Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

GameOver: Blog oficial

O blog oficial do GameOver. Participa!



Quinta-feira, 18.10.07

Toda a verdade sobre o desaparecimento da retrocompatibilidade

Como é do conhecimento geral, a Sony anunciou que vai lançar a PS3 de 40GB no mercado norte-americano. E ao contrário do que aconteceu com a consola de 60 gigas, a retrocompatibilidade também ficará de fora da versão USA da consola.

 

Em palavras à Reuters, Jack Tretton, presidente da SCEA, explicou de forma politicamente correcta a polémica decisão tomada pela sua empresa.

 

“Optámos por apostar em títulos PS2 para consumidores que tenham uma consola PlayStation2 - que continuam a ser extremamente relevantes - e focalizarmo-nos em consumidores com a PlayStation3 de 40GB e nos excelentes jogos que para ela estão prestes a ser lançados. A retrocompatibilidade é uma boa opção secundária, mas está longe de ser uma prioridade.”

 

Falando ao The Wall Street Journal, Tretton foi mais explícito, referindo que o desaparecimento dessa funcionalidade não reduz dramaticamente os custos de produção da máquina de 40GB, mas fará com que os consumidores comprem mais jogos desenvolvidos especificamente para a PlayStation3.

 

Nem mais! É o combate a um vastíssimo mercado de jogos em segundo mão, composto por milhares de possibilidades 128 bits, isto apesar da grande maioria dos futuros consumidores de PS3 poderem ter uma PlayStation2 em casa.

 

Mas mais vale prevenir e como dizia o grande Vale e Azevedo: 1 Escudo é 1 Escudo...

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

por luxxx às 13:51


32 comentários

De Shiryu a 18.10.2007 às 14:42

Na realidade, o mercado em 2a mão é mais perigoso do que muita gente pensa...

Explico rapidamente: Ao comprar-mos titulos em 2a mão, o lucro vai todo para a loja onde o compramos, nenhuma fatia vai para a empresa que o produzio. Basta pensarem um pouco que isto, em grande escala, se pode tornar rapidamente uma dor de cabeça para quem produz e colca jogos nas prateleiras, pois se todos esperassemos pelo jog em 2a mão, ninguém iria comprar os jogos "novos"!

Também, na realidade, temos de admitir que se a PS2 morresse (e já vai começando a dar sinais disso), a Sony não teria qualquer lucro no mercado actual das consolas. No entanto, esta explicação de Jack Trenton, como muitas outras, mais parece, como sempre, estarem a atirar areia aos olhos do pessoal do que propriamente uma resposta honesta...

De The Darkside Shenmue Ruller a 18.10.2007 às 17:15

Só ainda não percebo como é que a retrocompatibilidade desapareceu, se esta era feita por software, através das actualizações do firmware...

Alguém esclareça este pobre ignorante!

De atoa a 18.10.2007 às 17:54

Pegando nas justificações apresentadas ou na areia que nos atiraram nos olhos, posso dizer que deixar de haver recompatibilidade foi uma escolha, simplesmente deixaram de tentar fazer via software e devem ter algum recurso que impede essa possibilidade nessas consolas

De Pedro Roneberg a 19.10.2007 às 10:31

Ao inicio a ps3 era 100% compatível com títulos da ps2 , porque vinha com o motion engine incorporado. Depois decidiram trocar por um componente híbrido , ou seja, mete da conversão era feita por esse componente e outra através de actualizações do firmware . Actualmente a nova versão mais barata já não vira com esse componente, e sinceramente, acho que é o melhor caminho a seguir, porque quem não tem uma ps2 , facilmente pode comprar uma a uma preço bastante reduzido e depois acho que quem compra uma ps3 não está muito virado para jogos ps2 ! Eu por exemplo só la meti jogos ps2 4/5 vezes apenas para ver como era... (e não tinha nada de muito diferente, apenas uns pixeis mais suaves)
Por isso não vejo nenhuma areia nos olhos aqui, apenas opções, penso que o futuro de facto não retrocompatibilidade e acho que eles devem é mais se preocupar com mais e melhores jogos no futuro.

De prom a 18.10.2007 às 17:29

Para mim também me parece mais uma mentira e eu que andava em vias de comprar a PS3 quando o MGS4 saisse, assim não a compro. Quero poder jogar jogos PS2, quero poder viajar no EBAY em busca de pérolas :) e sinceramente, assim estou mais inclinado para uma PS2. Preciso dum leitor DVD e acho que uma PS2 slim fica bem ao lado da TV :P Sem correr jogos da PS2 a PS3 perdeu bastante interesse para mim.

De Prometheus a 18.10.2007 às 17:42

Eu também ainda não consegui perceber bem porquê, já que como disse o DSR, era feita por software...enfim.

Mas isto dá a entender que a Sony quer acabar com a PS2 ao longo dos próximos meses. Ao contrário da anterior, a PS3 está a ter dificuldade em impor-se a nível global e provavelmente a Sony atribui isso não só à concorrência mas também à popularidade da PS2 - se começarem a cortar na PS2 e na retrocompatibilidade com esta, o público começa a voltar-se para a PS3 e deixa de comprar jogos da PS2. Acho que nas entrelinhas está escrito "2007 foi o último ano bem recheado da PS2, em 2008 vai ter direito a muito menos jogos", no fundo está a fazer algo parecido com o que a Microsoft fez com a XBox original quando saiu a XBox 360.

De atoa a 18.10.2007 às 18:07

penso o contrario acho que com essa atitude a ps2 pode ''viver'' muito mais tempo, visto que a retrocompatibilidade deixa de fazer efeito, as pessoas voltam-se mais para a ps2 e assim mais titulos ps2 poderão sair, assim a ps2 assume-se como uma 4 consola não next-gen que continua a ser uma optima alternativa, não se pode esperar que tenha tantos jogos em 2008 como teve em 2007, a ps3 ganha assim mais um rival assumidamente se antes podia correr jogos da ps2 agora ja não pode e aqueles que adquirirem uma ps3 so poderão jogar titulos da psn e ps3 o que leva a mais titulos ps3 vendidos e mais focus a ps3 em softwarehouse

De Prometheus a 18.10.2007 às 18:23

Duvido que assim seja, isso é mau para a Sony - durante bastante tempo a PS2 vendeu mais que a PS3 (no Japão estão ombro-a-ombro, por exemplo) e se as pessoas preferirem comprar uma PS2 a uma PS3 por causa do preço e dos jogos, isso significa duas coisas: que a PS3 não é suficientemente atractiva e que a PS2 'rouba' protagonismo à PS3. E isto é mau para a Sony porque a PS2 tem uma base de utilizadores gigantesca, a PS3 não e precisa, quase desesperadamente, de todo o apoio que lhe possam dar, quantas mais pessoas comprarem uma PS2 por €120, há menos potenciais compradores da PS3.

De The Punisher a 18.10.2007 às 18:49

Penso que não é perceptivel de uma forma directa o que é que a sony pode ter feito à ps3 40 giga para que não possa ler jogos ps2. Se o sistema era totalmente emulado por software, o que impede de ser simplesmente hackeada de modo a correr o software do modelo de 60 gigas? Penso que se fosse apenas uma questão de software, isso seria canja a curso prazo.
Mas o problema é que não é apenas uma questão de software. É uma questão essencialmente de hardware. Neste momento, a sony quer passar a ideia que a versão 40 gigas apenas tem menos portas para perifericos e um disco menor e não tem pacote de jogos e comando extra. Nada mais falso. A verdadeira razão do preço mais barato é uma drive blue-ray de qualidade mt inferior à versão 60 giga e acima. Uma drive com componentes com pouca qualidade, que se degradaria com o uso abusivo de jogos ps2 em formato dvd. Quantos de voçês já não tiveram problemas em correr cds da psone na drive da ps2? Não têm determinados glitches nos videos mais possantes? Isso deve-se ao facto dos cds puxarem imenso pelo laser da ps2.Não é por acaso. O mesmo se passa com o leitor blu-ray em relação à leitura de dvds...Um uso excessivo de jogos ps2 numa ps3 com drive blue-ray low cost resultaria em muitas devoluções a curto prazo. Pesquisem por aí e até encontram testes às drives que apuraram as diferenças na qualidade e origem dos componentes...

De Megalodon a 18.10.2007 às 19:49

A emulação de jogos Ps2 nunca foi feita APENAS por software. Em relação aos jogos Ps1 ela é feita apenas por software. O senhor Nick Sharples (SCEE) explicou tudo isso em pormenor.
Os modelos de 20 e de 60GB lançados nos EUA e no Japão vinham equipados com o Emotion Engine e com um chip designado por Graphics Synthesiser. Isto garantia mais de 90% de retrocompatibilidade com títulos Ps2. O modelo de 60GB lançado na Europa (e o de 80GB que vem na mesma linha) contem apenas uma versão modificada do Graphics Synthesiser e não traz o Emotion Engine. Com estes modelos ainda é possível jogar uma quantidade considerável de títulos Ps2. A versão de 40GB não trás nem Emotion Engine nem a versão modificada do Graphics Synthesiser, o que exigiria uma emulação APENAS por software, à imagem do que acontece com a 360. Acontece que essa emulação teria de ser feita por cada jogo individualmente, e a Sony não está para isso.

Agora o The Punisher levanta uma questão que eu gostava de esclarecer com ele. Se fosse possível The Punisher, gostava que disponibilizasses uns links que fundamentem a tua suposição. Acho que seria óptimo chegarmos a uma conclusão completamente esclarecedora porque o que dizes é preocupante. Tu defendes que não é possível jogar jogos Ps2 (formato DVD) na versão 40GB porque a drive Blu-Ray desta versão é feita com componentes de pouca qualidade. Mas nós sabemos que podemos ver filmes em formato DVD na versão 40GB. Não seria suposto a drive degradar-se igualmente na leitura de filmes em DVD??
De facto os custos de produção da drive Blu-ray baixaram significativamente, o que permitiu lançar uma versão (40GB) mais barata. Mas também permitiu baixar o preço das versões 60 e 80GB. Será que estas versões também têm drives Blu-ray de menor qualidade?? Há outros factores (que não têm de ter a ver com a qualidade dos materiais usados) que ajudam a explicar a redução nos custos de produção de um componente. Quando puderes deixa os links, fica bem.

De The Punisher a 18.10.2007 às 22:57

Eu não disse que não se podiam ler dvd nas versões de 40 gigabites . O que eu disse é que o uso prolongado de suporte dvd na ps3 40 gigas é suposto desgastar mais a drive do que o uso de discos blue-ray . Isso aconteceu na ps2 na relação dvd-cd . O que eu li tinha a haver com o fabrico dos componentes na china em vez da habitual Koreia , e mostravam fotos com as diferenças. Encontrei isso por acaso, mas confesso que tem sido dificil encontrar o link . Vi isso quase a seguir ao lançamento da versão 40 gigas.
Não fui eu que cheguei a essas conclusões, mas as fotos pareceram-me credíveis , pelo que penso que será de pelo menos considerar essa hipotese.
Ninguém vai chegar a conclusões inequívocas , até porque há pessoas que acreditam na versão da Sony , apesar de pessoas que estão por dentro da tecnologia utilizada defenderem que o custo do produção não baixa substancialmente com a subtracção da retro compatibilidade . A baixa de preço das versões 80 e 60 giga é uma clara tentativa de escoar esses stocks do mercado, de modo a implantar o modelo mais barato. Com isso a Sony tenta apagar a ideia de que a consola é "muito cara".
É evidente que a haver problemas eles começarão a surgir com o tempo. Os problemas da 360 só foram aceites pela microsoft muito tempo depois de os 1ºs surtos de red rings terem aparecido. No inicio a consola foi louvada como um primor de tecnologia, mas depois começaram a falhar aos milhares.
As pessoas acreditam no que querem. Há quem acredite que a Sony decidiu baixar o preço da ps3 retirando umas portas para periféricos ; eu acredito que a Sony baixou a qualidade dos componentes principais. Há quem acredite que 399 euros é um bom preço. Nos states a consola é vendida a 399 dolares. Nas minhas contas 399 dolares à cotação de hoje equivalem a 279 euros: Será que uma consola que custava 600 euros à menos de 6 meses, baixou para 279 euros devido apenas a redução de custos de produção? Só acredita quem quer...

De Megalodon a 19.10.2007 às 01:14

“há pessoas que acreditam na versão da Sony , apesar de pessoas que estão por dentro da tecnologia utilizada defenderem que o custo do produção não baixa substancialmente com a subtracção da retro compatibilidade” mas isso foi o que reconheceu Jack Tretton ao Wall Street Journal.
Nós sabemos que a Sony fez esforços para reduzir (rapidamente) os custos de produção da Ps3, mas daí a achar que a versão 40GB não tem retrocompatibilidade porque a nova drive não tem qualidade para se aguentar com a leitura dos DVDs… ainda por cima quando sabemos que podemos reproduzir filmes no formato DVD na consola. Isso seria mau, é que as pessoas não vão trocar a sua colecção de filmes DVD.
A propósito, há uns bons meses atrás disse aqui no blog que mais depressa o Blu-ray seria necessário para jogos do que para filmes. Há umas semanas atrás alguém da Guerrilla disse: "Blu-ray isn't important for watching movies; we need it for making games." Eu até achei curioso que ele tenha reconhecido aquilo mas ok. O pessoal da Sony é que não deve ter achado muita piada.

De lalilulelo a 18.10.2007 às 21:48

epa... tanta discussao tecnica. e eu k n percebo nada disso.
na realidade a falta de retrocompatibilidade nao m interessa.msmo k esta versao tivesse total retrocompatibilidade continuava a n m interessar. pk?
pk ja tenho uma ps2, e jamais seria capaz de a vender, e ja nutri uma grande estima por ela. kause k a "amo". ja passei melhores momentos com ela do k kom algumas namoradas (vacas, aki entre nos) lol
s fosse permitido pela igreja casava-me com "ela".
depois d ter a ps3 ainda ela la vai fikar, junto da minha televisao. so espero k nao haja ciumes entre uma e a outra... senao o caso e serio.
SIM, EU SEI... SOU MALUCO, MAS K POSSO EU FAZER... O AMOR NAO ESCOLHE CONSOLAS...

ABRACO

De Shiryu a 18.10.2007 às 23:03

Vacas! Muuuuuuuuuuuuuu! As 'gaijas', claro, não as PS2.

Eu também não venderia nem a GameCube nem a PS2 por qualquer motivo, são , alias as minhas duas colecções mais completas.

A retrocompatibilidade da Wii com a GC é que foi para mim uma grande mais valia, porque não me vejo a deixar de jogar GC assim tão cedo e pelo facto de poupar 'espaço vital' por apenas ter uma máquina montada.

Enfim, parece que estamso todos de acordo, afinal:

Keep your REAL PS2 at hand.

De luxxx a 19.10.2007 às 00:10

Isso, isso!

Menos isso, isso é o Speedball 2 do Live. Fiquei extremamente desiludido. Enfim... há jogos que deveriam ficar nas plataformas de origem.

De Shiryu a 19.10.2007 às 01:34

Sério!? Eu gostei bastante, apercebi-me foi que quando jogava com os 'enhanced graphics' não conseguia acertar nos 'electrizantes' devido a um golpe de vista, por isso, o jogo está fabulos, mas com os gráficos originais.

Até tenho vergonha de admitir, a jogar online , tinha o jogo controlado na 1a parte com uma vantagem de 30 pontos e fui perder por 12... 'enchanced graphics' ah e tal...podem ficar com eles. Original only, pls.

Foi pena os Bitmap Bros também já não poderem usar a música original... mas pelo menos o "ICE CREAM! I SCREAM" ainda lá tá. xD

Bom, ao trabaho, amanhã farei um update no forum comos nóvos vídeos. 'Gates of Thunder' é lindo! Descobrir pela primeira vez jogos da PC Engine CD é uma felicidade!

Triste triste... foi o 'Galaxy Wars Galaxies' ter sido adiado para Novembro. T_T Isso significa que o meu Metroid Prime 3 vai ser comprado cá...

De luxxx a 19.10.2007 às 01:45

Não me convenceu mesmo. Mesmo, mesmo. Isto para não falar no facto de ter sentido muitas saudades do joystick.

Quanto ao Prime 3 a ser comprado por estes lados... algo me diz que irás esperar.

De Shiryu a 19.10.2007 às 01:50

Ai é? Então esquece lá o que escrevi, fico sem T-shirt mas aproveito para talvez mandar vir com o Zelda da DS... enfim, sozinho é que me fica mais caro que cá, mas se vamso ter 'lag' de 1 a 3 semana como costume, eu pago o extra, mesmo sabendo que estou a prejudicar a nsosa economia... mas paixão é paixão, não me podem pedir para ser 'razoável' nestes assuntos.

De Rob Hubbard a 19.10.2007 às 00:28

Também já fiz o download da demo do SpeedBall 2, e não gostei do que vi. O som não me pareceu tão metálico como era.

@Shiryu, fiz finalmente publicidade ao ETEX no meu blog :) Porque o que é bom deve-se publicitar.

Em relação ao Post... relembro que ainda a PS3 estava em estudo quando se falava em patentes registradas pela Sony para evitar o empréstimo de jogos.
Compreendo que seja mau para a indústria... mas nem tudo é ouro.
O fim da retrocompatibilidade na PS3 é para mim uma desilusão que me fará comprar a consola muito mais tarde... e isto se o vier a fazer.
Uma das razões para a comprar era substituir a minha PS2 que é das de 90c, comprada logo no início. O seu laser está a morrer... e dificilmente a arranjarei ou comprarei outra (a não ser uma pechinha... e tenho de ter a certeza que não andou a ler cópias).
Tenho muitos e bons jogos da PS2 que quero continuar a jogar sempre que me apetecer mesmo que não o faça.

Estes senhores parece que andam a brincar com alguns dos seus fans originais....

PS: Já acabei o Halo 3... hoje estou em Zem

De luxxx a 19.10.2007 às 01:17

É verdade, Rob. Pode parecer estranho... mas tive a sensação que a alma ficou pelo caminho.

E tantas foram as horas, e os joysticks partidos, na companhia do jogo dos Bitmap.

Quanto ao Halo 3, é um belo final!

De Shiryu a 19.10.2007 às 01:40

"Uma das coisas que a net tem fantástica é que nos permite conhecer outros cromos como eu..."

Lol, obrigado Rob, agradeço e lembro-me ainda vou ter de enviar um mailzito à Hype!...

Posso só(só!?) ter 29 anitos, mas como era um puto precoce, onde começou o Spectrum, eu já estava lá.

Acho que vocês os dois estão a sofrer do sindrome "single player", pois só assim posso explicar que eu e o Hernandez quase a partiamos os joypads da 360 a jogar um contra o outro, a verdadeira alma do Speedball 2 ! Metam lá o jogo com o ecrã no tamanho máximo, 'normal graphics' agarrem num pobre desgraçado e ganhem-lhe por mais de 100 pontos de diferença (é um dos "achievments"), vão ficar logo mais contentes.

Ficção científica é o 'achievment' de marcar golo após derrubar 3 adversários com a bola electrizada... mas quem raio é que inventa estas cenas!?

De Shiryu a 19.10.2007 às 02:40

Offtopic total:

Bom, foi um dia 'não', em que passei 3 horas a tentar resolver o que deveria ser a coisa mais simples do mundo:

Comprei uma Dazzle DVC 170 USB para poder ligar a Wii ao PC directamente e, desgraça das desgraças, dá som e não dá imagem. Infelizmente, suspeito das drivers da NVIDIA e amanhã vou testar a coisa numa ATI... é pena, não só me teria resolvido os problemas de não ter TV própria, como seria bem mais eficiente nisto de fazer vídeos da Wii...

Salva-se a Wii VC, aqui fica o intro e demo do 'Gate of Thunder', que ao contrário da Sega, mostra o uso correcto do CD-Rom: Jogo clássico com intros extensivos e grandes musicas, nada de FMVs e lixo injogável afins. Vale bem os 8€!

http://videos.sapo.pt/lvJcuqe9PzFzKIzVkizH

De luxxx a 19.10.2007 às 03:15

O dia de amanhã será melhor. Nada que uma noite de sono não resolva.

Ohhhh... não digas isso do SEGA CD. Então e o Night Trap, essa pequena pilha de lixo com a saudosa, que Deus a tenha, Dana Plato.

E essa pira tóxica conhecida como Sewer Shark?!?!

De Shiryu a 19.10.2007 às 03:29

Road Avenger!? Kriss Kross Make My Video!?!?!?

Enfim, poderiamos estar aqui a noite toda a dizer pedaços de ROM desperdiçados, é melhro focar-mos antes apositiva:

- Uma das melhores versões do DUNE alguma vez feitas, com voiceover de todos os dialogos.
- Lunar 1 e Lunar 2.
- Another World com sequela exclusiva, Another World 2: Heart of the Alien no mesmo CD.
- Snatcher: O melhor jogo de Kojima a seguir a MGS.
- Sonic CD
- Shinning Force CD
- Versões remixadas/extendidas de jogos do Amiga (XaguarXj220, Wolfchild, etc etc).

Enfim, o lado bom e o lado mau, lembra-me um pouco a PS3: Temos a tencnologia, mas não sabemos muito bem o que fazer com ela ainda...

... e apetece-me ir jogar DUNE para o MegaCD, à pala disto, agora...

De luxxx a 19.10.2007 às 03:45

O não esquecer o grande Silpheed! Como adorei esse jogo!

Mas nada bate os berros de Dana Plato no memoravelmente rasca Night Trap.

De luxxx a 19.10.2007 às 03:48

AH AH AH AH AH AH! E já tinha apagado da memória a brilhante saga "Make My Video". Coitadinhos dos INXS... foi o principio do fim, ao ponto de levar Michael Hutchence ao suicídio.

De Shiryu a 19.10.2007 às 03:55

Já vistes bem?

Michael Hutchence -> Jogo no Mega CD -> Matou-se.
Dana Plato -> Jogo no Mega CD -> Matou-se.

Coincidência...!? X-File!

É verdade, já me esquecia do grande 'Silpheed', até tenho o da PS2 e é bom de ver o da 360 ao seu preço correcto de 40 €uros agora nas lojas.

De luxxx a 19.10.2007 às 03:58

É verdade! Terrível...

Isto para não dizermos:

SEGA -> MegaCD -> Matou-se.

E agora... ZZZzzzZZZZzzzZZZ!

Cya domani, caro,

De el Shir a 19.10.2007 às 04:00

32x, o ultimo prego no caixão... pobre Megadrive...

De luxxx a 19.10.2007 às 04:01

E que pregozinho ferrugento esse...

De Luciano a 19.10.2007 às 13:23

A retrocompatiblidade e fundamental... ainda nao ha grandes jogos no mercado para as novas consolas.. eu por exemplo joguei mais jogos gc na minha wii do que jogos para a a wii... embora anteriormente tivesse uma gc lol.

Comentar post



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


calendário

Outubro 2007

D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031

Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2013
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2012
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2011
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2010
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2009
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2008
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2007
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2006
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D

Links

Mais Jogos no SAPO