Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

GameOver: Blog oficial

O blog oficial do GameOver. Participa!



Sexta-feira, 22.06.07

100 jogos em 10 minutos

O Commodore Amiga terá sempre um lugar muito especial junto ao meu coração. Foi o digno sucessor do ZX Spectrum, apresentando-me a um universo gráfico e sonoro absolutamente soberbo. Na minha opinião, tratava-se de uma máquina muito há frente do seu tempo.

 

Entre 1988 e 1993, descobri:

 

Speedball 2, Dino Dini’s Kick-Off, as aventuras da Lucas, Xenon II, as resmas de jogos da Psygnosis, Turrican, a Team 17, as músicas de Chris Huelsbeck, Silkworm, SWIV, os ambiciosos produtos da Cinemaware, GODS, a importância da música, a cor, Magic Pockets, que as minhocas matam-se umas às outras, Sword of Sodan, Dune da Cryo, o look pop star dos Bitmap Brothers...

 

... que os joysticks fazem calos nas mãos, que as conversão de jogos para as arcadas podem ser visualmente semelhantes ao original, Chaos Engine, que Peter Molyneux adoraria ser Deus, Populous, que o Soccer pode ser Sensible, a brutalidade ingénua de Cannon Fodder, o rato, a estratégia em tempo real, a Core Design sem Lara, Cadaver, que os Lemmings são realmente burros, os ataques nucleares de Mega Lo Mania, o Softclube, os erros das disquetes... entre muitas, mas mesmo muitas, outras maravilhas!

 

Sem mais, aqui fica um vídeo composto por 100 jogos do Commodore Amiga. Apesar de faltarem alguns ícones, não deixa de ser um excelente tributo a uma das melhores máquinas da história dos vídeojogos.

Autoria e outros dados (tags, etc)

por luxxx às 13:13


31 comentários

De Spirit a 22.06.2007 às 14:22

Bom tributo luxxx. Recordo-me como se fosse hoje de chegar a casa com um jogo novo e ir a correr a colocar a disquete naquela máquina branca que já não corria cassetes. De pedir emprestado jogos, comprar caixas de disquetes virgens e copiar para mim no x-copy. Dos arquivadores de disquetes cheinhos até aos cotovelos de grandes pérolas. Chase HQ 2, secret of monkey island, moonstone, manchester united FC, chuck rock e sensible soccer foram os que me mais tempo me roubaram. E como ainda guardei religiosamente uns bons anos os vários joysticks que tive já que um atrás do outro se iam avariando com a velocidade louca com que a bola era trocado no sensible soccer. Bons tempos. Grandes jogos.

De luxxx a 22.06.2007 às 23:45

Grandes verdades, Spirit!

De 2cool a 23.06.2007 às 13:36

um pequeno off topic:
eu estou a participar num passatempo e preciso de inventar uma frase para poder ganhar mas não me vem nada original a cabeça.
será que alguém me pode dar uma ajudinha?
a frase tem de envolver as palavras xbox360 e domingo

ficaria grato a quem me ajudasse. obrigado
fiquem bem

De Shiryu a 24.06.2007 às 19:15

"No Domingo decidi descansar,
e X-Box 360 quis jogar,
no entanto quando a fui ligar,
3 luzinhas vermelhas mandaram-me pastar."

Em minha defesa:
http://www.youtube.com/watch?v=bKtK0tyA5-k

Eu nasci em 1978, como podem esperar que fosse normal!?

De GTAMANIAC a 22.06.2007 às 14:23

De facto o amiga é um verdadeiro marco e este video trouxe-me imensas recordações dos tempos em que eu jogava no meu commodore amiga 2000... tantos grandes jogos que me fizeram "perder" horas da minha vida... desde o lemmings, passando pelo sim city ou pelo fire and ice até ao incontornável prince of persia, a quantidade de joysticks que eu tive de trocar devido ao desgaste que sofriam nas muitas tardes de jogatana...
Bom post, luxxx. É sempre bom lembrarmo-nos sempre porque é que gostamos tanto de videojogos!

De luxxx a 22.06.2007 às 23:47



Convém sempre lembrar que houve vida para além das 32, 128 e geração actual de máquinas.

De Shiryu a 22.06.2007 às 14:25

Ou se estava lá na altura ou é manhoso de se perceber. Felizmente, eu estava lá, e é assustador ter conseguido dizer todos os nomes dos jogos no clip.

Porque raio é que nunca ninguém conseguio fazer uma sequela do "Quest for the MoonStone" !? Será que também levava um "Adult Only" na capa? Foi o meu primeiro jogo com opção "Gore On" e "Gore Off". Claro, jogava sempre "Gore On".

Enfim, de facto, há muitas lições para aprender nos jogos daquela época que hoje em dia as produtoras ignoram... e quem fica a perder? Nós, pois claro!

Noutro tópico:

Curtas da GO - Ep 12 - "50.000.000 Razões"
http://videos.sapo.pt/LopbPQGZz7FSK1MRUcpK

De luxxx a 22.06.2007 às 15:15

AH AH AH AH AH AH AH AH AH AH!!!!!

Coisa mais linda!

E que grande filme diga-se. Foi em "Nova Iorque 1997", realizado por John Carpenter, que Kojima foi beber inspiração para a criação de Snake... só que não de Pliskin.

De mWm a 22.06.2007 às 14:26

Bela compilação... desses 100 reconhecia para aí uns 10 no máximo! Mesmo oldschool!

De luxxx a 22.06.2007 às 23:48

Podia ser pior, mWm...

De The Punisher a 22.06.2007 às 21:54

O video é bastante elucidativo da qualidade que o amiga evidenciava. Se repararem bem, muitos dos jogos tinham pormenores gráficos invejaveis para a altura. Mas a maioria deles destacava-se por uma jogabilidade acessivel e descomplexada que resultava muitas das vezes num tremendo vicio. No video estão reunidos clássicos arcade ( booble booble, rainbow islands, shadow dancer), sensible soccer (o jogo de futebol mais conhecido de sempre), titulos que tiveram um port posteriormente nas consolas 16 bits ( lemmings, chaos engine, mega-lo-mania, desert strike, klax, outrun, flashback), bem como o super conhecido prince of persia ou o blue brothers. Quanto às ausencias que me recordo, talvez o Leisure Suit Larry (port do spectrum / msx), two crude dudes, Super Karateka +, entre outros. Quero deixar um especial destaque ao Flashback, que foi uma das melhores aventuras que já joguei até hoje, com direito a passar pela megadrive, e cuja memória foi desgraçada pela pessima sequela fade-to-black que atingiu pcs e afins...

De Shiryu a 22.06.2007 às 22:50

Vomitei um bocadinho para dentro, quando li "Fade 2 Black"... tentarem vender isso como sequela do Flashback devia ser crime.

De luxxx a 22.06.2007 às 22:53

Faço minhas as palavras do Shiryu. Também senti um espasmo no esófago ao ler "Fade 2 Black".

Como é possível que a Delphine tenha estragado tanto um IP tão bom?! Foi na altura em que tudo tinha de passar para 3D. Uns conseguiram de forma imaculada - Mario64 - outros estamparam-se ao comprido - Fade, Earthworm, etc, etc, etc...

Um nojo, portanto!

De Shiryu a 22.06.2007 às 23:50

É Incrível com a Nintendo conseguiu por várias vezes acertar nos jogos de passagem 2D para o 3D. deveriam ser lição obrigatória, mas pronto, a Delphine tentou e deu-se mal... muito mal... asquerosamente mal... blergh.

A Nintendo sempre arriscou forte, e deu-se bem (Mario, Zelda, Metroid), 1 vez acertar em cheio pode ser sorte, mas já com tantos exemplos na lista, deve ser mesmo talento.

Enfim, coisas do passado, agora só interessa é fazer jogos 3D. Venha de lá o Contra IV, que eu gosto de ser do "Contra" nas tendências da moda.

De Shiryu a 23.06.2007 às 01:32

Bingo!? JACKPOT PÁ!

http://kotaku.com/gaming/vee-cee/new-wii-vc-titles-rated-by-esrb-271427.php

Super Turrican & Super Turrican 2! Eu tenho o Cartucho do 1, mas o 2 é uma raridade semipreciosa que sempre se conseguio iludir pelos meus dedos.

Bolas e eu depois vou de "férias" e não tenho Net... era fixe que isto saisse já para semana!

Estou pasmo... Nintendo & Factor 5 de novo na mesma "cama"... QUERO O ROGUE LEADER 4 NA WII!!!!

De luxxx a 23.06.2007 às 01:46

Super Turrican I e II na VC... bingo... bongo... bango!!!

Felizmente, não se meteram por caminhos conturbados, que poderiam ter dado origem a um capítulo 3D menos próprio.

E não esquecer Shining Force, um dos meus RPG de eleição da era 16 bits.

Boas novas estas.

De Shiryu a 23.06.2007 às 01:59

Guardamos o champanhe e os foguetes para o dia que anunciarem:

"New Wii Virtual Console System added: Commodore Amiga (all models)"

Quão fácil seria de fazer, e tendo em conta que os jogos usam rato ou joystick com 1 botão e apenas algumas teclas... era so falar com a Factor 5, o Jonh Hare da Sensible Software, os Irmãos Bitmap, porcurar o pessoal da Gremlin Graphics, mandar um mailzinho à Team 17 para fazerem €$£ na Wii VC para além do que já fazem na PSNetwork...

É triste ser-se pequenino e ter ideias destas, porque nunca sei para onde é que as hei de ir gritar de modo a que me oiçam... lá vou eu para o Hurrican um bocadinho!

De luxxx a 23.06.2007 às 02:07

E a Sony podia pensar em dar uma olhadela ao catálogo da Psygnosis, levando até à Network coisas lindas como Shadow of the Beast, Ballistix e Agony, só para dar um trio de exemplos.

Já agora, o regresso de Colony Wars também não seria mal pensado. Para mim, continua a ser um dos melhores simuladores de combates espaciais que passou pelas consolas.

De Shiryu a 23.06.2007 às 02:17

Ai, o Colony Wars...

Ando desgraçado de tempo em tempo em buscar da Banda Sonora do 1, que é o meu favorito. Na altura, caramba, era como jogar um episódio do Babylon 5 .

Aliás, tens culpa parcial na minha "tara", pois a primeira vez que vi o jgo foi no Templo dos Jogos, que gravei numa K7 e passei esse verão a rever os segundos dessa antevisão, era como se o Wipeout 2097 fosse atirado ao espaço em termos de motor do jogo.

Tenho ali o meu belo do original ali guardado com estima. Olha que belo candidato a versão HD, hem?

Aqui fica um url para os teus links deste grande senhor:

http://www.coldstorage.org.uk/

Pena, conheço o site a uns valentes anos, já lá teve bem mais mp3 para a malta sacar à borla, mas mesmo assim não tá nada mau, Wipeout e Wipeout 2097 e os mods do Shadow of the Beast 2.

De luxxx a 23.06.2007 às 02:31

Bem me lembro das imagens que passei no Templo. Fiquei completamente fascinado quando as vi.

Era exactamente o que tu dizes: um episódio de Babylon 5 interactivo. Na altura, as batalhas eram verdadeiro mel para os olhos, acompanhadas por um áudio que era um bolo de chocolate para os ouvidos.

Realmente... está a pedir HD, está!

O link já está guardadinho!! ThanXXX!

De Shiryu a 23.06.2007 às 03:07

E eu tou a ser burro, porque se as músicas estam em ficheiro .xa, eu posso converte-las para WAV... to be continued amanhã. ^____^

De luxxx a 23.06.2007 às 03:30

Cá estarei!

De Shiryu a 23.06.2007 às 03:41

E já agora, de notar que todo o gráfismo do Babylon 5 foi feito em Commodores Amigas:

"Straczynski anticipated the rise of digital television, shooting the series in 16:9 format, rather than the normal 4:3 — six years before ER and many other dramas began doing the same thing. Babylon 5 also revolutionized the use of computer technology (using Amiga-based Video Toasters at first, and later Pentium and DEC Alpha-based systems)[4] in creating visual effects at a time when using models and miniatures was still the norm. It was also the first SF series to respect Newtonian physics in its space-battle sequences, with particular emphasis placed on the effects of inertia. More recent series such as Joss Whedon's Firefly and the Sci-Fi Channel version of Battlestar Galactica have also made similar efforts to simulate realistic physics."

B5, Firefly, Battlestar Galactica... olha, descobri um padrão, tenho um gosto particular por Sci Fi que respeita as leis da física de Newton.

zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz

De luxxx a 24.06.2007 às 02:10

É verdade. Há muitos anos atrás vi um documentário sobre os efeitos de Bab5, com os Amiga como pano de fundo.

De Shiryu a 24.06.2007 às 19:41

Vitória total, Colony Wars OST completo, convertida directamente dos ficheiros .XA do jogo.

Mais uma bela adição para o meu leitor de MP3.

v ^_^

De Rodrigues 76 a 22.06.2007 às 22:50

Pelos comentários que li aqui até me sinto mal em dizer isto, mas não conhecia esta maquina nem os seus jogos e pela altura dela tinha uma qualidade gráfica impressionante.
Bem, é sempre a aprender coisas novas.

De luxxx a 22.06.2007 às 22:57

Foi uma grande máquina, Rodrigues 76. Um salto qualitativo impressionante para quem estava habituado ao Commodore 64 e, principalmente, ao ZX Spectrum.

Ainda hoje dá grande gozo jogar a muitas das obras nascidas para o Amiga.

De rafael a 23.06.2007 às 15:57

Inrível, eu não fui dessa época, mas os jogos tem gráficos semelhantes a minha antiga super nintendo, que deve ter vindo bem depois...

De luxxx a 24.06.2007 às 02:09

É verdade, sim. Uma excelente máquina. Não esquecer que o primeiro Commodore Amiga - versão 1000 - foi lançado em 1985. Impressionante!

De Shiryu a 24.06.2007 às 23:28

Offtopic:

Pediram-me para colaborar num futuro (talvez) site sobre jogos e para isso fiz a crítica ao Mario Strikers Charged Football, a qual gostaria de partilhar aqui:

http://pwp.netcabo.pt/shiryu/mscf.zip

Qualquer feedback, cá estarei atentamente para o receber.

Já agora, fiz um filme para a crítica e perdi, porque quando estou a fazer filmes, o pequeno lag entre a imagem devido a ter de pasar pelo DVD e só depois para a TV, é o suficiente para impossibilitar a defesa do MegaStrike. Pensava eu que tinha dado a volta ao jogo para perder assim inglóriamente a segundos do fim...

http://videos.sapo.pt/3myIhdjAJczFZy60yT7E

Comentar post



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


calendário

Junho 2007

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2013
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2012
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2011
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2010
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2009
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2008
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2007
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2006
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D

Links

Mais Jogos no SAPO