Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

GameOver: Blog oficial

O blog oficial do GameOver. Participa!



Segunda-feira, 16.07.07

Quando as esperanças superam os 100 milhões...

Satoru Iwata tem muitas esperanças para a Wii. Muitas mesmo. Bem contabilizadas, são mais de 100 milhões de esperanças...

 

Falando aos jornalistas durante a E3, o presidente a Nintendo referiu que não se admiraria se a Wii vendesse tanto ou mais do que a PlayStation2.

 

“Mais de 100 milhões de PS2 vendidas é um número extraordinário, que nunca conseguimos atingir com o nosso negócio de consolas. Mas poderemos ultrapassá-lo se a nossa aposta na expansão do mercado de jogadores continuar a ser um sucesso.”

 

Mulheres... avós e avôs... tios e tias... padrinhos e madrinhas... a esperança de Iwata reside em vocês. Para lá de 100 milhões delas.

 

Nós cá estaremos para ver se são atingidas.

 

Por mim tudo bem, desde o momento em que não comecem a tornar casuais séries como Zelda, Mario, F-Zero e por aí adiante. Já agora, façam o favor de não cancelar jogos como Project HAMMER.

 

A ver vamos até onde chegará esta estratégia da Big N. Mas uma coisa é certa, não deixo de ter algum receio dos efeitos colaterais...

Autoria e outros dados (tags, etc)

por luxxx às 13:16


61 comentários

De gt a 16.07.2007 às 13:29

Primeiro passa essa barreira a DS.

Só depois é que lá para 1012 passará a Wii.

E comparando as vendas da Wii vs PS2 (e já agora vs DS), vemos isto:

http://vgchartz.com/hwcomps.php?cons1=Wii®1=All&cons2=PS2®2=All&cons3=DS®3=All&align=1


Vendo isto, até digo que a DS e a Wii vão ultrapassar as vendas da PS2...

De gt a 16.07.2007 às 13:30

Não é 1012, mas sim 2012 (o ano)

De Squall a 16.07.2007 às 13:30

Pode ser que aconteça, mas acho pouco provável!
E por outro lado como dizem os Fanboys da Nintendo, uma monopolização do mercado só por parte de uma empresa é muito mau...

Abraços

De Prometheus a 16.07.2007 às 13:46

Ultrapassar os 100 milhões acho extremamente improvável. Isto porque:

- a PS1 e a PS2 conseguiram isso devido a uma certa ausência da concorrência --> a Saturn foi um flop total e a N64 já chegou tarde, quando a máquina da Sony estava bem implantada; com a PS2 foi parecido, a Dreamcast saiu de cena devido à inépcia da SEGA e durante mais de um ano a PS2 esteve praticamente sozinha, Xbox e GameCube foram para nichos

- desta vez a concorrência é mais equilibrada, mesmo com a expansão de mercado da Nintendo, duvido que a Wii venha a aproximar-se dos 100 milhões

As duas gerações anteriores foram excepções, acho que desta vez vai ser um panorama mais equilibrado; é bem possível que seja a Wii a vender mais do que as outras duas mas atingir um domínio absoluto, é extremamente improvável; a Microsoft não disse que queria vender 90 milhões da Xbox 360?

De Prometheus a 16.07.2007 às 13:51

Esqueci-me de um pormenor muito importante!

Para que a Wii venda mais de 100 milhões de unidades...é preciso que elas funcionem mal e comecem a dar o berro após 2 anos de funcionamento (ou menos)...

De Squall a 16.07.2007 às 14:10

Felizmente as minhas nunca deram problema algum, mas ouvi por ai que cerca de 30 milhoes ou mais estragaram-se...É muito azar!

Por outro lado considero mais grave na actual geração, uma máquina como a xbox apresentar problemas!

De Prometheus a 16.07.2007 às 14:30

Sem dúvida, uma situação como a da Xbox 360 é inadmissível; eu sei que a garantia foi estendida para 3 anos mas quem é que gosta de ter que esperar por uma nova enquanto a Microsoft envia as defeituosas para a República Checa para serem arranjadas/exterminadas? Se o meu SNES que tem mais de 14 anos funciona sem problemas porque é que há imensas X360 que "falecem" numa questão de meses?

A Wii numa situação de crise mostraria uma luz de que cor...roxa? The purple light of death? Ou então no écran aparece uma figura do Mario em péssimo estado a gritar "Mamma mia, this Wii doesn't-a work'a no more!"

De luxxx a 16.07.2007 às 14:36

Squall... quanto às 360, nem comento. Já tenho a minha dose de luzinhas vermelhas - nove, mais precisamente.

De Squall a 16.07.2007 às 18:06

9 Luxxx?

Inadmissivel, mas também é preciso muito azar!
cRUZES, eu ficava revoltado!

Abraço

De luxxx a 16.07.2007 às 14:34

AH! Essa foi mázinha, Prometheus...

De Maka a 16.07.2007 às 14:03

Acho muito pouco provavel..

De Pedro Roneberg a 16.07.2007 às 14:50

Na minha opinião, a Nintendo esta a abandona e muito os chamados Hardcore gamer's e está apostar demasiado no jogos casuais para toda a familia. Dá-me a noção que a Nintendo se esta perder um pouco no exito que está a ter... e uma coisa é certa: "Quanto maior se é, maior é a queda!" e eu sei disso... tenho 1.96! :o)
Fiquem pessoal
PSN: RONEBERG

De luxxx a 16.07.2007 às 15:13



Roneberg... depois de ler muitos dos teus comentários às notícias, é um prazer ver-te aqui no blog.

De Megalodon a 16.07.2007 às 22:58

Beeeem. 1.96?!?! Pedro, mas isso faz todo o sentido, um grande homem deve escolher uma grande consola.

De Maka a 16.07.2007 às 17:31

Olha que tens razao, quando se e maior a queda tambem o é. E eu tambem ja começo a ficar preocupado com isso, a nintendo que nao se eskeça tambem de nos

De luxxx a 16.07.2007 às 18:19

Essa foi a real razão do meu post. Enquanto utilizador da Nintendo, começo a ficar um pouco preocupado com esta estratégia Nintendo.

E depois vêm as notícias da "pausa" do desenvolvimento de Project HAMMER e do facto de Twilight Princess não ter vendido no Japão.

Estas afirmações também me deixam na expectiva do que está para vir...

http://gameover.sapo.pt/article.html?id=34057&platform=19

De Prometheus a 16.07.2007 às 20:41

Bem, eu confio na Nintendo - em 16 anos, não me desiludiram e para quem é representado pela Concentra, até consegui ter acesso a muita coisa boa deles.

Agora, é um facto que a Wii está a ter as vendas que tem porque está a criar um novo mercado. Se a Wii fosse uma consola com capacidades HD e semelhante à PS3 e Xbox 360, então não estaria a ter todo este sucesso.

Eu acho que não vamos ser desapontados. A Wii teve uma entrada fulgurante para cativar as pessoas que até aqui nem sequer pensavam em jogos; a Nintendo conhece o seu público "tradicional" e a verdade é que duvido que haja alguém que vai comprar antes uma Xbox 360 só porque o Halo 3 tem online e o Metroid Prime 3 não ou uma PS3 por causa do Gran Turismo 5, em detrimento da Wii.

Julgo que nos próximos meses, vamos todos ter razões para ser felizes. Se assim não for, então a Big N vai ter muito que explicar.

De Squall a 16.07.2007 às 20:48

"e a verdade é que duvido que haja alguém que vai comprar antes uma Xbox 360 só porque o Halo 3 tem online e o Metroid Prime 3 não ou uma PS3 por causa do Gran Turismo 5, em detrimento da Wii."

O contrário também se verifica, nao prometheus?

Abraço

De Prometheus a 16.07.2007 às 21:00

Claro que se verifica, mas existem de certeza muito mais casos de pessoas que preferem comprar duas delas - a célebre combinação Wii60, por exemplo...mas pela forma como a Xbox 360 funciona, é provável que o número 60 caia de muitas dessas combinações...

Já agora, offtopic:

Agora que a Concentra está a passar anúncios à Nintendo outra vez na televisão portuguesa (pois, lá devem ter percebido que se o público não faz ideia do que é a Wii não a vão comprar), espero que não mandem cá para fora anúncios como este que agraciaram as ondas hertzianas nacionais em 1991/92: http://uk.youtube.com/watch?v=cMeDKDhdCNs

"Há aqueles que te ajudarão...e aqueles que não!" eu escondia-me se tivesse feito aquela voz...

De luxxx a 16.07.2007 às 22:28

AH AH AH AH AH AH AH AH AH!!!!

Coisa mais linda!

De Anónimo a 16.07.2007 às 18:11

Chiça Luxxx, uma pérola que me vai passar ao lado!!!

Tão não é que o Lost Odissey tem o cunho do Sr Sakaguchi?

Uma questão, ele fundou a sua própria empresa ou trabalha em exclusivo pa ms?Eu acho que li acerca de um jogo dele para a ds, a qual devo adquirir para a semana!

A Ps3 precisa deste senhor

De Squall a 16.07.2007 às 18:12

Esqueci-me de assinar:



Squall Leonheart

De luxxx a 16.07.2007 às 18:16

Pois é, Squall! Dois jogos de Sakaguchi em 4 meses é um verdadeiro luxo apenas ao alcance de quem tenha uma 360. E contra factos não há argumentos...

De Blu-Fox a 16.07.2007 às 20:27

Sabem u k é o mais ridiculo disto tudo ???

Comprei uma Wii hoje...

Meus caros, não é por nada mas aki no blog axo k nao ha uma ma noticia sobre a wii antes dakela das Gamecubes com fitacola, em minha memoria... E no dia em que compro uma Wii... Pimba... Uma noticia destas no blog... Deve ser um mau sinal...

A pena é...
Que a Wii não era pra mim. Apenas fiz um favor a um amigo meu hj... vou entregala a casa dele agora a noite...

Toum a sentir mal por nao poder jogar perolas como Super Smash, Metroid e POKEMON BATTLE REVOLUTION ( pois é ! o meu jogo de infância ! O bom do pokemon )...
N tou enteressado em jogar jogos ASSÉRIO noutro lugar que na minha PS2 ou PS3... deskulpem... n me sinto muito a vontade com um Wiimote nas minhas maos...

Quanto a resposta do maka no post anterior...

Se te ofendi rapaz... Pesso imensas deskulpas... Agr:

Resposta a ser um FanBoy da Sony. » Quero ver qual é o fanboy da sony que vai comprar uma nintendo DS no primeiro dia de lançamento e se queres provas, posso tirar uma foto a minha DS e á fatura [ Sei lá onde e k ela ja ta... Já foi á... 3 anos n foi ??? Axo k a deitei pro lixo]. Qual o fanboy da sony que a 1ª consola de geração passada que teve foi a gamecube e não a PS2... É assim eu sei qe sou uma beka pela sony... MAS CURTO BUES DA NINTENDO !

2º - E se comprei a PS3 e não a Wii foi porque estava interessado num mediacenter + consola pra minha sala. Eu nao escolhi uma ps3 para simplesmente jogar... Se quisesse só JOGAR tinha comprado uma Wii... Não uma PS3.

3º - Epa é assim... Cada um tem a sua consola ponto. Cada um tem as suas opiniões ponto. Cada um tem as suas escolhas e ponto. Nada nem ninguem podem mudar isso... Agora... O que axo ridiculo em ti é ainda nao teres percebido isto.

Maka... Não é um texto de 2563 caracteres que vai mudar uma pessoas nem tens de estar a criticar ninguem por ter feito a sua escolha...

O k tu fiseste, foi xamarme Ridiculo por escolher uma Psp ou uma PS3... Se um sony fanBOI rude do campo dissesse pra ti !!! " Épa, um gajo com uma DS e uma Wii ... Ridiculo ... ". N gostavas de certeza. Mas fiseste isso kmg... E eu respondite a letra repetido uma ou duas palavras da tua resposta anterior... Tu também não gostast, pelo teu ritmo de escrita [ falta de espaços, pontuação etc etc ].

Quando era pequeno... O meu avô disiame:
- N fassas aos outros, o que não queres que te façam a ti...

Em que ponto podesse aplicar nesta situação???

!!!FOX!!!

De Squall a 16.07.2007 às 20:45

"Quero ver qual é o fanboy da sony que vai comprar uma nintendo DS no primeiro dia de lançamento e se queres provas, posso tirar uma foto a minha DS e á fatura [ Sei lá onde e k ela ja ta... Já foi á... 3 anos n foi ??? Axo k a deitei pro lixo]. Qual o fanboy da sony que a 1ª consola de geração passada que teve foi a gamecube e não a PS2... "

Que tem uma coisa a ver com a outra Fox?O facto de seres fanboy nao implica que nao possas adquirir outras consolas da concorrencia!

"Se quisesse só JOGAR tinha comprado uma Wii... Não uma PS3."

Engraçado o que dizes, eu comprei uma ps3 para jogar, a Ps3 ainda é uma consola!

Acho que neste post tu te contradizes um pouco com aquilo que costumas transparecer...nao sei!


abraço fox

De Blu-Fox a 16.07.2007 às 21:54

""Se quisesse só JOGAR tinha comprado uma Wii... Não uma PS3."

Engraçado o que dizes, eu comprei uma ps3 para jogar, a Ps3 ainda é uma consola!"

Claro que não deixa de ser uma consola... Mas esta consla é decerteza olhada de maneira diferente do ke pra wii... Axo que na minha frase divia ter sobressaido o SÓ e não jogar...
É assim... Eu tenho uma casinha nova e não tinha nem DVD, nem Aparelhagem nem um PC de sala e consola claro que tinha a GCUBE e a PS2, mas como todas as consolas de nova geração ja tavam quase todas lançadas, fez-me olhar 2 veses pra Wii, e pensar mais numa ps3, porque para alem de precisar dum leitor de dvd e de uma aparelhagem, queria melhores gráficos do que akeles que tenho na ps2 ou na GameCube.

Engraçado que outra coisa que s reflectiu na minha escolha PS3 foi o facto de ter uma ds para jogos como mário and friends. E a Wii, transmite um bocado esse estilo ( eu sei que existem outros estios de jogos etc etc, mas os gráficos deixam muito a desejar.)

""Quero ver qual é o fanboy da sony que vai comprar uma nintendo DS no primeiro dia de lançamento e se queres provas, posso tirar uma foto a minha DS e á fatura [ Sei lá onde e k ela ja ta... Já foi á... 3 anos n foi ??? Axo k a deitei pro lixo]. Qual o fanboy da sony que a 1ª consola de geração passada que teve foi a gamecube e não a PS2... "

Que tem uma coisa a ver com a outra Fox?O facto de seres fanboy nao implica que nao possas adquirir outras consolas da concorrencia!"

Claro que não... Ninguem disse o contraio... Eu nao me auto avalio como um ULTRA FAN SONY! Tambem sou fã dos GameBoys; Gameboys Colors; Game Boy Advance; Gameboy advance Sp; Game Boy Micro ! ( Esta consola de bolso é que sim !! Uma grande consola que todos ja viram e jogaram uma partidinha! Esta merece vénia pois nos seus ultimos anos de vida merece tudo e mais alguma coisa!!! Ate chegou a ter titulos em 3D ! Impercionante !).

"Acho que neste post tu te contradizes um pouco com aquilo que costumas transparecer...nao sei!"

Epa eu axo que nunca disse mal da nintendo ( AO CONTRARIO DA MICROSOFT!!! ESSA SIM É LADRA A GRAND ! ). A unica coisa que eu não curto na Nntendo é o mote e o facto da consola ser branca [ goso xD]. É normal que deja mais atenção a Sony do que á nintendo, porque, para alem de possuir uma PS3 os unicos jogos que me interessam são Bralw, Pokemon Rev e metroid... De resto pouco me intresso... Porisso n me intresso pela Wii... E quando digo "A sony é que é boa ! " ( Sarcasmo ) tou a dirigir a critica apenas á XBOX porque penso que a wii é uma consola completamente diferente da XBOX e PS3. É a minha opiniao !

Agora... Se o que vos faz pensar que sou fã da sony é os meus comentários a KILLZONE !!!!!! Alguem consegue admitir que os gráficos de Killzone não são um espanto ??? Lindos... Qualidade espantosa !!! A trovoada, os predios, tudo está em pleno equilibrio no jogo...

Se a jogabilidade for adequada... HALOKILLER IS COMING !!!

De Prometheus a 16.07.2007 às 23:36

Já o disse antes e volto a dizer:

Os gráficos de Killzone 2 não são de maneira nenhuma um espanto. Não me interessa se é um "Halo killer" ou não, mas se o Killzone 2 está a ser feito por causa do Halo 3, isso é um bocado infeliz...

No vídeo do Killzone 2 vimos uma série de texturas muito imperfeitas - o veículo aéreo, por exemplo, os edifícios, os cenários, o rasto de fogo deixado pela explosão no ar - as chamas pareciam cel-shading, que não está ali a fazer nada - o ambiente é muito repetitivo e corrijam-me se estiver errado, mas o fogo no solo era 2D...

Eu sei, é uma versão "pre pre alpha", mas assim não a deviam ter mostrado. Depois, é feito a pensar nos americanos - o Killzone 2 é claramente feito com o objectivo de vender mais do que o Halo 3 no maior mercado de todos, os EUA, ou seja a Sony está a depositar uma esperança gigantesca no Killzone 2 para poder subir o número de PS3 vendidas nos states, mas esquecem-se de que há ainda o factor Metroid Prime 3...e esse não me consta que seja para jogadores casuais.

De Maka a 17.07.2007 às 10:16

és um revoltado.

De The Punisher a 16.07.2007 às 21:42

Acho que o pessoal se anda a esquecer dum pormenor muito importante: são os jogos casuais os responsaveis por se venderem muitas consolas e não os que pretendem atingir segmentos especificos. Dito por outras palavras, a maior parte das pessoas compra consolas para jogar burnouts, fifas, pes, gts, halos e não okamis, pikmins, space channels entre outros. E são os grandes blockbusters que dão lucros e não os jogos "alternativos". A Nintendo ou qualquer outra companhia não se pode dar ao luxo de por de parte a maior fatia de mercado, para satisfazer um nicho de mercado restrito, que podemos considerar os hardcore gamers. Penso que demasiado claro que a Big N não se pode dar ao luxo de encaixar outro flop como foram a n64 e a gamecube, principalmente por tentarem ser diferentes. Se não fossem os gameboys, a Big N neste momento, na melhor das hipoteses seria uma simples software house como a sega. Por isso quando dizem que esperam que a nintendo não comece a tornar os seus franchises casuais, porque vai fracassar, eu defendo precisamente o contrário: se a big n não tornar os seus franchises mais acessiveis a todos e continuar a lançar jogos que agradem a um pequeno numero, de certeza que não vai sobreviver a outra geração de consolas de sala...
Penso que a Wii está a vender muito em grande parte pela simples razão de ser bastante mais barata que as concorrentes e pela jogabilidade inovadora. Quando o preço das concorrentes baixar e a questão da jogabilidade começar a ser algo banal ( as tecnologias são inovadoras apenas por um curto periodo de tempo), penso que a Wii só poderá sobreviver se o seu leque de jogos agradar à esmagadora maioria dos seus potenciais consumidores...

De Blu-Fox a 16.07.2007 às 22:04

EXACTO!!!

NEM MAIS !!!

E o grande facto é que, se a nintendo poe de parte os casual gamers que são a grande fatia que ninguem nunca conquistou durante muito tempo, alguma consola vai tomar conta disso... É isso que neste momento ta a acontecer á XBOX... Por alguma razão esta E3 pra M$ foi quase toda PARTY GAMES.

O pessoal da GO tem de se juntar todo para criar uma consola !!!

A consola perfeita !!! » pela GO :

- Jogabilidade da Wii
- Gráficos da Playstation 3
- Online da XBOX360
- Baratinha [ rondar os 300€ ]

Fixe fixe, era todas as empresas se juntarem pra criar a melhor consola de jogos de sempre que permitisse o pessoal largar estas estupidas guerrilhas de consolas e agarrarnos naquilo que nos faz tar aki, hoje neste blog .

!!! OS JOGOS !!!

!!!FOX!!!

De Prometheus a 16.07.2007 às 23:30

Estavas a ir bem até ao momento em que te referiste à N64 e GameCube como "fracassos". Elas venderam menos que as suas concorrentes directas - PS1 e PS2 - mas não foram de maneira nenhuma fracassos, uma vez que deram lucros à Nintendo - a Big N nunca tem prejuízo com as consolas, mesmo que vendam pouco. E nem a N64, nem a GC tentaram ser diferentes - a N64 usou cartuchos porque o Yamauchi decidiu, comercialmente foi uma má decisão mas pessoalmente gostei imenso de não ter tempos de loading na N64. A GC só se distinguia por não usar um formato DVD standard, de resto pretendia fazer a mesma coisa que a concorrência - foi por isso que nem uma, nem outra ultrapassaram as concorrentes em vendas; a Wii é assim como a conhecemos porque a N64 e a GC não se impuseram tentando ser o mesmo que os concorrentes.

E para completar, a Nintendo já disse há alguns anos que não vão seguir o mesmo caminho que a SEGA - ou seja, eles disseram que no dia em que deixarem de fazer consolas também deixam de fazer jogos.

De Megalodon a 16.07.2007 às 22:52

Boas a todos. Bem, antes de mais tenho de dar os parabéns ao Luxxx e ao resto do pessoal do Gameover pelo excelente trabalho que desenvolveram nestes dias de grande dureza. Obrigado por trazerem até nós todas as notícias relacionadas com a E3. Então aqueles trailers em HD, sobretudo Killzone 2 e MGS4… que dizer, um verdadeiro Luxxxo.
Em relação ao tópico. Sempre fui da opinião que a Wii não deve ser metida no mesmo saco das restantes. Mas confesso que nunca pensei numa viragem tão grande, ao ponto de se dedicarem “exclusivamente” aos “casual gamers”. Há realmente sinais que apontam nesse sentido. A Nintendo está a vender muitas consolas, mas quem são as pessoas que as compram? O ponto de vista do The Punisher é interessante. A Nintendo tem de criar jogos para agradar à maioria das pessoas que tem uma Wii, e se essa maioria forem “casual gamers” é normal que alguns dos (poucos) IPs que agradavam aos “harcore gamers” deixem de se apresentar na forma que nós os conhecemos. Em suma, nenhum “hardcore gamer” de dará por realizado se comprar APENAS uma Wii. Bem, mas isso não é novo.

Offtopic: O Gameover avançou a notícia acerca do desmentido da Sony relativamente ao Sixaxis com vibração. Não podia ser de outra forma, eles querem despachar o modelo sem vibração primeiro. Mas nós sabemos que há developers que já têm o novo comando na mão. Portanto não desesperem, o novo Sixaxis com rumble deverá mesmo ser uma realidade. Agora para quando é que ainda não se sabe.

De luxxx a 16.07.2007 às 23:14

Megalodon... muito, muito obrigado!

De Prometheus a 16.07.2007 às 23:53

Acho que nenhum "hardcore gamer" se dá por realizado se tiver uma consola de cada geração, isso já é mais do que sabido. Há 14 anos comprei um SNES e no final da era 16 bits comprei uma Mega Drive; há 11 anos comprei uma Saturn quando o preço dela caiu e no ano seguinte uma N64 (se não o tivesse feito, teria sido uma verdadeira travessia do deserto), na última geração só tive GameCube devido às circunstâncias. Nesta geração ainda não comprei nenhuma consola doméstica, este natal devo comprar a Wii e TALVEZ possa comprar uma Xbox 360 SE o preço baixar, houver mais jogos que me atraiam e a qualidade da construção subir; não se deve à diferença entre jogos "hardcore" e jogos "casuais", deve-se sim a Virtua Fighter 5, SEGA Rally Revo, Assassin's Creed, Banjo Kazooie 3 (se for realmente bom) e mais um ou outro.

De Megalodon a 17.07.2007 às 00:12

“Acho que nenhum "hardcore gamer" se dá por realizado se tiver uma consola de cada geração” ok, percebo o que queres dizer, mas isso é muito discutível, depende de vários factores. Na minha opinião a Ps2 foi suficiente mesmo para um “hardcore gamer”. A Wii carece imenso de jogos direccionados para esse tipo de jogadores.

De Prometheus a 17.07.2007 às 00:20

E para completares o teu comentário, devias dizer que neste momento a PS3 carece imenso de jogos para qualquer tipo de jogadores.

A seguir podes dizer, e correctamente, que há bastantes jogos a caminho da PS3 que vão desde o muito interessante ao essencial, onde se incluem Lair, Tekken 6, Gran Turismo 5, Little Big Planet, Assassin's Creed, Saboteur, Final Fantasy XIII (congelado), Metal Gear Solid 4, etc...

Mas há igualmente bastantes jogos a caminho da Wii que elevam, e muito, a fasquia - Super Mario Galaxy, NiGHTS Journey of Dreams, Metroid Prime 3, Super Smash Bros. Brawl, Ghost Squad, No More Heroes, Dragon Quest Swords, Fire Emblem Goddess of Dawn (já disponível no Japão e a caminho dos EUA, a ver se chega à Europa...), Bleach - Shattered Blade, etc...

Nenhum desses jogos que eu indiquei se enquadra na categoria mais apropriada a jogadores casuais, e eu nem sequer incluí o próximo Zelda uma vez que ainda não sabemos nada sobre ele.

De Blu-Fox a 17.07.2007 às 00:38

Bem... Não podes esquecer que a PS3 saiu á 4, 3 meses... Logo, não tem um line up mara um grande numero de jogadores de estilos diferentes...

Quanto a Wii... Ela foi FEITA PRA CASUAL GAMERS !!! É normal que tenha mais jogos pra casual gamers que a XBOX e a PS3 juntas, tal komo a PS3 tem mais jogos pra hardcore gamers que a Wii...

Verdade ??? Hummmm...

Quanto aos comentários ao Killzone 2... N te vou xatear mais. Mas decerteza que nao gostas dos gráficos do Killzone ????? A arma que estás a usar está perfeitamente realista !!! Nem com definção a mais, nem a menos ( se é que me percebes... Com tanto next gen e alta defenição, alguns jogos perdem o seu realismo... Principlamente FTPs )

Chamas a 2D ??? Hammm ???

Vamos terminar kom esta conversa sobre os gráficos de killzone 2 agora... Já chega ( Eu sei q fui eu k puxei konverça XD )

De Prometheus a 17.07.2007 às 00:45

A PS3 saiu há 4 meses na Europa, no Japão e EUA saiu praticamente ao mesmo tempo que a Wii e a grande maioria dos jogos vêm do Japão e América do Norte, logo o factor tempo não iliba a PS3.

A Wii não foi feita para casual gamers, foi feita para abranger todo o público - se assim não fosse, porque carga d'água é que o Twilight Princess foi jogo de lançamento? Aquilo não é exactamente o mesmo que o Wii Sports e o TP foi um dos jogos mais vendidos do natal passado, chegou a ter um rácio de 70% julgo eu - foi comprado por pessoas de meia-idade e por quem não dá importância a jogos?

Da mesma forma, a SEGA iria perder tempo a lançar o primeiro Sonic bom dos últimos anos numa consola para casual gamers? E iria ainda investir tempo e dinheiro num novo NiGHTS, um nome que só é conhecido por gamers com alguma rodagem no meio? E o serviço Virtual Console está lá para os jogadores casuais?

Pois, não me parece. Parece-me sim que a Nintendo acertou no pote d'ouro, enquanto que a Sony reduziu drasticamente o público que fez a PS2 ultrapassar os 100 milhões de unidades vendidas.

De Blu-Fox a 17.07.2007 às 01:08

Claro que acertou no ponto de outro. Claro que está a tirar os lucros disso... Sem dúvida !

Mas qual foi a estrategia da Nintendo para tentar vencer esta guerra... Conceber uma consola pra casual gamers...

É claro que uma consola tem de ter hardcore gaming... Mas se a nintendo acertou no ponto de ouro... Foi porque se lembrou dos casual gamers... Ou vais dizer que o Wii Mote foi concebido pra e a pensar em hardcore gamers ???

A Wii foi concebida para a familia ( um objecto que todas as pessoas la em casa podem usar, para se divertir ). Mas n me vais diser que a Nintendo concebeu a consola para agradar aos Hardcoregamers... Eu principalmente não fikei feliz com o wiimote !

Hardcore games existem sempre, independentemente da consola...

De Megalodon a 17.07.2007 às 01:05

Daqui a pouco estás a dizer-me que a Wii é mais direccionada para “hardcore gamers” do que a Ps3 ou a 360. Bem, mas não nos desviemos do essencial. E o essencial é muito simples. Se a Nintendo sobrevive a vender consolas a jogadores na sua esmagadora maioria “casuais”, então terá de se preocupar primeiramente com esses jogadores. O que é que isto significará na prática ninguém sabe, pelo menos por enquanto. Podes sempre olhar para a conferência da Nintendo na E3 para tirar algumas conclusões. Qual foi a grande surpresa/trunfo da Nintendo na E3? Wii Feet. Direccionado para quem??


http://www.cinemablend.com/games/Has-Nintendo-Officially-Abandoned-The-HardCore-Gamer-A-Counter-Point-4635.html

Porque é que este "Nintendo fanboy" sente necessidade de escrever isto???
Porque é que estamos a discutir isto???
Porque é que o Luxxx fala em "efeitos colaterais"???

De Prometheus a 17.07.2007 às 01:19

Todas essas preocupações são legítimas.

Eu também fiquei algo indiferente ao Wii Fit, sei que comercialmente vai ser muito bom para a Nintendo mas pessoalmente não me diz nada. E não me sinto propriamente "ignorado" pela Nintendo, isto porque a Wii além de já ter alguns títulos bons, tem encaminhada uma boa dose de jogos que criam expectativas elevadas, tal como têm a Xbox 360 e a PS3.

Estas etiquetas dos "casual gamers" e "hardcore gamers" raramente eram utilizadas, mas actualmente parece que se está a busar um pouco delas. Eu próprio já fui, indirectamente, considerado "casual gamer" apenas porque a Wii me interessa mais do que a PS3 e que a Xbox 360, apesar de reconhecer que tanto uma como outra também vão ter excelentes jogos, simplesmente os jogos exclusivos da Wii atraem-me mais, e não estou a falar de Wii Sports, Big Brain Academy ou Cooking Mama.

Agora vejam a questão deste ângulo - a PS2 vendeu mais de 100 milhões de unidades, o último número refere 118 milhões. Como é que se chegou a este número? Não foi certamente à custa de jogadores hardcore. Estes compraram a PS2, mas esta atingiu um número tão elevado porque apelou a grupos como crianças, famílias e pessoas que normalmente não se interessavam por jogos - vejam os títulos infantis disponíveis para a PS2, os Buzz e Singstar e o sucesso que a máquina foi. Podem dizer que os hardcore gamers não se sentiram satisfeitos?

Claro que sentiram, a PS2 podia ter o Noddy, o Shrek, PES e FIFAs uns atrás dos outros, Buzz e Singstar, mas também teve três Final Fantasy, Okami, Tekkens, God of War, Shadow of the Colossus, ICO, etc.

Porque não estabelecer uma leve analogia com a Wii? Podem lançar para a Wii os jogos para iniciados que quiserem, desde que Super Mario Galaxy, Metroid, Brawl, NiGHTS e outros títulos de peso não sejam prejudicados. Como eu já disse, se a Wii fosse uma máquina apenas para jogadores casuais, aqueles títulos que eu referi noutro post não estariam a caminho da máquina da Nintendo.

De Megalodon a 17.07.2007 às 01:41

“a PS2 vendeu mais de 100 milhões de unidades, o último número refere 118 milhões. Como é que se chegou a este número?” “Porque não estabelecer uma leve analogia com a Wii?” isto dava tema até de manhã. Se a Wii tiver o apoio dos 3rd parties que a Ps2 teve. Se a Sony e a Microsoft estiverem a dormir. Se os estúdios internos da Nintendo conseguirem atender a todo o tipo de jogadores, etc, etc, etc. Há muitos factores que combinados levaram ao sucesso que a Ps2 teve. A Ps2 continua a vender, a Sony continua a produzir jogos para ela. Dizes que a Ps2 só chegou a estes números porque agradou ao mercado casual, e tens toda a razão. A Sony conseguiu um equilíbrio muito bom nos jogos que disponibilizou para a consola. Jogos para todo o tipo de público, mas isso não é nada fácil de conseguir. Será que a Nintendo vai sequer arriscar a tentar fazê-lo? Eu estou convencido que a longo/médio prazo a tendência será investir cada vez mais no mercado casual. Vamos esperar para ver.

De Prometheus a 17.07.2007 às 02:02

A tendência actual já é, e foi no passado recente, investir no mercado casual. Na Europa, por exemplo, cada ano qual é o jogo que domina a tabela de vendas? É a edição anual do Pro Evolution Soccer, que no caso da PS2 foi razão para milhões de pessoas pelo continente fora o terem comprado - uma das razões para a disparidade do número de PS2 entre o Japão, EUA e Europa.

No caso da Wii, algumas das questões que levantas já foram respondidas - a SEGA, Namco-Bandai e Konami, por exemplo, já anunciaram que vão aumentar o número de jogos em desenvolvimento para a Wii em detrimento dos que estão em desenvolvimento para a PS3, isto porque a PS3 não é suficientemente lucrativa.

Isto tem um paralelo óbvio, na geração passada, a maioria das 3rd parties optou pela PS2 em detrimento da GC porque a máquina da Sony era mais lucrativa. Achas que aqueles estúdios vão todos fazer jogos para jogadores casuais? Entre as três máquinas actualmente no mercado, a Wii é a que melhor conseguiu gerar um "efeito bola-de-neve" e arrastar apoios no desenvolvimento de jogos. Isto significa apenas que além dos jogos 1st party da Nintendo (que já são razão mais do que suficiente para gastar €250 na Wii), vamos também ver a maior vaga de apoio 3rd party a uma consola doméstica da Nintendo desde o início da década de 1990.

De Megalodon a 17.07.2007 às 12:38

“Achas que aqueles estúdios vão todos fazer jogos para jogadores casuais?” eles vão fazer jogos que agradem ao tipo de consumidor que comprou uma Wii. Ainda há pouco tempo alguém da produção do novo Silent Hill falou da possibilidade do jogo sair para a Wii. Ele dizia que Silent Hill não é aquele tipo de jogo para jogar em família.

De Prometheus a 17.07.2007 às 02:08

Mais uma vez, não acho que a Wii vá atingir os 100 milhões de unidades vendidas - é possível que venda mais do que as outras duas, mas atingir a barreira dos 100 milhões é muito muito difícil - talvez se fizerem um lançamento oficial na China e na Índia com jogos a preços extremamente baixos, mas isso é impossível.

Em relação à "casualização" do mercado, a verdade é que a grande maioria dos jogos que são postos à venda são medíocres - olhem bem para os milhares de lançamentos que se fazem, ano após ano - cerca de 50% são maus, uns 25% são medianos, cerca de 15% são bons, uns 9% serão muito bons e o 1% que sobra é composto por títulos excepcionais - se num ano forem lançados 3000 jogos, por exemplo, 30 títulos excepcionais e quase 300 muito bons já satisfaz muita gente. Com isto quero dizer que mesmo que haja uma tendência crescente para os chamados "jogos casuais", isso não será certamente em detrimento dos jogos chamados "hardcore" - apesar de tudo, isto ainda não me parece um jogo de soma zero, julgo isso sim, que a ascensão de "jogos casuais" vai permitir igualmente a ascensão de novos produtores que podem perfeitamente ter uma "co-existência pacífica" com os grandes nomes já estabelecidos.

E com isto fico por aqui que o sono já é muito...boa noite.

Comentar post


Pág. 1/2



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


calendário

Julho 2007

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031

Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2013
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2012
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2011
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2010
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2009
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2008
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2007
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2006
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D

Links

Mais Jogos no SAPO