PSP... alguém a comparar uma PS3.

 

Presente esteve também um elemento da indústria, sendo esse elemento pertencente à divisão lusitana da Sony – embora não tenha aparecido como tal, nem tenha feito qualquer alusão às “suas” máquinas. A filmagem... na Playhous3, obviamente.

 

Definitivamente, somos um país PlayStation. E continuaremos a sê-lo. É o efeito pescadinha de rabo na boca. Há mais PS... portanto, as reportagens casuais falarão mais de PS... portanto, mais PS serão vendidas devido às reportagens... portanto, mais PS haverá no mercado português... portanto...

 

E este facto é notório no termo utilizado por muitos pais: “Ele está no quarto a jogar PlayStation”, independente de “ele” poder estar ao comando de uma Wii ou Xbox 360.

 

É a enorme força de um branding, que dificilmente perderá terreno no nosso país.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

por luxxx às 14:25


75 comentários

De Shiryu a 09.04.2007 às 14:39

Hey, estou a ouvir os cascos!

Os cascos de milhares de "Sony Fanboys" que aí vem a gritar que tu (e claro, eu) somos anti-Sony.

Fzemso assim, perguntamos-lhes o nome e "matamos-os" por ordem alfabética. e Por matar, claro, tentamso darlhes alguam instrução da história dos video jogos, para ver se conseguimso passar a mensagem que a lavaem cerebral só funciona em pessoas com a mente já pré-concebida em aceitar truques de marketing como a verdade suprema.

E sim, caso não tenham percebido, acabei de chamar cavalos (ou pior) de uma forma inteligente e sobre o manto da quase desapercebida arte do "stealth insult" aos "Sony Fanboys".



Pista: Foi logo no 1º parágrafo.

De Rafael a 09.04.2007 às 20:55

Então precisa dar pista? alem de cavalos somos burros também?? Estamos todos a rir, HA HA HA

De Kenshin a 09.04.2007 às 14:54

Infelizmente é assim.
Sempre que vou ás lojas costuma ser uma prateleira Xbox outra Nintendo e umas duas ou três para a PS.

De Blu-Fox a 09.04.2007 às 15:15

Concordo plenamente com o post.

Ok eu sou um fã da PS3 mas não porque a PS2 fez succeço e foi a melhor da geração passada. Sou fã da PS3 porque axo k das 3 ( wii x360 e ps3 ) a PS3 é a melhor.

Infelizmente, existe muita gente que compra a PS3 basicamente por tradição! Sinceramente, quem compra consolas por tradição, nao devia comprar.

Aliás, umas semanas atrás quando saiu a ps3, fiseram uma entrevista a pessoal que ia comprar a ps3 na fila da fnac. A pergunta era :

O que esperam da PS3 ???

A resposta era :

Melhores Jogos, Melhores Gráficos...

PFV !!! Se eu quisesse melhores ( e uma melhor escolha ) de jogos e bons gráficos... Optaria por uma XBOX360.

Quando eu falo em tradição falo em quem comprou a PSX e ficou sarisfeito, comprou a PS2 pq comprou a PSX e comprou a PS3 porque tinha comprado a PS2 e PSX. Comprar coisas assim é vergonhoso

Blu-Fox

De Blu-Fox a 09.04.2007 às 15:18

PFV !!! Se eu quisesse melhores ( e uma melhor escolha ) de jogos e bons gráficos...

Quando eu digo ( e uma melhor escolha ) enganeim. O que eu queria dizer era ( um maior numero de jogos )

...

De Link_Soul a 09.04.2007 às 17:13

Pois... é algo que tenho vindo a notar, e é de salientar que nesse ponto a Sony fez um marketing perfeito, pois fez com que um povo quando se refere a videojogos e consolas apenas lhe salte da cabeça a palavra Playstation... sem sequer repararem que estão a dizer uma marca ao invés do que realmente quereriam dizer...
Como por exemplo a frase que eu apanhei hoje num programa de TV:

[o tema era a Matemática e as pessoas que a odeiam e outros que a amam... o assunto nã vem ao caso :P)

- "Os alunos podem descobrir que a satisfação e o prazer de saber resolver um problema matemático é o mesmo que jogar Playstation"

Ora bem, é obvio aqui que o psicologo que disse esta afirmação queria dizer "o mesmo que jogar consola"... mas disse Playstation, uma marca. O assédio e a propaganda foi tal que conseguiram fazer com que a palavra consola praticamente desaparecesse do vocabulário do português e se tornasse Playstation.
E isso vai fazer com que a Sony beneficie sem ser preciso fazer muito... -__-''


off-topic: Yeah, o Shiryu voltou! Já sentia falta dos comentários dele! XDD

De prom a 09.04.2007 às 17:19

É uma triste realidade esta, comprar Playstations porque tem Playstation no nome. É o efeito de existir uma Sony Portugal que nos bombardeia com publicidade ridicula na TV. Gosto especialmente da do novo comando Sixaxis com sensor de movimentos lol A tirar partido de ideias copiadas e ainda fazem pub a isso. É pena não haver uma Nintendo Portugal ou uma Microsoft Portugal para haver guerras na publicidade também. De qualquer forma não é uma comunidade de fanboys que vai fazer vender a PS3, o preço não joga a favor e quando confrontados com tal, qualquer burro procura uma solução mais barata para se divertir, ou seja Wii ou 360. Com os mesmos dias de vida da PS3, era impossivel encontrar uma Wii em Portugal e caso eu queira uma PS3 agora, basta sair de casa e ir ao Shopping. Acredito que a PS3 só irá começar a vender quando sair o grande Metal Gear Solid 4 e o Final Fantasy XIII mas não irá ser o suficiente para a impulsar para grandes numeros de venda a longo prazo. Depois do alarido acabar eu quero ver onde vai a PS3. Não nos podemos esquecer que a Wii ainda tem bastantes trunfos escondidos. Cada um capaz de uma explosão de vendas incrivel de consolas. Embora sejamos um país de gente cega e que gosta de esbanjar dinheiro, gosto especialmente daqueles que entram em minha casa e experimentam uma Wii pela primeira vez :) Todos querem uma. Já tenho partidas marcadas para o Mario Strikers Charged Football :D Desconfio que mal liguemos a consola só se desliga na semana seguinte. Para finalizar, o Jornal Nacional não percebe do Mundo dos Videojogos e nessa noticia apenas demonstrou a inocência e burrice de Portugal exibindo apenas o nome Playstation ignorando a existência de outras. Enfim...

De KilL_MaSTeR a 09.04.2007 às 17:23

uma simples correcçao :P existe Microsoft Portugal :P ^^

De prom a 09.04.2007 às 17:24

Não esquecendo também de referir que muita desta ignorância no presente também se deve ao facto do grande sucesso que foi a Playstation e Playstation2 existindo agora uma ignorância em relação ás outras consolas :)

De Prometheus a 09.04.2007 às 18:13

Em Portugal, a PS3 não vai ser um êxito por causa de Metal Gear Solid 4 e Final Fantasy XIII, esses são comprados por um pequeno nicho. Vai ser preciso sair o primeiro Pro Evolution Soccer na PS3 para que ela comece a desaparecer das montras e a figurar nos quartos dos miúdos. Ah, já agora, um chipzinho também ajuda ;)

De prom a 09.04.2007 às 18:30

Nem o PES a safa :D porque o PES também sai na 360.

De Prometheus a 09.04.2007 às 18:11

Essa é das coisas que a mim me dói bastante, sobretudo porque eu há quase 20 anos que gosto de jogos e tive a oportunidade de conhecer formatos diferentes - se eu fosse mais novo, se tivesse talvez 15 anos, o cenário seria bem diferente.

É de facto um panorama desolador. A mim não me interessa o que diz o Jornal Nacional (até porque 99% das coisas que a TVI diz são.....enfim....treta, e da má) mas torna-se mais preocupante quando vemos que o mercado de jogos português existe em função da PlayStation. Por volta de 2004, tornou-se quase impossível para mim encontrar jogos bons de GameCube para venda, actualmente a Wii nas lojas portuguesas está reduzida praticamente a jogos da Disney. 80% do espaço é dominado pela PlayStation 2 e pela PSP e agora pela PS3...se não fosse a internet e a possibilidade de encomendar jogos de fora do país (a preços mais baixos) há já alguns anos que a Nintendo para mim seria um molho de recordações da década de 1990.

Acho que é uma consequência da imaturidade do mercado português de jogos. Só a partir de 1990, quando a Nintendo e a SEGA entrarem em força no nosso país, é que os jogos deixaram de ser assunto de um nicho minúsculo de pessoas e se tornaram conhecidos em Portugal. Nos EUA isso tinha acontecido no final da década de 1970 e na Europa ocidental na década de 1980. Depois de 5, 6 anos de "namoro" português com a Mega Drive nas domésticas e com o Game Boy nas portáteis, eis que a marca PlayStation irrompe pelo país e se impõe como escolha praticamente única a nível de consolas domésticas (há que dar mérito à pirataria que também fez um belo papel, note-se).

O resultado é este: em Portugal, a esmagadora maioria dos consumidores não conhece nada além da PlayStation. Pior, chega a desconhecer alguns dos melhores jogos que esta oferece: quantos portugueses têm Virtua Fighter 4, Tekken 5 e Okami, por exemplo? E é assim que nosso país, Pro Evolution Soccer está na maioria dos lares, existem pouquíssimas lojas dedicadas apenas aos jogos (só nos últimos anos começaram a aparecer) e o mercado de segunda mão e de import é quase inexistente - basta ver o panorama em França e em Inglaterra para constatar isto. Juntamente com isso tudo, reflecte-se também nas publicações portuguesas, que a nível de variedade e qualidade dos textos ficam a milhas das suas congéneres europeias...

Foi um bocado longo mas....tenho dito! Felizmente que não comecei a gostar de jogos por causa da PlayStation!

De luxxx a 09.04.2007 às 18:58

Atenção que a reportagem da TVI não era má. Muito pelo contrário. Tudo aquilo que desmistifique os vídeojogos em horário nobre é sempre bem-vindo, visto que o habitual costuma ser exactamente o contrário.

Impressionante é o facto das imagens serem quase todas de consolas PlayStation.

E é aqui que entra o efeito pescadinha de rabo na boca:

A grande maioria dos pais reconhece de imediato uma PlayStation. Assim, as imagens assentam na perfeição numa reportagem casual. Mas assim sendo, mais consolas serão vendidas no dia seguinte e mais reconhecido o branding ficará. E por aí adiante.

De Andromeda a 09.04.2007 às 18:29

Bem.. quanto à reportagem do jornal nacional, nem comento!! Acho que toda gente está ciente da ignorancia dos jornalistas da TVI quanto aos Video jogos! Estou-me a lembrar agora de uma reportagem que eles fizeram do GTA que sinceramente....!!!

Qanto ao facto de o país ser PlayStationeiro (bruta palavra que eu inventei agora!!!), penso que não é novidade para ninguem!!

Quanto à malta que compra a consola porque gosta dela, ou seja, está informado sobre os jogos, conhece bem as consolas rivais e seu preços e mesmo assim compra a PlayStation 3... muito bem, são escolhas! Não é a minha em particular, mas respeito, visto que toda gente gosta de coisas diferentes e ai não há discussão possivel!

O que me faz alguma confusão (não muita diga-se de passagem!!) é a forma como as lojas Portuguesas fazem poblicidade à Playstation (como foi o caso da 2 e é agora o da 3!). É incrivel a forma como nos querem impingir a dita consola!

Vou descrever o caso de uma loja em particular visto que (na minha opinião) retrata bem akilo que eu quero dizer! A dita loja (começa por "M" e acaba em "edia Markt"!!) fica em braga e colocou algum destaque na 360 quando esta saiu! Colocou uma 360, com dois comandos, ligada a 3 tv HD Ready, e uns sofas muito confortaveis para a malta jogar!! (nada mau!!).

Depois saiu a Wii, e foi uma vergonha (vá se lá saber, mas em Portugal a Nintendo é sempre tratada como o patinho feio!!)! Colocaram uma consola com um ecrâ que não é grande coisa, e sem comando para a malta jogar. Como é que o pessoal vai comprar a wii!? Não há publicidade em lado nenhum e qundo a vêm pela primeira vez, não a podem apreciar, visto que não fazem ideia do que é um wiimote, quanto mais para quê é que ele serve!!

Finalmente chegou a PS3!! Grandes cartazes à porta, entrava-se e via-se logo uma play3 prontinha a ser jogada. Ao lado estava um monte de PS# prontinhas a ser levadas. Os jogos, embora poucos, tiveram direito a uma parteleira propria!! E para quem ainda não tivesse reparado na consola, ainda estavam algumas espalhadas pela loja, uma no balcão de apoio ao cliente e outra no balcão das reclamações!! (quem sabe ainda havia mais mas eu não reparei!!)

Agora como é que a PS3 não há de vender masi!!

desculpem o texto algo longo!!

[]

De Ricardo a 09.04.2007 às 18:36

É bem verdade. A Playstation é líder indiscutível em Portugal.

Mas há muitas pessoas que não compram uma consola dessas por causa do branding, mas sim porque vêem todas as opções presentes no mercado e acham que ela é a melhor escolha para os seus padrões de jogador. Pelo menos eu sou assim.

E acho que ninguém pensa que o luxxx é um anti-sony ou coisa parecida. Limitou-se a relatar um facto.

Abraço
Rikardo
(passa no meu blog quando puderes e rsp a uma pergunta q t fiz sff)

De manel a 09.04.2007 às 21:14

tu podes ser assim, mas acredita que a maior parte das ps3 vendidas sao devido a publicidade

De squall a 09.04.2007 às 18:59

e assim continuara a ser...

venha dai esse pes, esse gt, esse heavenly sword, esse uncharted, esse ff13, esse oblivion, esse mgs4...

uffa...n vai haver dinheiro pa tanto...

abraços

De squall a 09.04.2007 às 19:03

já tinha lido umas coisas acerca do remake do ff7...e hj no gamefaqs a pgta era se achavam q poderia vir a acontecer?

será?

nem quero pensar...

De Kenshin a 09.04.2007 às 19:17

A serio??
Era excelente que saísse tambem do 9.
Sempre achei melhores os FF da ps do que os da ps2.

De squall a 09.04.2007 às 22:27

1»7
2»10
3»9
4»12
5»8

ai esta o meu top5!

aquilo que disse no comment acima é pura especulação, mas passados dois ou 3 dias após os rumores a gamefaqs publicou o question'ario...n sei!

mas seria benévolo para todos os videogamers, pq cm alguem disse num comment atras que quem n tivesse jgado halo n era videogamer o msm se passa com ff7 lol

para n dizer que pa ps3 um remake deste sr jgo seria mt bom!

abraços

Comentar post


Pág. 1/3



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


calendário

Abril 2007

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930

Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2013
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2012
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2011
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2010
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2009
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2008
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2007
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2006
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D

Links

Mais Jogos no SAPO