Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

GameOver: Blog oficial

O blog oficial do GameOver. Participa!



Sexta-feira, 17.11.06

Voltaremos ao jogo depois deste pequeno anúncio

Se são atentos às notícias sobre a indústria dos jogos já ouviram falar de In-Game Advertising. Dito de forma simples, é uma tecnologia que permite colocar anúncios publicitários dentro dos jogos e que tem levantado preocupações entre gamers de todo o mundo.

Claro que há quem defenda que os anúncios dentro dos jogos estragam a experiência e quem, por seu lado, diga que se for bem feito até melhora a sensação de imersão no universo do jogo. Bom... é óbvio que um anúncio a uma marca de telemóveis pregado na parede de uma dungeon de um RPG clássico seria de bradar aos céus. Por outro lado, ver num jogo de futebol as imagens dos anunciantes habituais à volta do recinto em vez do logo da editora repetido vezes sem conta já parece uma melhoria. Aliás, é algo que já vem sendo feito nos últimos anos.

A chave para o sucesso é claramente o bom senso, esse recurso por vezes tão escasso.

O que acham da ideia de ver publicidade nos vossos jogos? Se for um jogo que vos custou para cima de 70 euros, é natural que torçam o nariz. Mas... e se, porque o jogo tem publicidade, ele for mais barato? E se for de borla?

Falo-vos no assunto porque o SAPO acaba de dar os primeiros passos nessa tecnologia, que chega pela primeira vez a Portugal. O SAPO está a disponibilizar um jogo gratuitamente, jogo esse que foi personalizado de forma a incluir o sapinho dentro. E é de borla.

Se são adeptos de Mahjong, acedam a http://sites.sapo.pt/mahjong/index05.html e façam o download do Mahjong Artifacts. Joguem e digam o que acharam.

OK, não é um jogo para hardcore gamers. Mas talvez ainda venham a ver alguns títulos mais chamativos disponibilizados gratuitamente graças à publicidade.

Autoria e outros dados (tags, etc)

por namorado às 16:32


10 comentários

De Miur a 17.11.2006 às 17:26

Sejamos honestos existem duas palavras que o pessoal adora: "Dinheiro" ( pois sem ele não a "pilim" para as coisas), "de borla" (acho que nem vale a pena comentar).
Ninguém da nada a ninguém e como todos sabem as empresas de jogos estão cada vez mais viciadas em dinheiro, é verdade o que a sapo está a fazer é inovador mas a verdade nua e crua é que esse jogo não vai chamar atenção de muitos :X.
Quer queiramos quer não enquanto enquanto existir carros exóticos para comprar, hotéis de 1ª classe sem falar de coisas mais boémias de alto gabarito os jogos vão estar caros, mesmo que grande parte deles não mereçam o valor que têm, mas os luxos não saem barato e alguém tem de paga-los indirectamente :X...
Se ninguém os compra-se como aconteceu no Japão com a 360, as coisas não teriam o preço que têm. :X


É vida. :X

De luxxx a 17.11.2006 às 17:40

Como disseste, é mesmo uma questão de bom senso.

Por exemplo, não me choca nada ver placards de publicidade em jogos como Colin McRae, PES, FIFA ou Advanced Warfighter - neste último caso até dá um realismo extra à experiência de jogo, pois não há cidade sem outdoors.

Agora... um Zelda com pub, por mais bem feita que fosse?! Heresia pura!!!! Nunca!!! Acho que o meu coração ficaria muito pequenino. Seria o fim da pouca pureza que ainda resta no univer$o dos vídeojogos.

De miur a 17.11.2006 às 18:05

Sejamos honestos, é tudo muito bonito, mas os preços não descem... E de certa forma se a empresa do zelda estiver a precisar de dinheiro já imagino o link com umas sapatilha e gorro com o logo de alguma marca de roupa desportiva :X. Eles neste momento vendem a própria mãe se der alguns trocos...

Aparte: Existe sempre de hortos (montagem de zonas verdes), empresas de metal para as espadas, empresas de madeira (para o que quer que seja tenha lá em madeira), basta eles precisarem de "Dollas".

De luxxx a 17.11.2006 às 19:22

Nos dias que correm espero de tudo. Não me admiro se vir placas de patrocínio ao lado de obras de arte.

Mona Lisa patrocinada por Colgate.

Vénus de Milo patrocinada por Próteses Fonseca, lda.

David patrocinado por Viagra.



De miur a 17.11.2006 às 19:47

Vai para casa pá ;P senão arranja uma cama e dorme ai ;P tá na hora ;P

De anónimo a 17.11.2006 às 21:23

eu tenho a psp mas quero comprar a nintendo ds lite ajam bem?

De luxxx a 18.11.2006 às 04:58

Sem dúvida. É uma excelente portátil. Diferente... e com jogos Nintendo de uma qualidade assinalável!

De Shiryu a 17.11.2006 às 21:59

Concordo com a publicidade nos jogos se for feita de um modo não-intrusivo!

Isto é extremamente importante. Se a SAPO decidir colocar um sapito num jogo e o ajude a divulgar gratuitamente, é excelente e uma atitude louvável, especialmente se for jogos feito por pessoal cá do país, que anda por ai muito talente desconhecido sem qualquer hipótese de vingar neste "nosso mundo" só porque nasceu em Portugal.

Agora, e como disse o Luxx muito bem, se eu pagar 50 euros por um jogo, vamos assumir para efeitos de exemplo, o Zelda. Digamos que eu me dirigia ao pub local de uma aldeia e quando me dirijo al balcão para falar com o bartendes, ele me responde:

"Wanna buy some milk? If you do, did you know that SAPO is the best Internet Service Provider in Portugal? Drink your milk while lookign at www.sapo.pt! And its freeeeee!"

Atiraria o jogo para o lixo, e iia colcar umas bombas nas sedes do sapo, por adulterarem o meu mundo virutal de fantasia no qual me refugio da realidade. Seria imperdoável, seria como colocarem uma autocolante a dizer "Intel Inside" na Mona-Lisa!

BOM SENSO! Eu ainda sou do tempo em que a Electronic Arts contribuia favoravelmente para a indústria (sim, sou velho... e depois?). Quando compraram a Criterion, e apareceram cartazes de jogos EA no Burnout 3, eu torci o nariz, não gostei. Agora temos publicidade "random" nos placards nos mapas do Battlefield 2140!? ELES DEVIAM-NOS PAGAR A NÓS PARA O JOGAR DE TÂO BUGGENTO QUE AQUILO É!

Exaltei-me, peço desculpa. Boa publicdade sabem quel é? Jogar Final Fight Streetwise e entrar num bar, onde por cima da mesa de bilhar está um reclame luminoso a dizer "Cammy Lager: Get Cannon Drilled!" com as coxas da mesma, numa directa alusão ao Streefighter, da mesma companhia. É publicidade a outro produto da empresa, faz-nos sorrir e não é intrusiva.

Outro bom exemplo disto é a NAMCO no seu Rigde Racer 6 apresenta cartazes com referências à NEUCOM, General Resources e afins, que são, embora muitos não saibam, as corporações responsáveis por todo o enredo do fabuloso Ace Combat 3: Electrosphere (se tiverem de arranjar, arranjem a versão japonesa do mesmo, acreditem em mim.) . E desde sempre, os carros são "patrocionados" pelos jogos clássicos da Namco.

Bom senso! Estamos cada vez mais perto de uma encruzilhada neste mundo dos videojogos, e a utilização ou falta dele podem vir a determinar o futuro da mesma. A publicidade "ingame" é a ponta do iceberg.

De luxxx a 18.11.2006 às 05:03

Enfim... estamos mesmo é a ficar velhos...

De miur a 18.11.2006 às 13:40

"Private opinion", é sonhar muito, se eles tiverem oportunidade de fazer mais dinheiro ficam com ele, ninguém dá nada a ninguém neste mundo :X

Comentar post



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


calendário

Novembro 2006

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930

Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2013
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2012
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2011
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2010
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2009
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2008
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2007
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2006
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D

Links

Mais Jogos no SAPO