Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

GameOver: Blog oficial

O blog oficial do GameOver. Participa!



Segunda-feira, 11.12.06

Wii: O que é nacional é bom?

A Wii chegou a Portugal. Teve honras de lojas abertas à meia-noite, filas de espera e até de uma festa no Oceanário. Será que é desta que a Nintendo vinga no nosso país?

 

Pela primeira vez em Portugal, uma consola da Big-N teve direito a um lançamento digno desse nome. Filas, festas, reportagens nos vários canais de televisão, famosos com o Wiimote nas mãos e a palavra “esgotada” a ser proferida em tudo quanto é loja e lojinha.

 

Mas queixas não têm faltado. Rayman nem vê-lo, Red Steel em falta, Wii Play é mentira, falta de Wiimotes extra, comando clássicos em pouca quantidade, etc, etc, etc.

 

E de quem será a culpa? Da Concentra? Das distribuidoras externas que não conseguiram colocar determinados jogos nas lojas? Da Nintendo Europa que se esqueceu do nosso país? Ou será que se trata do problema habitual no que toca ao lançamento de consolas nesta terrinha à beira-mar plantada? Eu aponto mais para esta última hipótese.


Quem não se lembra das poucas PS2 - e pouca variedade de jogos - distribuídas no dia de lançamento da consola? Quem não se lembra de títulos do line-up de estreia da PSP que levaram várias semanas para chegarem às lojas, tendo o mesmo acontecido com diversas obras de estreia da Xbox? Por muito que nos custe, seremos sempre brindados de forma proporcional ao resto da Europa, ou seja, convém não esquecer que não passamos de 10 milhões de habitantes...



A realidade é que, mais problema menos problema, pela primeira vez senti o “alma Nintendo” a dar sinal de si em Portugal. Efeito dos ecos que vêm lá de fora? Uma campanha promocional que acertou em cheio no alvo? O passa palavra? A sede por experiências de jogo diferentes? Um preço mais barato? Talvez um pouco de tudo isto.

 

E a pergunta impõe-se: será que é desta que a Big-N entra em força por terras lusas? Sinceramente, espero bem que sim. Sinceramente, acho que sim.


Já agora,  enquanto consumidores, qual a vossa opinião sobre a chegada  da Wii ao nosso país: sim, não ou quem dera?

Autoria e outros dados (tags, etc)

por luxxx às 17:42


17 comentários

De Tiago Araújo a 11.12.2006 às 19:05

Não tenho razão de queixa. Consegui uma Wii nas calmas, SEM RESERVA, no dia 7 às 5 horas da tarde. Foi numa loja de Vila Real. Apesar de o dono da pequena loja de videojogos ter referido que a procura é muita e que não ia conseguir tomar conta do recado (=ter consolas para todos) estava lá uma porque toda a gente pensava que ele só começariam a vender no dia 8. Efectivamente era só para vender no dia 8, mas como chegaram-lhe as Wii's mais cedo, ele pôs logo a a vender.

Só uma coisa: Nessa loja, de jogos, havia o Zelda, o WiiPlay (estes dois foram os que eu comprei), o Rayman, o Red Steel, o Trauma Center e o Tom Hanks Downhill. Além de haverem wiimotes e nunchucks à venda!

De Nuno a 11.12.2006 às 19:24

Pois tiveste sorte tiago.

Eu tive na fila da toys do colombo apanhei uma wii, o zelda e era só o q havia. wiimotes extras eram poucos e só disponibilizaram o zelda.
Enfim

De Spirit a 11.12.2006 às 21:01

Já o referi na outra entrada do blog. VErgonhoso. Só um produto poderosíssimo como a wii consegue fazer este furor apesar de um tão mau lançamento.
Sejamos realistas, 5 mil consolas. Não me parece que seja assim tão difícil traduzir o manual dos jogos (que são super-básicos), imprimi-los, e gravar 5000 dvd's, tendo em conta que os mesmos estão prontos pelo menos há 3 semanas. A pouca sorte é que wii play, comandos extra e alguns jogos estão esgotados nas lojas online também.
Se virem os 4 P's do marketing, a única coisa que vale pela wii, é o que foi definido pela nintendo.

Price - 250 euros parecia-me exagerado, mas depois de jogar de facto aos jogos, vale bem o dinheiro :) podia era trazer o segundo comando, porque wii (we) é plural, e a pica que dava era muito superior. Agora temos que andar a penar para conseguir o segundo (e terceiro e quarto comandos)

Product - excelente, inovador, revolucionário. Falta de qualidade gráfica? Quando virmos o Disaster day of crisis acho que até nos vão cair os olhos. O zelda está lindo, o rayman também, o supermonkey ball também está com gráficos muito bons.

Placement e promotion - Muito, muito fracos. À excepção de alguma tentativa de seduzir a imprensa, pouco foi feito pela Concentra. As revistas o que obtiveram foi da net e do estrangeiro. Mesmo assim colocavam-na sempre como ligeiramente atrás da ps3, enqt acho mesmo que vai ser uma batalha semelhante à psp vs ds, em que a "menor capacitada tecnicamente", em termos de polígonos diga-se, vai ganhar. Um anúncio televisivo tipo os que a nintendo revelou na e3, com as pessoas a jogar e sem sequer imagens dos jogos chegava para despertar o interesse das pessoas. Depois a colocação de quiosques antecipadamente, para as pessoas jogarem (porque só jogando se percebe o que é a wii) e a colocação de consolas em número interessante com melhor oferta de jogos, era mais do que necessário. A Sony colocou colaboradores em várias lojas para ajudar as pessoas a escolherem jogos para os filhos - muito bem feito. Espero que para o ano esteja também pessoal da Nintendo a fazer o mesmo, porque para o ano sim, vamos ver quem ganha. Em portugal, ninguém tira a ps2/ps3 do trono. O reconhecimento de marca é muito forte. Houve um puto que me viu a jogar wii, primo de um amigo meu, e disse para a mãe (que estava toda entusiasmada para lhe comprar uma, porque assim podia jogar com exercício) que a ps2 tinha uma coisa parecida, o eyetoy e que preferia isso. E para destruir esta ligação a uma marca é preciso tempo e muita consistência na qualidade de oferta. Depois venha o mouth to mouth, experimentar a wii em casa de amigos, e ver o sucesso que ela faz, e as pessoas começam a comprar.
É preciso colocar gente ajogar wii nas lojas. Colocar a wii onde seja vista (e não num canto da loja como acontece com os produtos nintendo). Oferecer os melhores jogos quando eles saem.
E como não vejo grandes capacidades técnicas da concentra, grande capacidade de seguir um caminho arrojado, acho que não dão andamento ao grande produto que têm em mãos. QUerem é ganhar muito com o mínimo de risco, porque aqui os jogos serão sempre mais caros que no estrangeiro, porque 5 a 15 euros, no mínimo vão spe para os bolsos deles.

Abraço e divirtam-se com a wii (ou com outra, mas divirtam-se)

De Lima a 11.12.2006 às 21:13

axo k a eu deveria ter sido mais divulgada pq IMPORTANTE: QUNADO FOI EXPRIMENTAR A WII MONTES DE PUTOS PERGUNTARAM-ME SE ERA A PLAYSTATION 3 >:( IXTO SÓ QUER DISSER UMA COISA POUCA DIVULGAÇAM deveria haver anuncios na tv, nas ruas, etc. apesar dixo vendeu-se muitas wii's o que é extremamente positivo comparado com o desastre da game cube. hasta

De Homie a 11.12.2006 às 21:35

Eu arranjei a minha Wii no dia 9/12 e ainda havia mais... A Concentra tentou "seduzir" as pessoas pondo Wii's em vários locais, tentando não recorrendo à televisão. Acho que fizeram mal, pois como já disseram, há muita gente que pensa que esta nova consola vem da Sony.
Quanto a quantidades, chegaram sem sombra de dúvida poucas ao mercado português, mas deve haver para todos até ao Natal.
A jogos, encontrei quase todos os jogos de lançamento excluindo o Super Monkey Ball, Trauma Center e Excite Truck. De resto, está tudo bem.

De Spirit a 11.12.2006 às 23:39

Podias era dizer onde...

De Tiago Araújo a 11.12.2006 às 21:45

Isso é verdade (a parte comparativa com a Gamecube)

A Gamecube vendeu em Portugal 8 mil consolas (uma miséria) A wii já vendeu 4 mil no dia de lançamento e irá vender outras tantas até ao final do ano (fontes: JN, que por sua vez receberam informaçoes da Concentra), ou seja 10 mil consolas em 3 semanas!!!!

Se vissem a "excitação" da gestora da Concentra, Ana Gonçalves, num vídeo que eu vi! (vá,pronto, ela não estava excitada...estava radiante) Podera, se conseguem ultrapassar com a Wii as vendas totais do "antigo" produto(GameCube) em apenas 3 semanas!!

E pela 1ª vez ouvi uma frase que eu admiro na Concentra: "Estamos empenhados em tentar repor os stocks da Wii ao máximo que conseguirmos"
Pelos vistos neste Natal a prioridade da Concentra neste Natal é mesmo a Nintendo, e não as "barbies" e "action mans" que a Concentra distribui. (E não nos podemos esquecer da DS para ajudar na festa (dos lucros da Concentra)!

De Shadow a 11.12.2006 às 22:55

Bem eu comprei logo no dia 8 eu e um amigo meu, mas em Faro onde comprei so havia 4
Mas consegui a Wii e o Zelda k era o k queria.
E o Zelda ta lindo mesmo n podendo jogar muito( ainda so 10 horas de jogo lol) pk k tenho 4 Testes esta semana

De Shiryu a 12.12.2006 às 01:49

Como não sou senhor dos factos todos, não posso acusar ninguém. Não faço ideia de quem foi a culpa da nossa falta de material, sabendo que o mesmo aconteceu um pouco por toda a Europa.

E isto é para mim, fabuloso!

Não me atirem já com pilhas gastas de Wiimotes em cima. É bom porque significa que de facto, a Nintendo conseguio capturar a imaginação de um mundo há muito estagnado em ideias imbecies que "fashion é SONY e MICROSOFT", "NINTENDO é pra putos" entre outros preconceitos estúpidos que eu aturei ao longo dos anos. Mesmo sem quase metade do que queria comprar, continuo a ser o puto mais feliz de 28 anos do mundo, graças a um pedaço de quase arte branca com suaves luzes azuis que pisca de vez em quando ao lado da minha TV.

E só Deus sabe como eu queria trabalhar no ramo, em vez de ir acabar nalgum emprego chato relacionado com Informática...

Desejo a todos os que não conseguiram a máquina dia 8 boa sorte e saibam que vai haver mais remessas, possivelmente ainda esta sexta-feira, estando garantidas pelo menos, mais máquinas antes do Natal. E como indica o 1º post, é mais fácil arranjar as máquinas longe das grandes cidades de LX e Porto.

De Hugoben a 12.12.2006 às 23:01

Quanto ás pilhas gastas, viva as pilhas recarregáveis! Na Fnac disseram-me que irão receber mais uma remessa nesta Sexta-feira por isso quem não tem e quer uma...boa sorte!

De Shiryu a 12.12.2006 às 01:53

PS: O que é nacional é BOM! SEMPRE!

De luxxx a 12.12.2006 às 03:17

Será de mim ou existe por esses lados um estado de felicidade extrema?

De Shiryu a 12.12.2006 às 14:50

É a melhor consola que já tive, desde a Super Nintendo!

Pior, um título que foi desenhado para a GameCube é melhor que todos os outros jogos de lançamento juntos... e quem sabe, o melhor jogo de sempre?

Pior ainda, sexta feira dia 16 sai o Gunstar Heroes para Megadrive na Virtual Console...

http://www.youtube.com/watch?v=5Go2PoF6uxs


Pior dos piorios: sexta 29 saem os dois primeiros jogos da Konami para Super Nintendo VC: Super Probotector e... Super Castlevania IV

Para os miúdos que não sabem o que é "O" Castlevania, fiz este filme para vcs:

http://youtube.com/watch?v=Rxkq402gYEo

...como é possível não estar feliz?!

De luxxx a 12.12.2006 às 15:35

O GunStar Heroes é uma das paixões da minha vida de jogador. Na verdade, faria parte da lista de jogos que levaria comigo para uma ilha deserta! Nunca mais a Treasure fez um igual a esse!!!! Um dos shooters mais originais e criativos da história!

Quanto ao Castlevania IV... como adorei esse jogo. Foi um dos primeiros títulos que recebi para a SNES. E que grande banda sonora...

De Shiryu a 12.12.2006 às 17:23

Mas levar oGunstar Heroes para uma ilha deserta era tolo, visto apenas podermos ficar a olhar para o cartucho até morrermos de fome... ide, ide ler a minha resposta á pergutna no outro post.

De luxxx a 12.12.2006 às 17:33

Mas teria de ser uma ilha deserta muito especial... estilo a do Lost, onde não falta energia!

De rui soares a 30.12.2006 às 00:14

a wii a mim desiludiu-me e muito sobretudo nos jogod que sairam e nos que foram anunciados para o ano de 2007.

Comentar post



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


calendário

Dezembro 2006

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31

Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2013
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2012
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2011
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2010
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2009
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2008
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2007
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2006
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D

Links

Mais Jogos no SAPO