Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

GameOver: Blog oficial

O blog oficial do GameOver. Participa!



Sexta-feira, 13.04.07

“A principal adversária da Wii é a DS”

Yasuhiro Wada, criador de Harvest Moon, encontra-se na estrada a promover Harvest Moon DS e Innocent Life: A Futuristic Harvest Moon PSP – dupla que chega hoje às lojas europeias. E numa entrevista cedida ao SPOnG, questionou a estratégia da Nintendo relativamente à Wii.

 

Quando o jornalista lhe pediu para comentar o sucesso da DS e da Wii, Wada respondeu o seguinte:

 

“Obviamente que penso que a DS tem um enorme sucesso. Mas no Japão, neste momento, ninguém sabe qual o futuro da Wii – se irá crescer ou não.”

 

Aproveitando a deixa, foi-lhe pedido que deixasse um conselho à Nintendo, de forma a impedir que o crescimento da Wii abrande.

 

“É complicado. A Wii não poderá competir com a PS3 e a Xbox 360. Por isso, a principal adversária da Wii é a DS. Encontram-se no mesmo nível. Assim, a Nintendo terá de se esforçar mais em formar um mercado próprio para a nova consola, em vez de competir com o mercado da DS. Este é o meu primeiro conselho para a Nintendo.

 

Wii Sports é a única obra que pode ser jogada apenas na Wii, e não noutra consola. Títulos futuros como Brain Training Wii, e outros do género, penso que não são uma grande ideia. Esses jogos de grande sucesso já podem ser usufruídos na DS... não sendo específicos para a Wii.

 

O terceiro conselho que lhes daria seria baixarem o preço da DS! Este é o meu principal conselho. E penso que conseguiriam. Eles (Nintendo) tomaram a decisão de avançar com um preço mais elevado. Se assim o quiseram, poderão reduzi-lo.”

 

Ora bem, separando o trio do joio, eis o que fica:

 

-         O futuro da Wii é incerto no Japão

-         A Wii não consegue competir com a PS3 e a Xbox 360

-         A Wii encontra-se na mesma liga da DS

-         As adaptações DS/Wii são estrategicamente erradas

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

por luxxx às 11:43


93 comentários

De Kribel PT a 13.04.2007 às 12:31

Amigo luxxx não sei se viste a noticia que posemos no XboxTem Portugal. Queria aqui dar os parabéns pelo excelente conteúdo que se encontra no Marketplace

Link: http://www.xboxteamportugal.com/index.php?option=com_content&task=view&id=2502&Itemid=6


Quanto à noticia: A Wii é uma consola diferente, e no meu ponto de vista se ela quiser continuar a vender bem tem que ter mais jogos “Originais” para o seu comando. Quanto à minha preferência nos jogos é os shooters (Halo & Gears of War)

Fiquem bem e não se esqueçam, façam o dia de hoje Sexta-feira 13 o vosso dia da sorte

De luxxx a 13.04.2007 às 12:37

KribelPT... vi sim! Muito, muito obrigado!!!!

De zé a 13.04.2007 às 13:19

Já que ando em vias de comprar uma DS concordo com ele no facto de que podiam baixar o preço, quanto mais baixo melhor LOL]

De Shiryu a 13.04.2007 às 14:02

Palavras fortes do sr Yasuhiro Wada.

Tempo de responder com palavras mais fortes do sr Shiryu:

- O Futuro da Wii já estava assegurado mais do que um ano antes dá máquina sair no Japão, devido aos IPs da Nintendo e da retrocompatibilidade.

- A Wii já ganhou a batalha contra a PS3 e a Xb0x360 apenas por ser diferente, oferecendo assim de facto experiências únicas e não experiencias que hoje em dia podem ser igualmente jogada num PC topo de gama.

- A Wii e a DS são iguais em termos de inovação e novas maneiras de jogar, no entanto (óbviamente) eu não tenho a Wii no bolso quando me deslocoa algum sítio que sei que vou ter de fazer tempo nem junto amigos numa sala em volta de uma DS.

- Não vejo errada uma estratégia que leva IPs que venderam milhões de unidades de DS a serem transpostos para a Wii, visto que a Wii tem uma quota de mercado nova, e provavelmente no caso do Brain Training, será disfrutado por pessoas que nem sequer alguma vez tiveram uma DS (no caso da populção de faixa etária mais elevada). De qualquer modo, ninguém nos obriga a comprar de novo as versões Wii dos jogos da DS.

Realidades... cada um vê a sua, não é assim?

De squall a 13.04.2007 às 16:43

" A Wii já ganhou a batalha contra a PS3 e a Xb0x360 apenas por ser diferente, oferecendo assim de facto experiências únicas e não experiencias que hoje em dia podem ser igualmente jogada num PC topo de gama."

por vezes não se ganham batalhas por se ser diferente!que é que a ps2 tinha de diferente das restantes consolas?

experiencias unicas?só se forem os exclusivos mas num estou a ver bem qual é o ponto a que te estás a referir!

off-topic:

o super paper mario ainda segue a antiga formula de mário? é que inda nao tinha visto o jogo, mas pensei que fosse um pouco diferente de poucos anos atras!

já o wario wave (dsp, nao sei se é mesmo assim que se escreve) auilo o que é?é que nao entendi bem o jogo...

abraços

De Shiryu a 13.04.2007 às 17:05

"por vezes não se ganham batalhas por se ser diferente!que é que a ps2 tinha de diferente das restantes consolas?"

Tinha o sucesso da PSX atrás, porque diga-se, levou bastante tempo até eu ter um motivo para comprar a PS2, esse motivo foi um jogo da Capcom, coisa que a PS3 neste momento não estou a ver a acontecer... alias, acabou de perder a exclusividade desse mesmo jogo para Xbox360 e PC... e vamso admitir, o Final Fantasy anda com uma reputação que não merece ao passar dos anos, a serie esta a perder qualdiades a olhos vistos, sendo que eu adorei o 10 (mesmo estando longe do brilahtismo do 6 e do 7), mas não me sinto minimamente puxado para jogar ao Xii, quando mais ao XIII...

Vamso ser sinceros o raio caiu duas vezes no mesmo sítio para beneficio da Sony e nosso, A PSX foi um sucesso, a PS2 foi um sucesso (embora tenha levado tempo a ganahr velocidade) e a PS3... será que o raio vai cair 3a vez? A ver vamos por agora, temos a PS3 a pastar calmemente enquanto a Wii e a Xbox dividem entre si os espólios de vencedoras antecipadas da "guerra".

O Super Paper Mario na Wii está mais jogo de plataformas que RPG, e é um conceito muito único, somemso jogando, pdoes sempre ir vendo filmes para teres uma ideia, tinhas de ter jogado aos capitulos anteriores.

Os jogos do WarioWare são todos baseados na mesma premissa: diversos jogos que duram apenas 3 a 5 segundos, nso quais tens de completar um objectivo. Pode não soar bem, mas basta jogares uam vez para ficares apanhadissimo. o Novo da Wii é tal como o da DS, brilhante no uso das novas maneiras de usar os controlos únicos das respectivas máquinas.

De squall a 13.04.2007 às 17:50

assim pastando calmamente vai cair ao lado certamente, n sei bem o que a sony anda a fazer, n se mexe...enfim!

saiu lhes o tiro pela culatra...

quanto ao FF,é relativo, pa mim ff7 é o favorito mas gosto imenso do 10, 12 e do 9!

o 8 nem tanto mas esse tem tb uma legiao de fas enorme!mas ff13 por tetsuya nomura parece me aliciante, é que eu sou square fanboy lol e se ff13 n fosse um grande jogo as minhas expectativas sairiam defraudadas!

num me sabes dizer se há algum dragon quest confirmado para a ps3'

é que a wii já tem, mais subidas nas vendas lol

abraço

De Shiryu a 14.04.2007 às 00:32

Não há qualquer titulo da Saga Dragon Quest anunciado para as máquians da Sony de momento.

É pena, o Dragon Quest não tem a fama que merece ter na Europa...

De squall a 14.04.2007 às 01:54

mas nao entendo porque?

se a par de zelda mario final fantasy e mario já vendeu muitos mais milhoes de jogos que a população portugues....e depois temos o journey of the cursed king que é lindo...

fg, cada vez fico mais desapontado...

De Shiryu a 14.04.2007 às 02:17

é que o Dragon Quest levou muitos mais anos até ter sido finalmente trazido para o Oeste, perpetuando o mito que o primeiro RPG foi o Final Fantasym, quando de facto, foi a resposta da Square ao Dragon Quest original da NES.

Ambas degladiaram-se entre titulos, até à sua fusão lógica em 1 de Abril de 2003 (e não foi mentira, não) criando assim um monopólio forte em IPs do género.

De notar que no entanto, grande parte do staff original criador do Final Fantasy e do Dragon Quest já há alguns anos abandonou a casa mãe (tal como na Capcom e na Konami, entre outros) trabalhando como freelancers ou criando estúdios independentes, mas claro, os IPs ficaram na casa-mãe, dai notar-se essa perda nalguns dos últimos títulos e a surpresa do "hit" que foi o Blue Dragon na Xbox 360.

De squall a 14.04.2007 às 11:48

eu nao acho que fora grande surpresa o hit do blue dragon porque:

a xbox carece um pouco da faltade rpg's e o pessoal cm sabe que sakaguchi e nobuo uematso estão envolvidos no jogo tem smp boas razoes para o comprar

espero que venha um dragon quest pa ps3!

De squall a 14.04.2007 às 01:55

mas nao entendo porque?

se a par de zelda mario final fantasy e mario já vendeu muitos mais milhoes de jogos que a população portugues....e depois temos o journey of the cursed king que é lindo...

fg, cada vez fico mais desapontado...

De Fr a 02.06.2007 às 13:06

Um raio nunca cai 2 vezes no mesmo sitio!A psx e a ps2 dominaram(a ps2 continua a vender) devido á grande variedade de jogos que dispunham ou não é verdade que quando vamos á worten é uma prateleira inteira para jogos ps2 e outra e outra dividida em jogos para Xbox Ds e Wii.A ps2 levou tempo a "ganhar velocidade" quando saiu porque era cara(60 contos, na altura) e haviam poucos jogos.A Ps3 é uma questão de tempo...começam a apareçer GTA's,God of War, GranTurismo,Ratchet e outros(muitos),começa o preço a cair e o sucesso fica de novo com a Sony.

De Helder a 13.04.2007 às 17:10

O WarioWare(é assim que se escreve) é uma hilariante compilação de mais de duzentos micro-jogos numa frenética sucessão e que inevitávelmente fazem-nos descambar para a pura gargalhada.É óptimo enquanto um party game, até porque neste novo usamos o Wiimote para as mais ridiculas tarefas como esfregares o rabo de uma vaca com uma esponja ou segurar uma vassoura nas mãos. E para além disso temos níveis alterados de clássicos como Super Mario Bros ou Starfox.
Não tem gráficos de outro mundo. Não, até parece animações flash, mas para o que foi feito é bom, simplesmente para nos divertir por um bom bocado.
Espero que tenhas percebido melhor do que se trata.

De Zebrandy a 13.04.2007 às 17:12

O Super Paper Mario é uma junção dos Paper Mario (RPG que saiu na N64 e na GC) com o Super mario (bros e World).

Mas por acaso tem uma mecanica fascinante e nunca antes vistas, pois carregando em apenas num botão passas de jogar em "rolling scroll"(2D) para um 3D! Para veres melhor como é, podes ver vídeos.

Fica aqui já um pequeno vídeo para veres do Super Paper mario (Wii) PS: o jogo ja saiu na semana passada nos USA:

http://www.youtube.com/watch?v=1fZebxLlMow



O WarioWare é uma série nascida no GBA, e já teve os jogos: WarioWare(GBA), WarioWare:Twsted (a IGN considerou o melhor jogo para o GBA), WarioWare Touched (DS), e agora o WarioWare:Smooth Moves (Wii).

O que é WarioWare?! São MICRO-jogos (os WarioWare foi quem "inventou" isto dos micro-jogos) autenticamente frenéticos,"parvos"(como espetar um dedo dentro de um nariz), com muito humor, onde tens cerca de 3/5 segundos para os completar, tendo séries de 15/20/25 micro-jogos para completa-los. Mais uma zes vê vídeos para compreender melhor.

De squall a 13.04.2007 às 17:45

vivas pessoal!tava a falar ali com o maka e nem vi o pessoal de cima!

obrigado pelos esclarecimentos!

sim já tinha reparado nisso do 2d para 3d num video aqui do go!

obrigadinho

De namorado a 13.04.2007 às 14:31

"A Wii não consegue competir com a PS3 e 360" - óbvio! Razão pela qual a Nintendo apostou numa consola diferente, de baixo custo e mais vocacionada para o grande público, incluindo os "non-gamers".

Quanto a ser uma consola com futuro incerto no Japão, olhando para os números de vendas não diria o mesmo.

Até percebo o que ele quer dizer sobre as adaptações DS/Wii: é fácil fazer os jogos praticamente idênticos para as duas consolas e não se deve cair nessa facilidade, até porque ninguém gosta de pagar duas vezes pelo mesmo jogo. Se bem que a Nintendo é perita em vender os seus jogos antigos pela enésima vez (Wii Shop / Virtual Console) - sim, estou a meter veneno; por outro lado só prova que os jogos são bons e resistem ao passar dos anos.

E que venham as reduções de preço!

De Shiryu a 13.04.2007 às 14:39

" Se bem que a Nintendo é perita em vender os seus jogos antigos pela enésima vez (Wii Shop / Virtual Console) - sim, estou a meter veneno;"

Isso não é veneno, é um facto... mas outro facto é como é possível resistir a jogos SNES e Megadrive de novo na nossa TV?

De namorado a 13.04.2007 às 14:54

Sim. Nem mais.

De luxxx a 13.04.2007 às 15:11

Mas é pena que a nossa TV seja agraciada com muitos deles a 50Hz - como é o caso de Gunstar Heroes...

De Shiryu a 13.04.2007 às 15:24

O mais grave é o Sonic a %0hz...

E seria assim tão dificil colocar lá uns blitters gráficos? Caramba, os jogos da máquinas de 8 e 16 bits parecem melhor quando vamos ao menu home (a iamgem lá atras usa um blitter que transforma um pixel em vários, parecendo assim muito mais suave) do que quando estamos a jogar.

Ver os pixeis todos do Ryu é engraçado, mas dipensava-se. Quando estive de férias, na TV do meu quarto é 4:3. Todos os jogos da Wii VC estavam perfeitos, já na minah daqui... tenho de jogar ao longe e por em 4:3 na propria TV para ter tudo correcto.

A Nintendo devia-me contratar, tratava disto num àpice e garantia satisfação ao cliente em 101%. Assim sendo, resta-me que "alguém" do outro lado se lembre destas coisas que deveriam ser hoje em dia , senso comun.

De Kenshin a 13.04.2007 às 15:16

Desde que haja opções especiais entre os titulos via wireless penso que não há problema.

De Prometheus a 13.04.2007 às 15:57

Que quer o senhor Wada dizer quando afirma que a o futuro da Wii é incerto? No Japão ultrapassou 2 milhões de unidades vendidas e todas as semanas vende entre 50 000 a 75 000. Toda a gente sabe que vendas elevadas não significam qualidade mas são um dos factores que atraem os estúdios. Quanto à possibilidade de competir com a Xbox 360 e a PS3, é mais que óbvio que, desde o início, que a Wii compete contra elas:

- estão constantemente a ser comparadas

- há jogos que estão e estarão disponíveis na Wii e em pelo menos mais uma dessas máquinas

- as opções fazem-se entre essas três, não à base de "Xbox 360 ou PS3?"

- as declarações de desdenho da Microsoft e sobretudo da Sony em relação à Wii mostram algum receio em relação a esta e uma necessidade urgente de mostrar aos consumidores que "a nossa máquina é que é"

- a incorporação do Sixaxis na PS3, algo que já existia (não foi uma cópia do Wii Remote) mas que não tinha grandes perspectivas e que foi atirado para a PS3 como forma de ter um argumento contra a Wii

E ainda há quem diga que estão em "campeonatos diferentes"? De maneira nenhuma, a Nintendo é que percebeu que não é apenas com potência bruta que se progride e julgar que isto é ingénuo demonstra falta de conhecimentos pelo que a Nintendo já fez pelos jogos, ao longo de quase trinta anos.

De squall a 13.04.2007 às 16:47

a nivel de grafismo não estão em campeonatos diferentes mas em divisões diferentes, sim estão!

agora em termos de vendas sim, aí sim será decidido à ultima jornada! lol

abraços

De Prometheus a 13.04.2007 às 17:06

Em termos de vendas e não só...em termos de apoios, em termos de software de qualidade, em termos de preferências, em termos de reconhecimento e em termos de influência.

Quanto aos gráficos, são um instrumento - podem ser bem ou mal utilizados. Há 12 anos atrás, evolução significava maior poder a nível dos gráficos para que a jogabilidade pudesse ser alterada de 2D para 3D. Hoje já não, e as diferenças entre a PS2 e a PS3 (ou entre a Xbox e a Xbox 360) são bem menores do que as diferenças entre SNES e N64, entre a Mega Drive e a Saturn ou entre qualquer uma das 16-bits e a PS1 (embora o SNES nos seus últimos 3 anos tivesse jogos que graficamente eram capazes de rivalizar com as 32 bits da concorrência).

O maior salto de todos já foi dado há vários anos e se há uma máquina que neste momento tem mais condições para influenciar a próxima geração (a que irá emergir lá para 2012/2013) é a Wii, daí que as palavras do Wada pareçam, no mínimo estranhas, mas ele pode dizer o que quiser.

De squall a 13.04.2007 às 17:13

"O maior salto de todos já foi dado há vários anos e se há uma máquina que neste momento tem mais condições para influenciar a próxima geração (a que irá emergir lá para 2012/2013) é a Wii"

influenciar em que?

no comando?

acredita, eu até agor nao vi nada de muito espantoso com o wiimote!

para mim é uma jogabilidade normal e nada de estrondoso! a wii é diferente pelos gráficos e comando das outras consolas!

mas essas diferenças tem dado resultado, lá isso têm!

De Prometheus a 13.04.2007 às 17:26

Até agora não viste nada de espantoso com o Wii Remote e eu também não vi nada que me deixasse de queixos caídos com a PS3 - mas por algum motivo nós somos consumidores e não designers de jogos, programadores ou decisores nas editoras e fabricantes - eles vêem isso melhor que nós.

Afinal, a Wii não influenciou a PS3 quando a Sony decidiu desenterrar o Sixaxis a tempo da E3?Não foi uma cópia, foi sim uma forma de captar atenções para uma funcionalidade cujo crédito iria parar todo à Nintendo. E isto foi ainda antes dos respectivos lançamentos. Da mesma forma, a PS3 foi feita sobretudo para rivalizar com a Xbox 360 - se tivesse sido feita para rivalizar com a Wii não teria a alta definição como bandeira. E a nova edição Elite da Xbox 360 é uma forma da Microsoft rivalizar melhor com a PS3, cada máquina influencia a concorrência.

Na minha opinião, a Wii é a que tem, por enquanto, melhores condições para se tornar na referência para a próxima geração - há quem não veja nela grande potencial, mas a verdade é que a Xbox 360 e a PS3 ainda não atingiram igualmente o seu pleno potencial - se já o atingiram isso é grave.

Digamos que a Sony e a Microsoft pensaram num plano quantitativo, enquanto que a Nintendo pensou num plano qualitativo - da mesma forma que o salto que foi dado há 11/12 anos atrás foi um salto qualitativo porque alterou a forma de jogar. Se o "plano" da Nintendo vai resultar ou não, ainda não o sabemos. Eu estou inclinado a pensar que sim, porque conheço a Nintendo (como consumidor) relativamente bem há já 16 anos e até agora não me desiludiram - também cometeram erros, mas a minha avaliação deles é globalmente muito positiva.

Muitos portugueses vão comprar a PS3 porque têm confiança na marca "PlayStation", eu tenho confiança na marca Nintendo - afinal, não é qualquer uma que ao longo de trinta anos, consegue criar, expandir, recriar e inovar como a Nintendo o fez, e posso dizê-lo em nome próprio. É por isto que as palavras do Wada me parecem mesmo muito estranhas.

De Maka a 13.04.2007 às 16:05

Penso que a wii tem um futuro seguro, e esta a ir muito bem, com todos os exclusivos, pah brilhante, enquanto a ps2 e a 360 e mais do mesmo a nintendo inovou com os comandos e com os seus jogos criativos, quando quero jogar, querou-me afastar da realidade, portanto nao quero graficos incriveis, quero sim um mundo de fantasia com uma jogablidade perfeita, e isso encontro na wii, foi por isso que a comprei, e por isso que eu sempre estive ao lado da nintedo (tive tambem uma ps2, e pretendo adequirir uma 360).
Mas quero dar os parabens a nintendo por continuar a inovar. Ela arrisca MUITO! queria ver a xbox ou a ps apostarem nos seus exclusivos e no seu comando, e deixar os graficos como secundario, e a nintendo tem ido bem, pelo menos nos outros paises sim, nao ca em portugal, que deve ser o unico siteo onde a PSP vende mais que DS, enfim um pais de labregos com lavagens ao cerebro da nisto :s

De squall a 13.04.2007 às 16:54

"quando quero jogar, querou-me afastar da realidade, portanto nao quero graficos incriveis, quero sim um mundo de fantasia com uma jogablidade perfeita"

lol

aí está mais um argumento julgo eu que um pouco falacioso a tentar dizer que os gráficos não importam! lol

mas não importam quê? num gostarias de jogar um jgo cda vez mais próximo do real?nao te submergirias mais nesse jogo se pensasses que fosse...sei lá algo de genuino!

ok, os jogos são fantasia, mas essa fantasia não a encontras só na wii como qdás a parecer pela tua afirmação!

queres um mundo de fantasia com jogabilidade perfeita?

o pá, caro amigo, tens sempre o final fantasy 7 e no 10 também há muita fantasia! experimenta...ah, a jogabilidade, os sistemas de level up, as skills, tudo, é tudo um mimo de fantasia!

a realidade maka é que tu por teres a wii pareces desprovido de outras experiencias, só queres isso e mais nada!

cada um é como é!

abraços

De Diablos WipeOut a 13.04.2007 às 19:50

squall é óbvio que os gráficos importam, mas também é verdade que hoje em dia se dá demasiada importancia aos gráficos... penso que concordarás comigo nisso. Não preciso de gráficos que me façam cair o queixo se depois não conseguir jogar o jogo. São um dos factores importantes mas muitos atribuem maior importancia à jogabilidade, tal como eu, e por isso não preciso de ter gráficos de ponta num jogo para que para mim ele seja bom!
E repara, tu próprio disseste que para ti o FF7 é o melhor deles todos!!

Quanto à evolução gráfica, discordo contigo quando dizes que a submersão num mundo de fantasia era maior num mundo com gráficos perto da real (fotorrealismo). Não acho que isso seja uma necessidade de um jogo, nem tão pouco da evolução gráfica ter de caminhar nesse sentido! Senão perderiamos jogos como Mário, Sonic, Ratchet & Clank, Rayman... etc. Considero sim que a evolução gráfica tem de permitir que estes mundos possam ser criados, aproximados o mais possivel da ideia dos seus criadores! Mas não ponho os gráficos como principal atributo de um jogo!
Há quem o faça! Mas tu, por exemplo, pelo que dizes pareces-me ser daqueles que dá grande valor à jogabilidade...
Abraço

De squall a 13.04.2007 às 20:14

diablos, concordo plenamente com o teu post!

de que me serviria um ff super realista quando a história nao prestava?

n me serviria para nada...

outro aspecto que focaste é que com gráficos fotorrealistas se perdiam jogos como ratchet rayman, mario...entre outros!

eu nao penso que perdiamos esses jogos!eles poderiam ser graficamente melhorados, nao retirando parte da sua essencia natural que é o divertimento proporcionado!

e sim, gráficos nao é tudo, é uma das partes mais essenciais do jgo, mas penso que desenvolvimento e melhorias gráficas nos jogos andarão lado a lado...

é por exemplo o caso de gow2 ou mesmo o 1 que conjuga gráficos excelentes com umajogabilidade frenética!

abraço

De CHAOTIXX a 13.04.2007 às 21:02

Boas pessoal.
Sem a dita evolução gráfica o que seria de resident evil, ou como se faria um jogo como sonic adventure, ou que seria de gran turismo etc...
São jogos onde o detalhe gráfico e velocidade de processamento são tão ou mais importantes do que a jogabilidade.
O que eu quero dizer é que não se consegue evoluir este tipo de jogos só com um comando que meche!!

De Helder a 13.04.2007 às 16:57

Eu não lhes chamaria labregos! O que há em Portugal é muita ignorância... e isso deixa-me triste em plena sociedade do conhecimento...
E depois desprezam a Nintendo! Como se a Nintendo fosse só para crianças!

De squall a 13.04.2007 às 17:17

eu nem me pronuncio, porque para o maka só quem tem uma ds ou wii não é labrego!

o pá, queres assim?

sim, sou labrego, feliz e quando nao estou no campo a escavar divirto me com uma caixa preta, ao inicio parecia me um grelhador mas chamam lhe peraistaton tes!wiiiiiiii, bem porreira esta caixa preta! lol

na brinca maka! mas referes te aos fanboys ou aos possuidores tds de ps3? lol

abraço

De Prometheus a 13.04.2007 às 17:15

"Labregos" é um bocado ríspido...lembra-te que a maioria dos consumidores não se informa sobre o que compra e isto aplica-se em virtualmente TODOS os bens de consumo, não apenas em consolas de jogos. Isto beneficia as marcas que investem mais em marketing e gera-se um círculo vicioso - quanto mais popular é, mais vende. Quanto mais vende, mais popular se torna.

Em Portugal, como eu já disse, o mercado de jogos é muito imaturo e ao contrário do que sucede noutros países, por cá os jogos apenas se tornaram conhecidos do público em geral a partir de 1990, quando a Nintendo e a SEGA passaram a contar com representação oficial por aqui. A década de 1990 foi provavelmente aquela onde se registou o maior aumento do consumo privado em Portugal - foi nessa década que se multiplicaram os centros comerciais, as facilidades de crédito, os hábitos de passar o dia a ver lojas e afins...ou seja, o português, gosta muito de consumir. Não interessa bem o quê, desde que consuma e a Sony aproveitou isto muito bem - viu que por cá, os jogos eram um mercado de crianças e adolescentes e expandiu-o, muito graças aos que gostam de consumir.

Afinal, foi com a PlayStation original que os jogos se trivializaram por cá e que a pirataria se generalizou, o que contribuiu para que o número de consumidores crescesse. O nome PlayStation vulgarizou-se e tornou-se sinónimo de "consola de jogos" dessa forma - quando demos por isso, toda a gente tinha uma mas poucos que as tinham sabiam realmente o que era e que jogos bons é que estavam disponíveis.

O resto já sabemos, o nome Nintendo quase que desapareceu no início do século XXI no nosso país - se não tivesse sido a internet, eu nunca mais teria sabido nada da Big-N e dos jogos para a GameCube.

De Maka a 13.04.2007 às 16:08

correcçao, quando falei que a ps2 e a 360 eram mais do mesmo, quis disser a ps3 nao ps2 xD

mas penso que ficou claro ;)

De Maka a 13.04.2007 às 17:20

squall meu amiguinho, tive uma psp, passado 3 semanas vendi para comprar uma DS, pela mesma razao de que comprei uma Wii inovaçao, e claro os seus exclusivos, ninguem faz jogos como a nintendo faz. eu nao tou tapadinho pela wii, se tivesse nao iria comprar uma 360, quero uma 360 pelos seus exclusivos e otimos jogos que estam ai a chegar, falas de final fantasy tu? LOL para mim essa serie esta mais que estragada, claro que tem aquela qualidade que poucos jogos teem mas pa mim...ja nao pega. Quando digo que com a jogablidade e com os jogos que uma consola tem para mimchega, nao e pa dar desculpa se tem maus graficos ou nao, se comprei uma wii foi porque queria os jogos dela e os novos comandos, e ve uma coisa, os graficos que se tem visto para a wii ainda nao e NADA do que ela pode vir a mostrar, tanto que os graficos da 360 e da ps3 tambem ainda nao sao nada do que pode vir a ser, pah e assim podes disser que a wii nao tem graficos, eu tou farto de ouvir isso mesmo sabendo que nao e bem assim, eu ao menos tenho os meus exclusivos que eu ADORO, para mim a ps3 e a 360 sao filmes, joguei motorstorm e aesse jogo comparado com o excite truck e um autentico LOL, mais uma vez como a nintendo disse nao e so os graficos que interesam, enquanto a ps3 e um update da ps3 (com um comando pior) e a 360 um update da xbox, a nintendo inovou a maneira de jogar, preocupou-se mais com isso do que os graficos, abriu as portas para mais pessoas "entrarem" no mundo dos jogos, o que a nintendo ta a fazer e buscar a MAIORIA das pessoas, porque os non gamr´s logicamente que sao muito mais que os hardcore gamer´s, ela apostou pela simplifidadde, e por um lado temos aqueles jogos mais hardcores, eu nao wii encontro tudo o que quero, menos jogos de alta difiniçao, mas como ja disse pretendo comprar uma 360 elite por isso mas mais pelo online.
nao sei se a jogas-te wii ounao, e se tives-te a volta dela umas horinhas, mas digou-te eu tou contenticimo com a minha wii, e ainda so tenho zelda red steel wii sport´s e excite truck, pah tou adorar, e ainda tenho uma lista enorme que queria jogar.
Se ja perdes-te um tempinho com a wii penso que praticamente entras-te dentro do jogo...sinto imenso isso no red steel excit truck e espcialmente no zelda. e nota o zelda tem grafismo de GC, eu olho paquilo e para mim sao bons graficos, claro que ja vi melhores, mas mesmo com graficos de GC nao deixou de ser um bom jogo.
percebes onde eu quero chegar? para mim graficos e secundario, mas e a minha opiniao, pode ser estupido para ti, mas como a tua opiniao pode ser estupidas percebes? somos pessoas diferentes, e por pessoas diferentes que temos 3 maquinas diferentes, penso que e isso lol

De squall a 13.04.2007 às 17:36

"falas de final fantasy tu? LOL para mim essa serie esta mais que estragada, claro que tem aquela qualidade que poucos jogos teem mas pa mim...ja nao pega."

nao pega?porque por ser sempre o mesmo rpg?por seguir sempre a mesma formula?

faz o mesmo que zelda mario metride...os vossos melhores exclusivos!

"graficos que se tem visto para a wii ainda nao e NADA do que ela pode vir a mostrar"

nao esperes lá muitas melhorias...

"aqueles jogos mais hardcores, eu nao wii encontro tudo o que quero"

depende daquilo que tu queiras é certo mas não vejo grande diversidade até agora!
falaste em excite truck?para mim esse titulo não me diz nada, para mim fazer piruetas com carros no ar n é tão engraxado cm um motorstorm!

para mim quanto mais próximo da realidade um videojogo poder estar melhor, e nisso a wii não tem capacidade pois os graficos são parte fundamental nesse aproximar da realidade!

e sim já joguei wii, e quero possuir umapois tem grandes titulos que gostaria de jogar!assim como irei comprar uma ds, mas da wii do que vi só mesmo zelda!

é a mha opinião mas tambem nao ligues porque sou ignorante, labrego, pá além das psx só tive uma saturn!lol

abraços

De Maka a 13.04.2007 às 17:29

LOL desculpem ter usado a palavra "labrego"

sim squall fanboys, nao digo que sejas um labrego por teres uma ps3, eu proprio irei comprar uma se ganhar excluivos começar a mostrar o que realmente consegue, nem digo que baixe o preço (ate era bom), mas se tiver isso tudo tou disposto a dar os meus 600€ por ela, pk graças a deus o meu trabalho premite k eu "largue" ESSE DINHEIRO

o que eu quero disser e como disseram ai em cima foi sim a ignorancia, nao conhecem as outras 2 consolas, e vao pah ps3 por ser uma playstation, como o bill gates disse, se a sony vende-se 8 mio tijolos a disser playstation essas pessoas compravam percebes? ma informaçao, e eu tenho visto isso em foruns...
por exemplo:

"os meus jogos da ps2 rodam mal na minha ps3"

"como se liga o rumble?"

"ha o meu sensor de movimentos nao e cocmpativel km a minha tv, e precisso comprar uma hd dvd?"
loool tipo coisas destas nao inventei nada, e o que eu tenho visto nos foruns, so penso que as pessoas deviam de se informar primeiro antes de investir numa consola, e nao irem em pub da tv (lavagem cerebral) e nao irem pelos media e pelas revistas, onde pdissem que a ps3 e PERFEITA| a melhor e no qual nao e, tao a enganar as pessoas, penso que muia coisa disso e por termos uma sony em portugal, e se os responsaveis disso tudo e ela, esta a fazer um OTIMO trabalho, porque pois claro qualquer k seja a empresa qur e vender o seu produto.

e pena que nao tenhamos uma nintendo portugal ou ate mesmo uma nintendo iberica, tenho a certeza que iria mudar MUITA coisa.

De squall a 13.04.2007 às 17:41

maka, aquilo do labrego foi na brinca!

eu sei que é essa situação que se passa em portugal e não só!mas as pessoas com o avançar dos anos deviam estar mais atentas!contudo nao se justifica que lhes chames labregos lol

"sim squall fanboys"

e pá, eu n sou fanboy!

abraços

Comentar post


Pág. 1/3



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


calendário

Abril 2007

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930

Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2013
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2012
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2011
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2010
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2009
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2008
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2007
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2006
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D

Links

Mais Jogos no SAPO