Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

GameOver: Blog oficial

O blog oficial do GameOver. Participa!



Sexta-feira, 20.04.07

A importância dos pequeninos

É estranho quando se chega à conclusão que grande parte das horas passadas junto a consolas next-gen tem sido na companhia de jogos que de nova geração têm muito pouco.

 

Quero com isto dizer que no, que toca à minha 360 e Wii, as estrelas dos dias, semanas, meses, noites e dias... têm sido obras vindas do Live Arcade e da Consola Virtual.

 

Geometry Wars, Boom Boom Rocket, Symphony of the Night, Zuma, Time Pilot ’84, Heavy Weapons, Gauntlet, Comix Zone, A Link to the Past, Donkey Kong, Bonk’s, Galaga, Vigilante, Ocarina of Time, têm preenchido a maior parte do tempo que as referidas máquinas se encontram ligadas apenas por diversão, e não por motivos de trabalho.

 

Das duas uma, ou estou realmente velho, ou então algo está a faltar aos títulos lançados para esta nova geração de máquinas. Diversão? Simplicidade? Charme? Brilhantismo? Não sei... mas sinto cada vez mais que há muita, mas mesmo muita vida para lá de gráficos HD, saídas HDMI, 720 e 1080, e sensores de movimento.

 

PS - Infelizmente, não posso falar dos títulos da PS Network, isto porque a debug enviada pela Sony não se liga ao serviço online da PS3. Enfim...

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

por luxxx às 14:13


5 comentários

De Shiryu a 20.04.2007 às 20:24

Senhoras e senhores, meninos e meninas, apresento perante vós o maior poder à face da Terra desde a bomba nuclear:

NOSTLAGIA!

É isso mesmo, quer seja um suspiro ou apenas um "isto no meu tempo é qque era", a NOSTALGIA faz vítimas a torto e a direito, sem entrvave, sem mesericórdia.

Ataca quando menos se espera, quer seja por um som familiar do Mario a apanhar moedas ou do Sonic a dar um salto, a música do Zelda, o barulhino do Spectrum enquanto lia os jogos, a mão do Amiga com a diskette, enfim, ela está por todo o lado.

Depois ainda temos publicações escritas como a "Retrogamer" que na deste mês trás a entrevista definitiva ao Iga sobre o recente relançamento do Castlevania no XBLA.

Depois a desgraçada da Wii! A Wii, pelo seu módico preço trás lá dentro dauqlea sexy caixa branca que semrpe me lembra um DVDRW externo uma GameCube, uma Nintendo64, uma Megadrive, uma Super Nintendo, uma Turbografx 16, uma NES e em breve, um MSX,um Commodore 64 e uma MVS.

REPEMT NOW! FOR THE END IS NIGH!

Tal como o luxxx, o meu tempo na Wii é divido 50%-50% entre as novidades da consola e os jogos da Wii VC. Só hoje logo a começar o dia foram umas horitas de Lylat Wars, já perdi a conta ao número de horas que aparecem nos logs da consola que apontam "SNES Street Fighter 2".

Depois temos a "nova" religião, da qual eu sinceramente semrpe me senti tentado a seguir, visto ter na minha cabecinha muitas ideias para estes ditos jogos casuais, tendo já contribuido para 2 shooters 2D visto de cima de dois amigos meus e defender, (reprito DEFENDER) que os jogos estão a ir no mau caminho das sequelas de sequelas de sequelas, onde parecem primar os gráficos fotorealiastas ao invés de um jogo divertido. Gráficos acima de jogabilidade é PECADO!

Caminhamos pois para um verdadeiro "clash", uma guerra à moda antiga. Como se vê com o XBLA, já ha empresas que gastam milhões em grandes jogos a investir em jogos mais simples que de certeza fazem render mais depressa as suas despesas de produção. O que fazer, se os jogos começam a ficar nas prateleiras, porque as pessoas já se divertem q.b. com jogos que custam 5 - 10 euros que vêem quase de imediato pela internet!? Há pois é, por que isto de cortar com os destribuidores clássicos parecendo que não, poupa muito, muito dinheiro (Vejam o STEAM!).

Lembrem-se, o sr(mal-criadão) Jaffe após ter feito o seu épico, agora já só quer fazer jogos arcade, como o Calling all cars. Para ele, os jogos da corrente geração deixaram de fazer sentido. Quantos mais seguiram o seu exemplo!?

Abraçem o espirito dos jogos arcade. O verdadeiro jogo não estã num Final Fantasy XII (peço desculpa, foi o primeiro q me saltou à cabeça) onde somos obrigados a jogar horas e horas e horas a fio para subirmos de nivel, para podermos dislumbrar uma morcela da história... no entnato está mais do que porvado que a jogabilidade arcade pode sobreviver de mãos dadas com os avanços tecnológicos, como demostram bem o Burnout, o Excite Truck e até o Heatseeker! Ter tecnologia para fazer jogos fotorealistas não é desculpa para não os fazer viciantes e tão apaixonantes como o Lemmings no Amiga (cá está foi o primeiro nome que me surgiu na cabeça).

Enfim, vamos não deixar a Sony de fora, embora eles deixem a GO sem PS3 (toma, a chamada entrada a pés juntos, facadinha que não mata mais mói do Shiryu aos gajos da Sony, é sempre a mesma coisa, este gajo) e dizer que o Flow (que quase veio para a Wii) é muito fixe, e com o recente anuncio de jogos PS1 na PSP, estamos no bom caminho para cada vez mais mercado para estes ditos "pequeninos".

Só de pensar que o F-Zero da Super Nintendo tem 512kbs e oferece tanto e o Genji 2 deve ter uns valentes gigas e oferece... erm "Giant Crabs" , "Massive Damage" e "Real Time Weapon Switch". Não tende atenção ao barulho que estam a fazer os pequeninos, não. Os grandes que se cuidem!

v ^_^

De luxxx a 21.04.2007 às 01:03

Nem mais! Nem mais! Subscrevo do início ao fim as palavras do Shiryu.

Veja-se o caso da PopCap Games. Veja-se a EA e a sua divisão Pogo. Veja-se a Bizarre. Veja-se o sucesso das adaptação de velhos clássicos. Veja-se a Rare a fazer adaptações de títulos Spectrum/Commodore64. Veja-se David Jaffe. Veja-se a Q e Mizuguchi com Lumines.

Rápidos... simples... extremamente divertidos... sem grandes custos de produção... sem grandes custos de distribuição... e ao alcance de todos. E até multiplayer online têm. Além do mais, são baratinhos.

Faço minhas as tuas palavras: os grandes que se cuidem!

PS - Quanto à Sony e à PS3, bem...

De Shiryu a 21.04.2007 às 02:34

E no futuro apocaliptico, onde os macacos herdam a Terra e a humanidade é feita escrava, dos escritos sagrados que passam entre a resitência humana contra a o pressão Sony... perdão, macaca, vai-se poder ler:

"Shiryu e Luxxx previram a chegada do apocalise videojogável nos Blogs da GameOver, no distante ano de 2007. Se mais tivessem ouvido, hoje estariamos num mundo diferente, quem sabe, melhor, antes do grande apocalipse de 2034, quandos todas a PS5 do mundo decidiram derreter, levando consigo toda a energia electrica e fritando todos os sitemas electronicos do planeta... se ao menso tivessemos ainda umas DS3 e PSP3 a energia solar. Poderiamos ter salvo os escritos sagrados* onde poderiamso ter passado às gerações seguintes de forma a elas podem lutar a tirania dos macacos. resta-nos achar portanto, o lendário tijolo videojogável portátil da Nintendo** que operava a 4 pilhas AA de 1.5 volts, com o jogo feito por um Russo que o vendeu a 4 ou 5 pordutores diferentes e lhes passou a perna a todos, não o deixnaod asism ser um jogo exclusivo ***"

E não é que cheguei a bocado a casa e ja tava aqui no pc no Grid Wars!? Ai que caraças...

*Jogos
**Gameboy de 1989
***Tetris

De luxxx a 21.04.2007 às 02:44



E para mim essa continua mesmo a ser a melhor versão do Tetris. É um daqueles cartuchos sagrados que nunca perco de vista.

Portanto, se escavarem bem aqui perto de minha casa pode ser que dêem com ele.

De Shiryu a 21.04.2007 às 03:04

Olha que o da DS apanhou-me desprevenido, de tão bom que é.

Mas nada bate as músicas do original do GameBoy.

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


calendário

Abril 2007

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930

Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2013
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2012
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2011
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2010
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2009
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2008
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2007
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2006
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D

Links

Mais Jogos no SAPO