Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

GameOver: Blog oficial

O blog oficial do GameOver. Participa!



Sexta-feira, 26.10.07

“Wii é a única consola next-gen”

Quem o diz é Will Wright, o mítico criador de SimCity, The Sims e Spore.

 

“Perguntaram-me o que para mim significava next-gen e se a PlayStation3 era uma consola de nova geração. O único sistema next-gen que conheço é a Wii, pois dá a sensação que a PS3 e a Xbox 360 são versões melhoradas das anteriores, oferecendo os mesmos jogos... incrementados.”

 

Wright não se ficou por aqui...

 

“Mas a Wii dá a sensação de se tratar de um grande salto. (...) Em certo sentido, vejo a Wii como a coisa mais significativa que aconteceu, pelo menos para o lado das consolas, nos últimos tempos.”

 

Devido à sua natureza criativa, e apesar de não desgostar de shooters e produtos semelhantes, Will Wright revela que gosta de jogar obras mais inovadoras, por isso... dá mais uso à Wii e DS.

 

O criador de The Sims revela que tem em casa uma Xbox 360 a ganhar pó e que ainda nem comprou uma PlayStation3. A Wii está ligada à sua televisão e é “bastante usada.”

 

De qualquer maneira, diz que é um incondicional dos PC, não passando sem o bom do rato. E apesar do nascimento de cada nova geração de consolas ser antecedido por gritos que os PC morreram... eles estão para durar.

 

“Neste momento, tenho melhores gráficos no meu PC do que na PS3.”

 

Assim falou Will Wright. E quando Will Wright fala, o mundo escuta. Eu escuto.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

por luxxx às 12:45


73 comentários

De Prometheus a 26.10.2007 às 13:04

Prevejo uma maré de reacções iradas

Mas o que o Will Wright diz faz sentido - a Wii é a única consola actual que mudou a direcção dos jogos. A PS3 e a XBox 360 foram feitas para ser versões muito mais avançadas da PS2 e da XBox - ou seja, investiram nos aspectos quantitativos.

A Wii é a única das três que alterou radicalmente o tema e se afastou de uma fórmula cada vez mais saturada e alterou o panorama, e é isso que distingue MUDANÇA de uma simples MELHORIA.

De Sem Solas a 26.10.2007 às 15:26

Não Prometheus... não te podes esquecer que a wii são apenas duas gamecube coladas uma à outra! Não pode ser considerada next-gen... (Sarcasmo)

De Red_XIII a 27.10.2007 às 11:48

Por acaso tens noção que os primeiros dev-kits lançado pela Nintendo era uma Gamecube mais um comando diferente? A Wii é uma Gamecube um bocadinho melhorada. Não nego que o conceito é muito bom e funciona muito bem, mas dizer que só a Wii inovou é um exagero. E não falo de gráficos! Vê-se logo que nunca jogaram Eyetoy na Playstation 2 fica a milhas de qualquer comando com sensor de movimentos. Já agora, se a Playstation 3 viesse com um comando de sensor de movimentos ou com o Eye incluído, será que isso seria inovar?

De el Shir sem PC a 28.10.2007 às 17:30

Nope, seria apensas o costume da Sone: "Look, we can do it, too!"

De Ganbly a 26.10.2007 às 13:23

Nao concordo com o que ele diz... por uma lado ele diz que wii e' next gen... e depois diz que e' um incondicional dos pc...nao passa sem o rato... entao quer dizer que a x360 ou ps3 tb nao perde o seu valor por apostar em tecnologia de ponta de hardware, grafic e proc grafico e ao mesmo tempo continuar com o joypad convecional... pois pela wii apostar num hardware mais antiquado e adicionar-lhe um joypad mais recente... um MS sidewinder freestyle pro mt melhorado... nao deixa de ser apenas uma nova consola, tanto como as outras... Resumindo, o next gen da ps3 e x360 esta na complexidade dos jogos, mais particulas, mais efeitos, mais detalhe, mais caracteristicas... os jogos wii sao mais simples mas ao mesmo tempo tb mt bons de jogar...facto esse que tem a ver com o joypad e nao com o poder do proc. e graf. de gerar mais detalhe e realismo.... logo... sao as 3 next gen... a diferenca e' que apostam nos compoentes diferentes. :) O ms sidewinder freestyle nunca foi famoso pk o rato e teclado sempre foi dominante :) e os jogos nao tiravam total partido do joypad :) .... estes tipos andam mal... cada comentario!

tipo: (offtopic) http://gameover.sapo.pt/article.html?id=35733&gamespace=&platform=&page=&allcomments=true

De Ganbly a 26.10.2007 às 13:33

esses senhores "tao grandes"...deviam de ter vergonha das coisas que andram prai a dizer...ate parece que sao comprados pelas empresas de hardware... Nao desprezo nenhuma das consolas, sao todas fantasticas e com grande potencial... A Wii merece o merito por arriscar no joypad...mas se a MS e Sony nao arriscaxe no hardware... seria uma regressao, as empresas so poderiam ter desafios em relacao a jogabilidade e nao ao desenvolvimento do jogo em si... a complexidade e detalhe do jogo... precisamos de outras formas de jogar mas tambem precisamos que evoluam em novas tecnicas graficas, por exemplo, fazer com que o jogo tenha um cenario totalmente destructivel,ou entao dar a sensacao que estamos perante 10 000 soldados... para dar mais realismo a cena de combate... ... logo, esse senhor quando diz isso...nem parece esse tal senhor..., quero ver o spore numa wii... Bom, o the sims para a wii e' mt mau :D

De Andre a 26.10.2007 às 23:08

Eu concordo com o senhor. E olha, o sims para a wii é my sims e não the sims. o my sims não merece ser tratado por the sims. É muito podre, the sims ftw.

Eu acho que as 3 são next gen, ponto final.

Agora a wii realmente é que inova mesmo.

De Shiryu a 26.10.2007 às 13:52

Bem, se é tão "fácil" descartar o que diz Gabe Newell, também deve ser fácil descartar o que diz Will Wright, galardoado pelos BAFTA este ano e cirador do rol de sucessos que o Luxxx decreve no post, certo?

Errado! Podem discordar o que quiserem do que ele diz, mas tende cuidado a apelidar o senhor de "mais uma besta anti-sony", porque se as coisas continuarem como estão, vos asseguro que estes dois exemplos são só o ínicio de uma grande avalanche de pessoas-chave na indústria que sabem muito bem ler entre as entrelinhas e perceber quem é que vai ganhar nesta geração.

Pergunto-me eu... como é que se sente o porgramador do SPORE (cujo chefe é nem mais que Will Wright) agora, sabendo que o seu chefe considera "as duas gamecubes coladas como fita cola" como a única verdadeira consola Next-gen!?

Offtopic, a melhor notícia do dia, quiçá, anos, foi David Braben ter confirmado o ELITE IV para a corrente geração dehardware. Isso sim, contem comigo!

De luxxx a 26.10.2007 às 14:13

Shiryu... acho que não pode comparar o que diz Wright com o que disse Newell.

Wright fala de inovação, criatividade, diferença. Além do mais, não é de todo ofensivo. Basicamente, é um senhor.

Newell diz mal do hardware da PS3... PONTO!

De luxxx a 26.10.2007 às 14:31

Ou seja, Wright refere o que para ele significa next-gen, não dizendo mal de qualquer consola.

Basicamente, diz que a 360 e a PS3 não apresentam nada que revolucione a maneira como interagimos com os jogos.

Newell... bem... esse fez um ataque quase pessoal à PlayStation3.

De Shiryu sem PC a 26.10.2007 às 16:30

O que eu estava a comparar é a facilidade com quem há pessoal que descarta o que dizem estes senhores, apenas porque eles dizem coisas que não querem ouvir, não o conteúdo da mensagem.

Para além do mais, é mais do que público que embora respeite o sr Newell pelo que ele fez pelo STEAM, não vou à bola com o gajo...

De Megalodon a 26.10.2007 às 16:57

Shiryu desculpa lá, mas não te parece que as opiniões do senhor Newell a respeito da Ps3 ou qualquer outra consola devem ser vistas com algum cuidado. Lá porque ele é competente naquilo que faz, não quer dizer que deixe de puxar a brasa à sua sardinha. Não quer dizer que as suas declarações não resultem numa lógica de conflito de interesses. Há outros “senhores” que não se queixam, e por acaso trabalham com consolas e para third parties. Eu não descarto tudo o que ele diz a respeito da Ps3, descarto apenas 99,9% do que ele diz sobre a Ps3.
Vá lá “Shiryu sem PC” estamos a falar do senhor “Newell do PC”.

De luxxx a 26.10.2007 às 14:32

E por falar em Elite, Braben foi outro que já afirmou que até ao momento não passou nenhum jogo realmente next-gen pela 360 e PS3.

De Ganbly a 26.10.2007 às 14:37

sim a nintendo tem o merito pela joypad.... mas nem so de jogabilidade vive um jogo...entao, a evolucao do hardware nao conta? entao pk e que o spore vai tirar partido do hardware topo de gama dos PC?? se nao fosse necessario... ele que ponha o mesmo spore de PC numa wii que eu quero ver.... Ou queriam ficar presos a era de hardware ps2 ou gamecube... o hardware grafico e proc tem de evoluir... numa ps2 podia ser inserido um wiimote, como podia ter um um joystick, joypad, arcade... podia ter mill e um tipos de input que iriam reflectir na forma como jogamos um jogo... mas se ela nao evoluixe a nivel grafico ou na complexidade do jogo, seria com ficar preso numa era..., as pessoas andam mt cegas... o PC e' um exemplo fenomenal nisto... ja foi feito para PC centenas de inputs, joypad apos joypad...mas as pessoas continuam a dar preferencia ao rato e teclado?... porque? uma boa pergunta?... e preciso criar desafios aos criadores de jogos quer a nivel de jogabilidade (wiimote ou eyetoy) mas ainda mais importante a complexidade do jogo, ao detalhe, pensar como poderiam fazer aquilo para transmitir tal imagem ao jogador...e ao mesmo tempo aprender novas tecnicas graficas que seram uteis para a criacao de futuros jogos.... o motor do unreal 3, que ja foi e vai ser usado em dezenas de jogos... e' um bom exemplo disso.... as coisas tem de evoliur..... uma x360 e ps3 pode ate ter um joypad totalmente igual ao wiimote, basta so a empresa pensar um bocado, ...e ate pode fazer jogos tipo wiisports, especificos apra esse hardware... nao e assim tao dificel... e aposto que a MS fara isso, sera a surpresa do prox ano... vamos la ver... Como ja referi, o EyeToy foi outro input que sem mudar de hardware foi facilmente adicionado, mudando a forma como jogamos... wiimote e' algo do genero... nada mais....

De Ganbly a 26.10.2007 às 14:48

uns erros de caligrafia :p...aix, isto de escrever rapidinho.

Entao o eyetoy de que geracao e'??? existe geracao para essa pequena grača? :)) se o wiimote e jogos como wiisports sao de nova geracao e os de x360 e ps3 da antiga geracao... e entao os jogos que sairam para o eye toy? sao de nova? ou da geracao passada?...ja nao sei em que fico... (aqui uma prova) a wii nao mudou em muito, o que apenas fez foi o mesmo que a sony fez para a ps2, um "eyetoy" e jogos especificos para o "eyetoy",do genero, o tal "wiisport" ...so' as pessoas a que nao querem ver isso...

De Ganbly a 26.10.2007 às 15:00

Se fosse para dar merito a alguem eu daria a ibm e a nvdia e a ati... por elaborarem hardware tao avancado para uma consola... coisa que leva anos de trabalho e pesquisa... coisa que faz evoluir os tempos... dou merito ao cell da ps3 como ao core da x360... dou merito aos quad core e as graficas de ultima geracao.. dou merito a criatividade usada nesses perifericos... e na tentativa de mudar a forma como vemos, dou tb merito aos criadores do wiimote e tambem grande merito aos criadores do eyetoy como tambem aos criadores do live.... Todos estes detalhes sao imporates, ...FUTURO!.... :)

De Shiryu sem PC a 26.10.2007 às 16:33

"Ou queriam ficar presos a era de hardware ps2 ou gamecube..."

A minha resposta é sim. a Gamecube tinha muito mais para dar, felizmente, vive espiritualmente na Wii. De facto, eu seria feliz com as 16bit apenas. Mas eu tenho a idade que tenho e vocês, geração PSX, têm a vossa, não espero compreensão da vossa parte por esta minha escolha.

De Ganbly a 26.10.2007 às 18:27

sou da era do spectrum, embora bem pequeno..ja tinha um commodore 64 e montes de jogos...ainda os tenho! o meu primo tinha o spectrum,lol :)
E ja passei pela era do 16bit ... sim, sao bons tempos de relembrar e alguns dos jogos ainda bons de serem jogados,... mas nao posso ficar preso a essa ideia, se a evolucao nao fosse rapida, ainda estariamos presos a era 8 bits ou 16bits e ja bem saturados... e com isso a complexidade do jogo tambem evol... :) Se a X360 receber um comando com sensores, ja passa a next gen=?

De André a 26.10.2007 às 23:14

Se a 360 viesse do inicio com um comando como o da wii, sim era capaz de ser uma next gen.

E não tou a falar de meter sensores num comando normal. O comando da wii tem tudo, e nao tem sensores, tem giróscopios. que são melhores.

De Andre a 26.10.2007 às 23:12

Tas a gozar não? comparar o eye toy com o wii sports...

De Megalodon a 26.10.2007 às 14:56

Esperem lá, seguindo o raciocínio do senhor Will Wright a anterior geração de consolas não existiu. Se uma consola para ser next-gen tem de ter controlos diferentes (a única variante da Wii)… epá, esperem lá, a geração da Ps1, etc, também não existiu já que eram usados controlos em tudo semelhantes à geração anterior. É verdade que foi por essas alturas que aconteceram notáveis melhorias, nomeadamente nos visuais, com os 3Ds etc, mas isso não interessa nada (ainda seguindo a lógica do senhor Wright).
Se ler esta frase (a Wii é a única consola next-gen) agora tem piada, experimentem faze-lo daqui a um ano, vão ver que terão dificuldades em parar de rir.

De herolink a 26.10.2007 às 16:59

agora fiquei sem saber qual é a tua logica!?"Esperem lá, seguindo o raciocínio do senhor Will Wright a anterior geração de consolas não existiu.Se uma consola para ser next-gen tem de ter controlos diferentes (a única variante da Wii)… epá, esperem lá, a geração da Ps1, etc, também não existiu já que eram usados controlos em tudo semelhantes à geração anterior."´nessa altura eram nomeadas por next-gen.tambem não estou muito de acordo com ele mas percebo o q ele diz.eu nem ligo a esse termo next gen e nem comento se a x ou y consola devia ou não ser nomeada next gen.uma coisa é certa de momento elas são as as consolas mais recentes e a wii é a unica q joga de maneira diferente e acho bem porque se calhar ficaria a perder se mante-se na mesma luta.

De Megalodon a 26.10.2007 às 20:06

Não é fácil acompanhar a lógica do senhor Wright caro herolink. Eu diria que é muito complicado mesmo. Ainda há quem chame crazy a Ken Kutaragi. Eu não me consigo rir do episódio que meteu 4D e Ken Kutaragi ao barulho, mas esta de hoje é de pôr um indivíduo muito bem disposto. Está no meu álbum de recordações, para mais tarde recordar.

De Shiryu a 27.10.2007 às 14:21

" Eu não me consigo rir do episódio que meteu 4D e Ken Kutaragi ao barulho"

Não faz mal, Megalodon, eu ri-me q.b. pelos dois.

De André a 26.10.2007 às 23:16

Houve realmente uma melhoria, TENDO EM CONTA A TECNOLOGIA DA ALTURA, em relação ás PS1 e PS2.

Tu sabes as diferenças.

De Diablos WipeOut a 27.10.2007 às 14:07

Bem o tempo agora já não é muito para vir cá, mas lá venho eu de vez enquando!

Isto de nomear consolas de next-gen ou não foi uma tentativa apenas de passar para as massas que o que interessa é apenas gráficos!! Cuidado, tudo interessa... fico por chamar geração (e tiro o next) a cada ronda de consolas que sai!

E Megalodon... cuidado, houve mudanças na geração PSX/Saturn/N64 em termos de jogabilidade... ou estás esquecido do analógico introduzido (e por quem havia de ser, claro) nos joypads de todas as consolas... Assim a única que não trouxe nada de novo ao campo da jogabilidade (e estou a falar algo que fosse de série) foi mesmo a geração anterior... agora não chamar a isso geração acho que é demais!

O problema está no uso do tal prefixo "next" como que isso fosse algo de mt especial... quem o introduziu queria se distanciar logo à partida de uma concorrente só porque ela não tinha gráficos... agora vêm as reacções de quem reparou em tamanha ousadia e subestimação!

De Megalodon a 27.10.2007 às 18:16

“E Megalodon... cuidado, houve mudanças na geração PSX/Saturn/N64 em termos de jogabilidade... ou estás esquecido do analógico introduzido (e por quem havia de ser, claro) nos joypads de todas as consolas...”
Estás enganado, por exemplo, o controlo original da psx não tinha analógico, foi introduzido mais tarde. Dizer que a psx só passou a ter o estatuto de next-gen quando foi introduzido o controlo com analógico faz tanto sentido como as declarações e justificações deste senhor.

De Diablos WipeOut a 28.10.2007 às 16:29

Não não estou enganado!!! Tu é que só vês PSX à tua frente!!! A N64 vinha com ele de raiz!!! ou já te esqueceste disso??? e não é da mesma geração de consolas??? ou só conta a psx??

De Diablos WipeOut a 28.10.2007 às 16:32

além de que se tivesses lido o que eu disse verias que para mim não há cá next nem meio next. uma geração de consolas é feita pelas consolas que saem nesse no mesmo espaço temporal!!! daí a espoca das 8-bit, 16-bit, 32/64, 128-bit... agora esta que já nem ligam a essa nomenclatura.... mas uma coisa é certa, todas pertence a esta geração de consolas!!! n há uma que seja next-gen e outra n!!!

De Megalodon a 28.10.2007 às 22:56

Ok, vamos ver se a gente se entende.

Lógica de Will Wright: só é next-gen se apresentar diferenças na jogabilidade, relativamente à geração anterior.

A tua frase: “houve mudanças na geração PSX/Saturn/N64 em termos de jogabilidade”

É nesta linha de raciocínio que eu te disse: “Estás enganado, por exemplo, o controlo original da psx não tinha analógico”. Ou seja, não houve mudanças nessa geração, houve sim numa das consolas dessa geração (N64), que acabou por influenciar o que viria a ser o Dualshock.
Não sei se percebes o que te estou a tentar dizer, mas também não é importante, já que no geral estamos de acordo.

“Tu é que só vês PSX à tua frente!!!” Este comentário é que já era dispensável, é impressão minha ou há alguma crispação no ar?? Enfim… pensei que me conhecesses melhor. Lá porque tenho as minhas preferências não quer dizer que ignore as outras, e que não tenha interesse em conhece-las, por dentro e por fora. Levá-las a todas para casa, e assumir um compromisso com todas elas é que já é mais difícil. A propósito, estávamos a falar de quê?!?! Ahh!!!! Consolas!!!!
AI AI!!

De Diablos WipeOut a 30.10.2007 às 20:39

Lol!!! Sorry, n era essa a intenção!!! ;)
Já n deves ver a resposta mas enfim, fica o pedido!!! ;)

De Will Wright a 26.10.2007 às 16:09

Esqueci de mencionar anteriormente. - Faço amor com a wii!!! (deve dar um bom utensilio o wii remote)

que grande wii fan(boi) (boi,porque deve usar palas e só vê wii)!!

sinceramente

De Shir sem PC a 26.10.2007 às 16:35

Xôr Will Wright:

Deixe-me apertar-lhe a mão por ter feito um dos meus jogos favoritos de todos os tempos: Sim City.

E um tabefe por ter roubado todas as nossas namoradas ao ter feito o "Sims".

De Ganbly a 26.10.2007 às 18:47

e' bem estranho.., segue o meu raciocinio: se dizes que uns dos teus jogos fav. e' o the sims e o sim city... e se sao simuladores.....Logo! um simulador e' quase sinonimo de realismo..., sem poder grafico e de proc, nao seria possivel criar realismo, sem realismo o jogo fica muito mais simples, basico, irreal,... por vezes incompleto ou incapaz de passar para o jogo a imagem mental do criador... logo, processaor e grafico ajuda ao criador a dar mais detalhe a sua obra...coisa que da' mais trabalho, mais que fica mais "completo" pois, e' a ideia perfeita vinda da cabeca ou do papel para o jogo, e' a ferramente principal que ajuda a dar pe's e cabeca ao jogo, da' I.A. evoluida, cenarios dynamicos, texturas quase reais, estados de tempo dynamicos e mais perfeitos, efeitos mais deslumbrantes,...e' o realismo de um jogo ou o que ajuda a criar ainda mais potencial imaginativo a obra, criando uma fantasia totalmente bela... e' alargar a imaginacao e' nao ter "nenhuma" limitacao de hardware... e' fazer o jogo como tem de ser feito e nao como podera' ser feito! Depois vem, como podera' ser jogado? ai'... pensar que um comando com tal caracteristica dava jeito (coisa que a Microsoft ja tinha pensado a 10 anos com o sidewinder)...mas bem melhor seria interagir com o mundo virtual sentindo a forca no nosso corpo... ou entao transmintindo cheiros, ou usando apenas as nossas maos, transformando a ponta de cada dedo n1 botao... ou fazendo o dedo indicador de arma!... Sou fan de jogos nao de consolas... e gosto que eles evoluam graficamente como na sua complexidade... e sim, tambem na forma de serem jogados :) por isso viva a todas as consolas existentes no mercado, so espero que com esta febre de wii, que as grandes empresas com Sony e MS, nao percam a boa fe' em apostar em hardware de ponta!...os jogos sao uma boa forma motivadora para as grandes empresas trabalharem em mais e melhores tipos de hardware...que futuramente ira' ajudar em pesquisas medicas e outras coisas do genero :)

De el Shir sem PC a 27.10.2007 às 00:38

The Sims = Não posso com eles, abomino, longe longe! Eu não gosto dos Sims!

Sim City = Adoro, a melhor versão é da Nintendo, adaptada para a Super Nintendo.

De Ganbly a 26.10.2007 às 18:56

Se a Xbox 360 ou a PS3 receber um wiimote, ja fica next gen? em que ficamos? e se elas receberem outra coisa ainda melhor, ficam como? next-next-gen? next- next- next- gen? next- next- next- next- next- next- next- gen? ...

Boing...

De JungleMan a 26.10.2007 às 19:48

A 360 e a ps3 não vão receber um wiimote, tal como a wii não vai receber um grande aumento das capacidades gráficas, pois caso o façam, em qualquer das situações, estariam a excluir todos os que compraram as 1ªs versoes das consolas, não lhes permitindo desfrutar das consolas em que foram os early adopters.
É essa a diferença entra as consolas e os computadores; nas consolas a filosofia adoptada no inicio de vida é para ser levada ate ao fim, com algumas variantes (ex:eye toy,buzz, dance dance revolution mario,) enquanto nos pcs estas mudanças podem estar sempre a ocorrer.
E a meu ver, a única coisa que Will Wright diz é que a única visão, de entre as 3 consolas existentes, que mais lhe agrada e que parece ser mais "next-gen" é a da wii.

De Jungleman a 26.10.2007 às 20:03

tens o caso da propria nintento que pouco tempo depois do lançamento da DS lançou a DS Lite...

De JungleMan a 26.10.2007 às 20:33

Bem, tive de criar uma conta para não usarem o meu nick noutros posts... Fico contente por saber que existem pessoas muito (pouco) correctas que frequentam este blog...
Quanto à DS/DSlite, o que te posso dizer, JungleMan fanfarrão, é que não soubeste perceber o meu verdadeiro post (o 1º) e quanto a isso não posso fazer nada...

De André a 26.10.2007 às 23:23

Sim. Se a Microsoft fizesse uma 360 um wiimote, era capaz de ficar lado a lado com a wii.

Mas tas a falar de um wiimote- não de um comando com sensores rascas.

De Ricardo a 26.10.2007 às 20:13

Nenhuma das consolas revoluciona. Não é esse o seu dever. Elas só devem abrir caminho a jogos que o façam. A Wii não passa de uma consola com pouca potência e um comando engraçadinho. A X360 e a PS3 não passam de consolas mais pontentes que as suas antecessoras.

Os serviços e os jogos é que vão ser ou não next-gen.

Abraço
Rikardo

De André a 26.10.2007 às 23:23

Concordo contigo..

De zé a 26.10.2007 às 20:34

A originalidade está nos criadores, o wiimote é, não diria revolucionário, diria antes original, se é ou não revolucionário só o futuro o dirá, por agora ainda é cedo, mas estava a dizer, que o comando é original mas se não for aproveitado com jogos também eles originais ou pelo menos com uma jogabilidade bem adaptada ao comando, não vale de muito!

a ps3 e 360 usam o sistema antigo e sim, também acho que são um upgrade da geração passada, não senti a diferença que senti da passagem da era 32/64 bits para a 128 bits, dos gráficos pixelizados para gráficos detalhados, nem é preciso falar da diferença da passagem da era 16 bits para a era 32/64 bits, os gráficos next gen parecem-me só versões ainda mais detalhadas da geração 128 bits, no entanto se souberem fazer jogos originais para elas, que mais do que os poderes gráficos, aproveitem os poderes de processamento, então aí os jogos podem ser tão originais como os da wii, mesmo sem um wiimote!

originalidade é muito mais do que gráficos ou comandos, o que têm de ser mesmo original é o jogo em si, não esqueçam que consolas, comandos e afins são só suportes e meios, o verdadeiro fim e aquilo que nos interessa e nos motiva é o jogo de vídeo!

De zé a 26.10.2007 às 20:38

Enquanto escrevia o meu comentário o Rikardo comentou algo que se parece muito com o que quis dizer, foi mais rápido na ideia e a escrever, lol, mas foi mesmo só coincidência

Comentar post


Pág. 1/3



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


calendário

Outubro 2007

D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031

Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2013
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2012
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2011
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2010
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2009
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2008
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2007
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2006
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D

Links

Mais Jogos no SAPO